quinta-feira, 28 de março de 2013

Não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? 

Irmão Acyr
  
"Não há nenhuma planta ou flor aqui embaixo 
Que não torne conhecida sua glória; 
Nuvens levantam-se, e tempestades sopram 
Mediante ordens provindas de seu trono". 
"Deus é lei para si mesmo e… não tem nenhuma obrigação 
de prestar contas de suas atitudes a quem 
quer que seja".

Mateus 20:15 - Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
Mateus 18:3 - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Romanos 9:21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Cara senhora, acerca de sua afirmação sobre a injustiça presente em um Deus que predestina todas as coisas para fins determinados e que, até mesmo a salvação dos homens, estaria inclusa neste eterno decreto, eu gostaria de dar meu parecer. A fé é um dom de Deus e, sendo Dele, a fé salvívica será outorgada apenas aos que Ele assim o determinar; nisto não há injustiça, porém, não creio que nossa mente tenha capacidade de julgar os motivos do nosso Soberano Senhor.

Por isso, queria deixar aqui alguns pensamentos que tenho acerca dessa tão maravilhosa doutrina Bíblica da Eleição Incondicional. Primeiramente, queria discorrer acerca de sua ideia relativa a uma suposta preguiça gerada no homem que nada precisou fazer para ser salvo, mas apenas recebeu gratuitamente uma salvação que ele nem sequer desejava. Sendo predestinado, ele poderia, então, cruzar os braços e esperar que tudo “caísse do céu” sobre ele, sem nenhuma responsabilidade. Acerca disso respondo:

“Laborais em grande erro; não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus? Não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?” EU SOU o Deus sempre presente, não há passado, não há futuro diante Dele, tudo é presente, Ele já contou Seus filhos e fez tudo o que concerne a nossa salvação. Agora que somos salvos, temos uma imensa responsabilidade, Ele nos ordena ser Santos, sermos semelhantes a Ele, Ele nos ordena entregar nossa carne à morte de Cruz e morrermos para nós mesmos, de tal forma que a salvação nada nos custa, mas a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, essa sim, nos custará TUDO.

Sem dúvida Ele nos predestina para a salvação, mas Ele não nos isenta da responsabilidade, assim como não isentou “o filho da perdição” quando disse: “Melhor lhe fora nunca ter nascido.” A escritura nos ensina que : “Conforme conselho, determinação e presciência de Deus” (Atos2:23), o Senhor Jesus foi entregue e morto. Ainda assim, aquele que o entregou, mesmo em obediência ao decreto de Deus, não fica isento da culpa pelo que fez! Deus predeterminou que ele fizesse, ainda assim, ele tem culpa pelo que fez!
            
Creio que o Senhor é como aquele pai que desejava dar uma bicicleta da série azul ao seu filho, pois tinha conhecimento que a série vermelha tinha defeitos de fábrica. Como a série azul era limitada e estava no fim do estoque, ele resolveu comprar uma, esconder no depósito da casa para esperar a data de aniversário de seu filho. Conversando com o menino, ele descobre que o rapazinho desejava, ansiosamente, uma bicicleta vermelha; porém a azul já estava no depósito e o menino não conseguia discernir sobre aquilo que é bom, estava irremediavelmente inclinado a uma má escolha.
            
Aquele pai começa então, nos meses que antecediam ao aniversário do filho, usar, diariamente, pequenas estratégias acerca das bicicletas azuis. Um dia ele diz: “Veja como as estatísticas mostram o quão mais duráveis são as azuis!” Em outro dia ele diz: “As pessoas estão dizendo que o azul é a cor da moda para os rapazes.” Veja o jornal desta manhã: “O ciclista da bicicleta azul ganhou o primeiro prêmio.”
            
Alguns dias depois o pai diz aquele filho: “Meu filho, seu aniversário está chegando, o que você gostaria de ganhar?” O filho responde: “Eu quero o melhor de todos os presentes: Quero uma bicicleta da série azul.” Descobre-se finalmente, o que pretendia o Senhor Jesus dizer quando afirmou: “se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Alguns desejam argumentar que se o menino for rebelde o suficiente, ele resistirá aos argumentos do pai e escolherá a série vermelha. Certamente, se pensarmos em um pai humano, ele poderá falhar, e sempre que tentamos humanizar a Deus comparando-O a um homem, nós criamos um ídolo; O Deus da Bíblia, porém, é um Deus infalível, Ele chama quem quer, endurece quem quer, convence quem quer e, na sua onipotência, Ele ainda permite ao filho dizer: “Eu escolhi a bicicleta, por coincidência, papai já tinha ela guardada no depósito.”

Mateus 18:3 - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
            
Que Deus muito os abençoe!
            
Irmão Acyr

3
0 Comentários