sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Gênesis Capítulo 30
"...Deus usa, agora, o elemento da disputa ao qual Jacó antes se deleitara em utilizar, para afligi-lo e ensiná-lo como é estar do outro lado da arena".

Gn.30:1a13  - “VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro”.

Aqui vemos o triste resultado que a astúcia de Labão trouxe à vida de suas filhas que passaram a disputar entre si a primazia sobre o marido e sobre o casamento. Dá-se início a uma família com grandes chances para a concorrência e ao fracasso já que os filhos eram gerados como troféus para as mães que disputavam seu lugar na casta familiar. Ainda que na soberania de Deus todas as coisas concorram para o bem daqueles que O amam, esta deve ter sido uma dura prova para Jacó que exclamou: “Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?” Assim se desenvolvia a família do patriarca no mesmo e exato “espírito” que ele mesmo havia plantado na casa de seu pai quando disputou com seu irmão acerca da primogenitura. Deus usa, agora, o elemento da disputa ao qual Jacó antes se deleitara em utilizar, para afligi-lo e ensiná-lo como é estar do outro lado da arena. Ele começara a compreender os sentimentos que causara em seu pai Isaque através do seu triste confronto com Esaú. Agora ele seria o pai a ver seus filhos em disputas e enganos engenhosos. Estes são o cinzel e o martelo de Deus trabalhando sobre a rocha bruta a fim de fazer uma bela escultura no caráter de seu filho.

Gênesis 30:14,15 – “E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho. E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho”. Parece que Deus possuía grande compaixão da esposa rejeitada, vemos que Raquel era formosa e Lia possuía apenas olhos tenros (Gn.29:17). Parece que era grandemente desleal esta disputa, Jacó escolhia, sem dúvida a Raquel, mas parece que Deus escolheu a Lia para ser mãe de Judá, o ancestral de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt.1:3). É sempre preciso lembrar que Deus não vê como o homem vê (ISm.16:7). Temos forte tendência de gostar mais de Raquel como a heroína injustiçada, mas aos olhos de Deus, ela guardava idolatria em seu coração e não foi escolhida para ser ancestral do Senhor Jesus (Gn.31:34).

Gênesis 30:25a36 – 28 “E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei . 29- Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo”. Aqui vemos mais um acordo comercial entre Jacó e Labão, acordo em que os dois enganadores se esforçarão ao máximo para ver qual é mais esperto e sovina. Quanto a Labão, é certo que dele, nada mais poderíamos esperar que não esta exata atitude, mas Jacó, o homem que havia visto a escada de Deus, os céus abertos com os anjos subindo e descendo...... é triste que tenha resolvido medir-se com Labão debaixo das mesmas regras de conduta, mostrando que seu caráter ainda precisava de muitos cuidados por parte do nosso Deus.

A Simpatia de Jacó

Gênesis 30:37,38 – “Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, e pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber”. Confesso que este sempre me pareceu um texto muito difícil de ser compreendido, pois apresenta algo muito semelhante aos rituais utilizados pelas falsas religiões que se utilizam de artifícios como mandingas e todo tipo de amuletos e sortilégios para alcançarem alguma graça. O leitor desatento terá, sem dúvida, essa primeira impressão, mas quando observamos mais afundo o ensino aqui contido, perceberemos que não foi a mandinga ou o misticismo de Jacó que causaram as listras nas ovelhas, mas a Palavra Daquele que disse: “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado” (Gn.28:15). Ainda que Jacó não se utilizasse de nenhum desses estratagemas, o Deus que arranca as rodas dos carros egípcios para atrasá-los (Ex.14:25) teria interferido e dado a ele o maior número de gado, ele não precisava desses recursos da carne, o fato de ter agido assim, apenas demonstrou o pequeno conhecimento que ainda tinha do Deus que lhe aparecera em Betel.

OBS:. Para acompanhar o Estudo do Livro de Gênesis a partir do capítulo1 >CLIQUE AQUI<

3
0 Comentários

Nenhum comentário: