terça-feira, 28 de maio de 2013

Inimigo da Cruz... Eu? 

Por Irmão Acyr

"Há necessidade de nos darmos pela vida do mundo. Uma vida fácil, que a si mesmo não se negue, nunca será poderosa. Produzir frutos exige suportar cruzes. Não há dois cristos: um acomodado para os cristãos acomodados e um que luta e sofre para os cristãos superiores. Há um só Cristo". Hudson Taylor


Queridos irmãos, algo que muito me chamou atenção no capítulo 3 da Epístola paulina aos Filipenses, foi o que li no versículo 18 que diz: Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 

Confesso, irmãos, que muitas vezes já havia lido este versículo sem dar a ele muita importância, ou mesmo, dando a ele uma significação completamente diferente daquilo que ele realmente quer dizer. Por isso, gostaria de avaliar, com muito cuidado e critério, todo o contexto deste capítulo 3 de Filpenses, vejamos:

Começando com o ensino do Senhor Jesus, disse Ele em Mateus 9:24 – Dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia sua cruz e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida neste mundo, perdê-la-á; mas qualquer que por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Por que que aproveita ao homem granjear o mundo todo (enriquecer muitíssimo), perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?(perder a salvação)

Creio que deveríamos explicar o que significavam as Palavras do Senhor Jesus para as pessoas que O estavam ouvindo. O que significava, para eles, tomar a Cruz? Para qualquer judeu que tinha visto os romanos cercarem Jerusalém e crucificarem centenas de pessoas, tomar a cruz, fazia referência a um costume romano no qual todo condenado à morte de cruz, deveria, antes da crucificação, carregar a cruz até o local da execução, como uma forma de humilhação. Por isso, o Senhor Jesus carregou a cruz antes de ser dependurado nela. Portanto, TOMAR A CRUZ, significa caminhar para a morte neste mundo ou, para este mundo.

Talvez aqui seja oportuno lembrar as Palavras do apóstolo Paulo que diz no versículo 10 de Filipenses 3 – Para conhecê-lo e a virtude de sua ressurreição, e à COMUNICAÇÃO de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte. Faço uma pergunta: O que significa ser feito conforme a morte de Jesus, para poder participar da ressurreição dEle? O que significa para você a “comunicação das aflições de Cristo”? Será algum tipo de passeio na Disney?

ICoríntios1:17e 18 – Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras (argumentos humanos e carnais, essas técnicas de convencer e enganar as pessoas para que se tornem clientes da igreja empresa), para que a CRUZ de Cristo se não faça vã. Porque a Palavra da CRUZ, é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus. Uma outra pergunta é: O que é a Palavra da Cruz?

Eu já vi alguns pregadores bem intencionados dizendo: “Jesus mandou tomar a cruz, então esse é o fardo que nós crentes carregamos, porque tomar a cruz, significa “carregar o fardo”, suportar os irmãos e outras coisas assim.....”  Irmãos, isso é uma estupidez!!! Cruz nunca foi e nunca será fardo! Carregá-la nada tem a ver com fardo! Estamos falando de morte do EU, do EGO, renúncia completa dos valores deste mundo. Filipenses 1:29e30- Porque a vós, vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também, PADECER (sofrer) por Ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto.....

E por que Paulo diz que o crente deveria sofrer por Cristo? Creio que o próprio apóstolo responde no texto de IITessalonisensses 1:4 e 5 – De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; PROVA CLARA do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis.  Em outras palavras , Paulo está dizendo que pessoas são preparadas ou, tornadas dignas do Reino de Deus , através do sofrimento... e aqui, voltamos ao trabalhar da CRUZ em nós!

Então, você poderia dizer: Bom, se o sofrimento aprofunda a cruz em nós, tem muitos ímpios que sofrem, eles também estão sob o disciplinar e o morrer da cruz. Infelizmente, os ímpios estão apenas sofrendo as consequências do mundo caótico e corrompido pelo pecado, o sofrimento nada pode acrescer a eles, mas os crentes, os filhos de Deus, estes estão sob a amorosa disciplina do Pai (hebreus12:5).

Talvez você pergunte: E quanto aos inimigos da cruz? Bom, aqui voltamos aos pregadores cheios de boas intenções e vazios de conhecimento Bíblico; alguns dizem assim: “Está escrito em João 10:10 - O ladrão vem para roubar e matar, mas Jesus vem para dar vida abundante... abundância de bens, saúde, riquezas e coisas materiais...”  Queridos, isto é uma heresia, este texto não quer dizer nada disso, a palavra traduzida por vida, neste versículo, é ZOÉ, que quer dizer vida ESPIRITUAL, vida tratada no deserto. No grego, existem duas palavras para vida, uma é Zoé e outra é Bios e, esta sim, significa vida material... mas Cristo não veio para dar vida Bios (vida material), Ele veio dar vida Zoé (espiritual), nada tem a ver com bens e nem com matéria e nem com vida fácil nesta terra!!! No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (morrendo na cruz, se seguirmos o exemplo dEle, sem dúvida, também venceremos) João 16:32.

Para que você entenda, CRUZ é um local de morte do velho homem, do seu EU; Deus usará muitas ferramentas para isso, talvez e, provavelmente, Ele não usará uma Cruz literalmente como a do Senhor Jesus, mas Ele, certamente, usará ferramentas e instrumentos que destruam a carne enferma e suas mazelas manchadas pelo pecado!!

Uma outra dos inimigos da cruz é esta: Deuteronômio 30:9- E o Senhor te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais. Sabe irmãos, é muito interessante que os profetas da prosperidade voltem à lei do velho testamento para pregarem suas tagarelices da prosperidade e se esquecem do capítulo 28 desse mesmo livro de Deuteronômio, nos versículos 58 e 61, Deus diz que: a qualquer que não guardasse toda lei mosaica, Deus faria vir sobre essas pessoas toda as enfermidades e pragas escritas no livro da lei. Daí vem a pergunta: Que crente pode, hoje, guardar toda a Lei mosaica, se nem os judeus conseguiram???
           
Quero dar uma explicação básica acerca dessas diferenças entre o velho e o novo testamento: No velho testamento, a Canaã, ou terra prometida, encontrava-se aqui no planeta terra, portanto, a promessa de prosperidade para os judeus, era material e referia-se à vida na terra e no mundo, mas para a igreja, e para o novo testamento, a promessa refere-se a toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Efésios1:3). Neste mundo somos peregrinos (IPedro2:11), nossa casa ou Canaã não é aqui (Filipenses3:20- Nossa casa está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo).

É bem provável que todos queiram uma vida sem cruz, uma vida baseada no evangelho indolor, isso é bem razoável, já que nossa carne não deseja morrer e nosso velho homem vive tentando descer da cruz e fugir dela, mas infelizmente este é o único caminho que nos prepara para viver eternamente ao lado de Nosso Senhor que, em tudo foi nosso exemplo, e Ele diz em Mateus 5:4- Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Não tenho nenhuma intenção de fazer apologia ao sofrimento ou recriar a vida monástica da Idade Média, mas quero dizer que aqueles homens de Deus, que se dedicaram a uma vida solitária de oração, tinham grande compreensão acerca do Nosso Deus, e que precisamos aprender um pouco com eles!

Quero deixar claro que não é pecado ser rico, mas a Bíblia diz que é, no mínimo, um laço perigoso e precisamos ser vigilantes!!! Quanto à ambição e o desejar riquezas (ITimóteo 6:9- Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem homens na perdição e ruína). E se Deus, nos fizer ricos, então, devemos usar estes recursos materiais com sabedoria e oração- ITimóteo6:17 – Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, REPARTAM de boa mente, e sejam comunicáveis.
           
Este texto não é uma apologia ao sofrimento e à pobreza, mas quero deixar claro que nosso caminho para a vida eterna é um caminho de Cruz, de morte, de renúncia neste mundo, e qualquer pessoa que pregue outro evangelho, que não ensine estas verdades CONSTITUI-SE INIMIGO DA CRUZ DE CRISTO!!!

E toda terapia cristã com o objetivo de curar feridas e libertar crentes de velhos traumas, é porque desconhecem o poder da morte de cruz e da ressurreição em Cristo, iniciada no novo Nascimento. Estas terapias são nada menos que o vinho novo em odres velhos... vai rachar e entornar (Mateus9:17).

Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: