quinta-feira, 2 de maio de 2013

Qual a Adoração Aceita por Deus?

Por Irmão Acyr

"As coisas de Deus são todas planejadas, têm método e origem, nunca poderá ser de qualquer jeito ou do seu jeito carnal e humano, não há 'um novo jeito de adorar', há apenas o velho jeito, o jeito de Deus!"


Salmos 22:25 – O meu louvor será de ti no meio da congregação; Este versículo sempre chamou minha atenção quando pensava acerca da adoração aceita por Deus. Gostaria de meditar com os irmãos acerca da origem da verdadeira adoração!

Neste Salmo, parece-nos que o Rei Davi estava dizendo que o louvor a Deus tinha origem no próprio Deus. Não sei se você algum dia teve a preocupação de meditar sobre isso, talvez, com muita sinceridade e boa intenção, assim como Caim, algum dia você já deu o melhor da terra, ou o melhor da música, ou o melhor dos instrumentos para Deus, sem se perguntar se Deus aceitaria!! Qual seria o princípio da adoração a Deus, da adoração EM DEUS? Como adorar a Deus do jeito de Deus? Qual a adoração que tem origem em Deus?

Você algum dia já pensou que Deus aceita apenas a adoração determinada por Ele mesmo?
Bom, talvez, você pergunte: E o que isso significa? Neste caso, eu começarei comparando e mostrando a adoração que não tem origem em Deus e, portanto, não é determinada por Ele. Eu darei alguns exemplos desse tipo de adoração que Deus ignora! Vejamos:

A adoração de Caim: Esta é a primeira das falsas adorações. Caim era lavrador da terra(Gênesis4:2,3), e ofereceu o fruto da terra, resultado do seu grande trabalho e labor em lavrar e cultivar aquela terra sem ter ferramentas agrícolas, deve ter sido, realmente, um grande esforço. Deus ignorou o sacrifício dele, e como era de se esperar, ele ficou muitíssimo revoltado; afinal, quem não ficaria, após tanto trabalho para nada?

Queridos irmãos, eu já ouvi tantas heresias horripilantes acerca do possível motivo desta rejeição à oferta de Caim. Uma das últimas foi: “É porque ele trouxe a oferta com atraso, não era o dia certo, já que a Bíblia diz que ele trouxe a oferta ao cabo de dias”. Isto é um absurdo, cabo de dias, quer dizer, justamente, no dia exato do prazo dado! Uma outra barbaridade que já ouvi foi: “Ele trouxe uma moita de mato bravo e não o melhor da terra!” Queridos, essa afirmação, não só é ridícula, como é ofensiva a Deus, pois está dizendo algo que não consta nas Escrituras! A Bíblia não diz que ele trouxe uma oferta ruim, ou que não fosse dos melhores frutos da terra e, se a Bíblia não diz, eu não posso acrescentar nada na Palavra de Deus, ou serei digno de maldição e morte.

Então, por que Deus rejeitou essa adoração? Aqui, irmãos, precisamos entender que a adoração vem de Deus e volta para Deus; ela deve ser fruto de um relacionamento com Deus. Um homem não regenerado, não convertido, não lavado no sangue do cordeiro, não pode adorar a Deus.

Quando Adão, pai de Caim, pecou, ele tentou adorar a Deus cobrindo seu pecado (sua nudez) com a justiça humana, ou seja, vestindo-se com folhas de figueira (símbolo da justiça humana na tipologia bíblica), fruto da terra que ele cultivava (Gênesis 3:7). Deus rejeitou aquela oferta! Deus, então, matou o primeiro animal, fez a primeira expiação através do sangue e deu vestes ao homem (cobriu o pecado); Vestiu-o com a pele do animal morto (Gênesis 3:21). O homem estava vestido de morte, agora ele podia relacionar-se com Deus para obter vida; Este é o princípio do Novo Nascimento.

Assim Caim foi instruído que, sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hebreus 9:22). Este é um princípio da adoração, Caim conhecia e não podia quebrar ou ignorar este princípio, mas talvez ele tenha pensado: “Deus gosta do que eu gosto, então, se eu gosto de frutas e verduras, é isso que vou oferecer a Ele". Assim foi criado a primeira Lei da adoração falsaOferecer a Deus aquilo que eu acho que é bom, aquilo que a minha “carne” se emociona e aprova! Em outras palavras, aquilo que o povo gosta, e que poderá ser consumido e comercializado.

Uma outra falsa adoração é aquela dos samaritanos, vejamos: Deus havia estabelecido um princípio de adoração no período da monarquia em Israel: Que os Teus olhos estejam abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o Teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar NESTE LUGAR (IICronicas 6:20). Deus havia estabelecido um LUGAR para a adoração, portanto, toda a adoração fora daquele lugar (Jerusalém), era falsa!

Porém, havia um povo, que por razões políticas e sociais, tinha dificuldades para ir a Jerusalém, então disseram: “Vamos adorar a Deus aqui mesmo, neste monte, vamos fazer do NOSSO JEITO, Deus nem vai incomodar-se muito com isso, Ele já tem outros problemas para se preocupar!” Nosso Senhor Jesus Cristo, conversando com a mulher samaritana, corrige essa errônea teologia, vejamos: João 4:20 a 25 – Disse a mulher: Nossos pais adoraram neste monte (em Samaria), e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher (isso é verdade, até agora, o lugar da adoração é Jerusalém, mas....), crê-me que a hora vem (após a cruz e a criação da igreja), em que nem neste monte nem em Jerusalém (mas no planeta todo) adorareis o Pai.

Mas o que mais me chama a atenção nesta conversa do Senhor com aquela mulher é o versículo 22 quando o Senhor diz: Vós adorais o que não sabeis; (vocês não conhecem a Deus, vocês não usam o método dEle, o modus operandis dEle, essa adoração de vocês não serve para nada). Aquela mulher deve ter tomado um grande susto quando o Senhor disse isso, mas Ele continua e diz: Nós (Judeus) adoramos o que sabemos (seguimos o método exposto na Palavra de Deus) porque a salvação vem dos judeus (as coisas de Deus são todas planejadas, têm método e origem, nunca poderá ser de qualquer jeito ou do seu jeito carnal e humano).

O Senhor Jesus finaliza a explicação àquela atordoada mulher, dizendo: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito (não na carne, com ritmos sensuais e frenéticos) e em verdade (na Palavra, não no achismo); porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito (não carne), e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (centrados na palavra e não hipnotizados pelo ritmo sensual e dançante).

Sei que isso pode chocar os crentes modernos, mas quero dizer que nossa carne JAMAIS poderá adorar a Deus. Sei que apresentações e louvores da carne têm invadido os palcos de nossos templos evangélicos, nestes dias de grande apostasia, mas esta é a hora de voltarmos para a verdadeira adoração!

João 4:25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que o messias (que se chama o Cristo) vem; quando Ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o Sou (o Grande Eu Sou), Eu que falo contigo.

Queridos irmãos, assim nasce a adoração que Deus aceita, nasce no bendito verbo Encarnado de Deus, nasce em Deus, através de Sua Palavra! Atentemos, com urgência, ao falar do Senhor: não há “um novo jeito de adorar”Há apenas o velho jeito, o jeito de Deus, aquele jeito em que a nossa carne se cala e fica no mais absoluto silêncio, no qual o nosso espírito fala com Deus, através do caminho e da essência da Palavra, na adoração embasada e firmada na Bíblia.

Queridos, nossa oração, não é uma barganha com Deus a fim de convencê-lo a fazer a nossa vontade e, sim, como ensinou o Mestre: Seja feita a TUA vontade. Isso é oração, isso é adoração. Toda oração ou canção que adora a Deus, precisa ter esse princípio!

Para concluir, irmãos, aquele que quiser adorar a Deus, renuncie a si mesmo, destrua a influência da carne, faça expiação dos pecados no SANGUE do cordeiro, esteja em santidade e em novidade de vida e, então, sua adoração será aceita, como foi a de Abel.


Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários