quinta-feira, 7 de março de 2013

O Desejo de Deus
Por Irmão Acyr
"...não posso entender que o desejo de Deus seja que simplesmente  todo e qualquer homem seja salvo, e sim aqueles que do meio de todas as classes, tribos e nações, Ele escolhe, chama e capacita a levantarem mãos santas em todo lugar".  


“O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade” (IIIJoão 1:1-3). Acerca da pergunta que você me fez sobre o desejo de Deus quanto à salvação, se Ele deseja ou não salvar todos os homens, baseado nos escritos do Apóstolo Paulo a Timóteo, onde ele afirma:


ITimóteo2:3a8 – “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.

Parece que a palavra grega para expressar “desejo de Deus” utilizada neste texto, não é a mesma Palavra usada para expressar a Vontade Soberana de Deus para a salvação, segundo o comentário do John MacArthur. Não tenho dúvidas que a bondade de Deus, Seu coração terno e misericordioso, deseje salvar a todos, mas sabemos que Ele não salvará!!! Sua justiça perfeita e Santa, não agirá assim, porque além do Amor, Ele também possui, na mesma medida, o atributo da Santidade.  A grande pergunta é, então, quem Ele irá salvar e, de quem essas pessoas serão salvas?
Começo pela segunda pergunta; em Apoc.6:16, vemos que a salvação está ligada à ira do Cordeiro, ou seja, os que forem salvos, serão salvos da Ira Santa de Deus e, serão, portanto, salvos de Deus e, por Deus. Outros terão o maior de todos os terrores, ou seja, cairão “nas mãos do Deus Vivo” (Hb.10:31). Resumindo, alguns serão salvos de Deus para Deus, outros não... e terão de enfrentar a justa ira do Senhor sobre toda a impiedade que herdaram do primeiro homem, Adão. Não obtiveram o favor imerecido (graça) a fim de serem libertos. A grande questão, ainda, parece-me que é esclarecer a razão: por que alguns foram libertos e outros não?

Uns diriam que foi por boas obras, outros diriam que foi porque perceberam ser mais sensato andar com Deus e então, escolheram Deus em sábio uso da livre vontade; finalmente, outros diriam que foi por uma escolha livre e soberana de Deus desde a eternidade. E Deus, depois de escolher e definir escreveu seus nomes no livro da vida, que foi escrito antes da fundação do mundo. (Apoc.17:8).

Uma dificuldade que ainda permanece neste texto, é o argumento arminiano que afirma que Deus "deseja"... que Ele queria muito, muito mesmo, salvar todos os homens de Sua própria Ira Vindoura, mas como Ele respeita a vontade soberana do homem no que tange à salvação, Ele deseja salvar, mas não pode salvar; talvez até se sinta um pouco frustrado vendo Seu filho morrer por todos de forma genérica e só podendo alcançar aqueles que “quiserem” ser alcançados. A ideia é, então que, o Senhor morreu por todos, mas, ao mesmo tempo, não morreu por ninguém especificamente, sua morte é aberta, genérica, ela dá um passo na direção de salvar, mas é insuficiente porque também necessita da colaboração e aprovação do homem, este completará a obra salvífica quando aceitá-la em sua vida. Assim, o sacrifício é por todos e, ao mesmo tempo, é por ninguém; será por todos, se todos aceitarem, e será por ninguém, se todos rejeitarem, ou será por alguns, se estes aprovarem.

Confesso que tenho muita dificuldade com essa ideia, pois ela me parece muito distante do Deus que encontro na Bíblia. Quando olho para toda a perfeição e os detalhes da criação, tudo tão específico, tão bem planejado, todas as profecias se cumprindo com centenas de anos sem nada se perder, não posso imaginar como poderia o sacrifício do Senhor Jesus ser algo aberto, inespecífico e indefinido. Que de alguma forma só se torne eficiente a partir da soberana decisão do homem; confesso que essa ideia fere terrivelmente minha consciência.

Pensando ainda na frase das Escrituras que diz: “O desejo de Deus é que todos se salvem”. A primeira impressão que ela me causa, é a ideia de um conflito com o restante das Escrituras, pois em toda a Bíblia, a ideia nunca é genérica, mas sempre específica, como aquela oração sacerdotal que o Senhor Jesus proferiu de forma tão didática para nós: “Não rogo por todos, mas por aqueles que Tu me destes, porque são Teus” (João17:9). No momento em que o Senhor proferiu esta oração, nem os apóstolos eram convertidos, pois o Senhor Jesus diz a Pedro, provavelmente nesse mesmo dia: “...quando te converteres, fortalece teus irmãos...”(Lc.22:32). Pedro não era convertido, mas o Senhor o chama de Seu. O Senhor Jesus ora pelos discípulos e dizendo que o Pai os havia dado a Ele, Jesus afirma que Pedro pertencia a Deus ANTES de sua conversão e antes de negá-Lo por três vezes. Se Pedro não era predestinado, como poderia pertencer aos eleitos de Deus antes da conversão?

Assim, aprendendo sobre um teólogo puritano, gostei muito de uma frase dele que dizia assim: Sempre que você tiver uma frase da Escritura conflitante com frases apócrifas ou seculares, faça como Moisés, vá e mate o egípcio; mas se as frases aparentemente conflitantes forem, ambas pertencentes à Escritura, faça tudo para reconciliá-las, pois são irmãs!

Então, o que seria esse “todos salvos?” Como reconciliá-lo com o todo da Escritura? Mateus 3:5-6 diz : “Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”. Tem-se a impressão, de que aqui, a frase toda Judéia e toda Jerusalém, está afirmando que todos os habitantes de Jerusalém iam ter com João e eram batizados por ele. Se esta é a ideia, então teremos um grande conflito com o texto de Mateus 21:25 que afirma que os fariseus e saduceus não compareciam ao batismo de João apesar de também morarem em Jerusalém. Como então reconciliar estes textos aparentemente conflitantes? A única forma que me parece possível, é compreender que a palavra todos aqui, não é um todos genérico, mas sim todos aqueles eleitos por Deus e guiados pelo Espírito, estes iam ter com João, não todos inespecificamente, como poderia parecer a princípio. Sendo assim, ficam de fora os fariseus, acerca dos quais a profecia já afirmava e determinava que rejeitariam a mensagem do evangelho (Mateus13:14) e a Escritura não pode mentir (Tito1:2).

Se observarmos o contexto de ITimóteo, veremos que Paulo diz para que se façam orações, deprecações e súplicas pelos homens que estão no poder, portanto, o CONTEXTO do capítulo fala a respeito de um grupo específico de pessoas e não de todos os seres humanos e, o tema da oração, não é exatamente para que eles se convertam, mas sim para que os irmãos tenham uma vida sossegada longe das perseguições tão comuns naquela época em que muitos eram aprisionados e mortos por causa do evangelho. Desta forma, a leitura correta deste texto, respeitando o contexto e o todo das Escritura é:
I Timóteo 2:1-4
1 - ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
2 - Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Não importa qual seja seu cargo, seu prestígio, ou sua classe social; Ele pode ser um rei, pode estar em eminência, pode ser uma pessoa da alta sociedade e Deus não vai excluí-lo por isso, Deus tem Seus escolhidos em TODAS as classes, orem por eles, preguem para eles e veja se Deus lhes concede arrependimento.

Este fato se confirma, pois se olharmos o restante do capítulo, observamos que o Apóstolo dirá que Jesus Cristo se deu por preço de redenção por todos... e quem são esses todos? Parece-me que esse todos, se refere ao grupo descrito no versículo 8: “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. Não se trata de todos os homens genericamente, mas sim de um grupo específico de Eleitos que se tornaram cristãos e que teriam as prerrogativas necessárias para cumprir estas exigências. No versículo nove, o Apóstolo fala das mulheres que fazem profissão de servir a Deus, portanto mulheres crentes. Não se trata de recomendações abertas a todos, são específicas e, por isso, não posso entender que o desejo de Deus seja que simplesmente todo e qualquer homem seja salvo e sim aqueles que do meio de todas as classes, tribos e nações, Ele escolhe, chama e capacita a levantarem mãos santas em todo lugar.


Todo o capítulo 2 de  primeira Timóteo possui um contexto que deve ser lido em conjunto com o todo da Escritura e com o todo do capítulo, caso contrário entrará em terrível conflito. Façamos como Moisés, vamos reconciliá-los, pois são irmãos!

3
0 Comentários