quinta-feira, 25 de abril de 2013

São poucos os que se salvam?

por Irmão Acyr


"Nós barateamos o evangelho quando o retratamos apenas como algo que nos liberta da tristeza, do medo, da culpa e de outras necessidades pessoais, ao invés de apresentá-lo como uma força que nos liberta da ira vindoura".


Lucas13:23- E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam?
Queridos irmãos, lendo o capítulo 13 de Lucas, eu me deparei com esta intrigante pergunta feita por um homem, em meio a uma multidão que estava ouvindo os ensinamentos do Senhor Jesus. Que resposta você acha que Jesus deu a esta pergunta? Que resposta você daria? Talvez você já tenha ouvido, muitas vezes, nas igrejas evangélicas aqueles apelos com fundo musical carregados de emocionalismo, em que o pregador após uma longa prédica acerca do amor e da bondade de Cristo, passa a discorrer uma longa lista de mazelas e sofrimentos comuns a todos os ouvintes, sondando se você também não se enquadraria entre os sofredores e, então, pergunta: Quem tem este ou aquele problema? Mãos ao alto (por não ser um assalto, levante apenas uma das mãos). Seu casamento, suas finanças, seus relacionamentos, sua empresa está de mal a pior? Aceite Jesus e ele resolverá tudo, e também, de quebra, te salvará do inferno!
Baseados em sermões como este, com finais tão felizes e empolgantes, com tantos benefícios neste mundo, seria muito previsível a resposta dada pelo Senhor àquela pergunta feita pelo homem na multidão: São poucos os que se salvam? Afinal, com uma proposta como esta, quem recusaria?
Infelizmente, para a nossa surpresa, a resposta que o Senhor Jesus deu àquele homem, não foi esta. Veja a resposta do Senhor:
Lucas13:24 a 26 – Porfiai (Lutai, faça muito esforço) para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão, quando o Pai de família (Deus) se levantar e fechar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos (somos crentes); e, respondendo Ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: (mas como não nos conhece?) Temos comido e bebido na tua presença (tomado a ceia), e tu tens ensinado nas nossas ruas (templos cristãos). Ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Gostaria irmãos, de esclarecer esta palavra iniquidade, pois não se trata de um pecado comum e visível, esta palavra no original é o termo anomos, que quer dizer: cair ao lado, estar bem perto, ter a convicção de estar no caminho mas estar fora dele!!
Neste texto, o Senhor Jesus está falando das muitas pessoas que estão tomando a ceia e frequentando a igreja sem jamais terem conhecido, verdadeiramente, o Senhor! Estarem perto de acertar, mas sempre errando. Talvez, por terem contato com um evangelho tão distorcido e distante da bíblia, ficam privados da verdade, como disse o Senhor Jesus aos pregadores e mestres da lei: Mas ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. (Mateus 23:13).
Iniquidade, é aquilo que parece ser o evangelho da Bíblia, mas não é! Pois fala meia verdade, não expressa a mensagem da cruz e não é fiel ao evangelho e ao caráter de Nosso Salvador Jesus Cristo. Toda mensagem, ou sermão, fora do padrão do Senhor, é uma mensagem que fecha as portas do reino para aqueles que poderiam entrar, mas que, no fim, ficarão de fora!
Eu não sei se você, algum dia, parou para pensar no motivo que levou aquele homem a perguntar a Jesus se eram muitos os que se salvariam... Por que ele perguntou isso? Você faria essa pergunta ao Senhor, se tivesse oportunidade? O que aquele homem tinha ouvido do Senhor Jesus para ter essa dúvida e ficar tão assustado? Acho que precisamos ver, o que O Senhor estava ensinando naquele momento, o que aquele homem ouviu do Senhor e que gerou tamanho anseio no coração dele. Vejamos então:
Lucas 13: 1a 3 - Estavam falando dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os seus próprios sacrifícios (chacina, matança horrível). E, respondendo Jesus disse-lhes: Cuidai vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus por terem sofrido tais coisas? (Ufa! Que bom que não somos galileus, não é?). Não, vos digo antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis (então, estamos no mesmo barco daqueles galileus que foram mortos tão cruelmente? Merecemos o mesmo destino? Somos iguais a eles perante Deus?) Ou aqueles 18 sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou? Sim, todos nós merecemos o mesmo destino cruel! A não ser que alcancemos arrependimento, não só do que fizemos, mas de tudo o que somos! Não quero enganá-los, dizendo que alcançaremos este nível de arrependimento facilmente, mas não tenho dúvida que este é o princípio do Novo Nascimento e, sem ele, ninguém entrará no Reino de Deus (João 3:3).
Lucas13:7 – Há 3 anos venho procurar fruto nesta figueira e não encontro.Corta-a!!
Irmãos, diante deste ensino, parece-me que a única reação do homem era perguntar: Mas se é desse jeito Senhor, serão muitos os que se salvam? Creio que agora já sabemos a resposta! Ela está escrita em Mateus 20:16 - Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Podemos, então, compreender a resposta do Senhor Jesus para aquele homem, e imagino que agora temos a oportunidade de pensar acerca do evangelho que temos ensinado em nossas sinagogas e templos evangélicos. Ele está de acordo com os ensinos de Jesus ou são meros pretextos de fazer prosélitos e gerar novos membros nominais na igreja?
Creio irmãos, que vale a pena meditar sobre isso, e começar a mudar as coisas, tomar um caminho de volta à Palavra e à Verdade Bíblica, a fim de que sejamos discípulos do Senhor Jesus! Discípulos que respondem ao chamado: “Quem quiser salvar sua vida neste mundo, pedê-la-á, mas quem perder sua vida neste mundo, por amor de mim, esse a achará” (Mateus 16:25). Este é o apelo do Senhor Jesus, este é o principio da cruz. Que não ousemos rejeitar ao Senhor e a Sua Palavra em troca de um evangelho adocicado, ajustado, bajulador e falso!


Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários