quinta-feira, 7 de março de 2013


Apóstolo Pedro, um discípulo segundo o Mestre!

"...ele ainda não compreendia os Caminhos elevados do Senhor, ele possuía uma carnal compreensão, ele estava com os olhos fixos no MUNDO".


Mc.10:25a31- É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (até mesmo a salvação de um rico!). E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo quer ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai,ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos(bens materiais), por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com PERSEGUIÇOES; e no século futuro a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros (porque no Reino de Deus todos os valores são inversos aos valores do mundo, os que recebem honra na terra,lá, receberão humilhação).

Gostaria de falar um pouco das experiências do Apóstolo Pedro e de sua vida com Jesus, vou utilizar alguns pensamentos que me vêem a mente e que imagino sejam inferências permitidas pelo texto Bíblico, ainda que não estejam contidas literalmente nele!
Vemos, nestes versículos, o Senhor fazendo uma maravilhosa e estimulante promessa a Pedro; o Senhor estava dizendo que ele receberia cem vezes mais do que aquilo de que abriu mão. Que promessa fantástica, e quero aqui realçar que já ouvi muitas mensagens acerca desse texto, não são poucos os profetas que dizem ao povo de Deus: “Dê tudo o que você tem hoje no altar do Senhor porque você vai receber cem vezes mais...”
Fico profundamente triste quando ouço esse tipo de heresia e distorção do texto Bíblico e por isso desejo, nestas linhas, esclarecer a interpretação desta passagem e espero poder ajudar os irmãos que ainda possuem dúvidas acerca dela.
Primeiramente, temos que entender qual a essência da mensagem do Senhor. Pedro disse: “Senhor, nós deixamos tudo”. A isso o Senhor responde: Vocês fizeram bem em deixar tudo, mas não pense que isso coloca Deus em dívida com vocês, porque aqui mesmo, no mundo vocês já receberão recompensas terrenas e o mais importante de tudo, também receberão a Vida Eterna no século futuro pela soberana Graça de Deus e não por seus méritos. Por isso, mantenha sempre a reverência e o temor.
Bom, resta-nos então compreender o que são essas recompensas terrenas prometidas aos discípulos, e a Pedro. Talvez, Pedro tenha pensado assim: “Bom, eu deixei uma casa, vou receber cem casas, deixei um barco de pesca, vou receber cem barcos, então, quando eu for o primeiro Papa e tiver recebido isso tudo, vou ter uma vila de casas no centro de Jerusalém, será a Vila de São Pedro, depois vou montar uma imobiliária, uma frota de barcos de pesca, talvez possa chamá-la de: Pesque com São Pedro!”
Imagine quantos pensamentos devem ter passado na mente de Pedro, talvez ele tenha dito em seu coração: “O melhor de Deus está por vir, vou comer o melhor deste mundo”. É bem possível que, alimentando esse sentimento em seu coração, Pedro tenha participado, acirradamente, daquela discussão com os outros discípulos em que disputavam entre si para ver quem seria o maior (Mc.9:34).
Mantendo esta mesma idéia de grandezas e vitórias terrenas, Pedro, quando Jesus lhes ensinava que convinha que o Cristo sofresse e padecesse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, volta-se para Jesus e diz: De modo algum Senhor, isso não te sucederá (Mt.16:22). Mas Jesus o repreende e diz: Para trás de mim Satanás, porque você não cogita (compreende) as coisas de Deus, mas somente a dos homens. Jesus estava ensinando a Pedro que os pensamentos dele ainda eram carnais, ele tinha uma ótica mundana e terrena, ele ainda não compreendia os Caminhos elevados do Senhor, ele possuía uma carnal compreensão, ele estava com os olhos fixos no mundo.
Ainda demoraria alguns anos para que Pedro compreendesse a forças destas Palavras do Mestre. O Senhor o advertiu, severamente, por causa dessa sua mente carnal e, também, por causa de seu amor pela glória dos homens: Diante dos homens me negarás três vezes antes que cante o galo (Lc.22:34).
Quando tudo aconteceu, conforme advertiu o Senhor; Pedro, em agonia, descobre que era um homem fraco, pecador, que havia negado, diante dos homens, o Rei da Glória, ele se prostra, profundamente, amargamente, terrivelmente e desesperadamente ARREPENDIDO (Lc.22:62). Ele pela primeira vez, confronta sua natureza manchada e dominada pelo pecado. Tendo, assim, iniciado a sua experiência de conversão, ele descobre que após três anos e meio seguindo o Mestre, jamais havia se convertido verdadeiramente, mas agora, diante desta profunda crise, ele não tem mais força, não tem mais desculpas, não tem mais amor próprio, sem auto-estima, sem auto-piedade, apenas diante de si o fato de ser um traidor. Agora podia compreender o aviso do Mestre: E tu, quando te converteres, confirma (fortalece) teus irmãos (Lc.22:32).
Após esta experiência, ele estava pronto; logo que ressuscitou, o Senhor manda, através do anjo, um recado: Mas ide, dizei a Seus discípulos, e a Pedro, que Ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali O vereis como Ele vos disse (Mc16:7). Jesus deixa claro que iria restaurar a Pedro e dar a Ele a nova vida, mostra que a experiência de arrependimento e conversão havia feito o seu trabalho.
Pedro havia fugido em desespero ante a Cruz, havia se arrependido, se convertido e sido aceito pelo Senhor, mas ainda havia algo a ser requerido dele. O Senhor diz a Pedro: Na verdade, na verdade te digo, quando eras mais moço, te cingias (vestia) a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas quando já fores velho, estenderás as tuas mãos (serás amarrado), e outro te cingirá (com uniforme de presidiário), e te levará para onde tu não queiras (Cruz). E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me (não pelo que vai receber no mundo, mas pela esperança da eternidade) (João21:18e19).
Após esta profecia, Pedro já sabia qual seria sua recompensa terrena por seguir o Mestre, sabia que ser discípulo significava IMITAR o Mestre, sabia que seria crucificado. Quando estudamos a história da Igreja, descobrimos que terrível morte Pedro teve, sendo crucificado de cabeça para baixo. Dizem alguns historiadores que quando soube que seria preso, Pedro se preparava para fugir da cidade, mas antes que pudesse ir, O Senhor lhe apareceu em visão e disse-lhe: “Pedro, vim para te buscar”! Após esta visão, Pedro entregou-se para ser preso e ser conduzido, finalmente, ao fim da sua vida terrena e ser introduzido naquele local “em que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram, nem subiu ao coração do homem o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (ICor.2:9).
É possível que durante sua prisão, enquanto esperava o momento de “carregar a Cruz” na qual seria martirizado, ele tivesse conversado com seu fiel discípulo, o escritor do Evangelho Segundo Marcos e, nesta conversa, talvez o jovem São Marcos tivesse perguntado: São Pedro, Jesus não disse que você receberia cem vezes mais em casas, campos, mães, pais, irmãos? E agora que você esta velho, terminará seus dias sem nenhum bem material e, ainda, preso nesta cela tão horrível e humilhante?
E aqui, quero conjecturar qual deveria ter sido a resposta de Pedro: “Ah.... Marcos! Você precisa deixar a mente carnal e possuir a Mente de Cristo. Lembre-se de quando aquele paralítico me pediu uma moeda de prata e eu disse a ele: “Prata e ouro não tenho (Atos 3:6), jamais tive muito dinheiro ou bens materiais, porque a promessa de receber cem vezes mais nada tem a ver com isso, não era nada disso que Jesus estava dizendo!”
Talvez, então, Marcos tenha indagado:
-“Não entendo, de que se trata então”?
Talvez naquela prisão fria, úmida, mal cheirosa, sem banheiro e sem nenhuma higiene, com seu corpo ensanguentado pelos açoites e flagelos, o velho apóstolo tenha glorificado a Deus e respondido:
- “É tão simples Marcos, como você não pode ver? Não disse o Senhor, receberás cem vezes mais em casas, campos, pais, mães, irmãos...?”
- “Sim , foi o que Ele disse”!
- “Então, lembre-se por quantas cidades eu estive pregando o evangelho, quantas vilas, quanto povoados, quantas vezes eu tive pais, irmãos, irmãs, mães, casas, campos em todos esses lugares. Eu sempre fui recebido e acolhido pelos irmãos em todos os lugares onde preguei o evangelho, Deus sempre me recompensou com cem vezes mais do que aquilo que eu deixei quando decidi seguí-Lo. Ele não disse que eu seria rico, pois isso bem poderia me servir de laço (ITm.6:9), mas que sempre teria o necessário para a subsistência, como Ele próprio deixou o exemplo em Seu ministério terreno” (Lc.9:58). Através dos irmãos, nas muitas cidades e aldeias em que estive pregando, eu sempre recebi cem vezes mais!
Assim, Marcos, o fiel discípulo de Pedro, pôde relatar em seu evangelho essa passagem tão bela acerca das maravilhosas recompensas que Jesus promete aos que deixam tudo por amor a Ele e, somente a Ele. Que isso fique sempre gravado em nossos corações e mentes, e que jamais venhamos a pensar em servir ao Senhor visando coisas matérias neste mundo, pois não só seria uma distorção do texto, como também uma grave ofensa ao nosso Senhor que tem nos preparado uma habitação celestial e deseja que nossos corações e tesouros estejam Nela!
Que Deus muito os abençoe!
Irmão Acyr

3
0 Comentários