quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tu Me Amas? (João 21:16)

Por Irmão Acyr

"O que é certo ou errado para um cristão, depende do nível de vida que ele alcançou; o nível de vida é refletido por quantas coisas ele não pode fazer". Watchman Nee

Já se passaram 20 séculos desde que esta pergunta  (Tu me amas?) foi feita ao apóstolo Pedro, mas parece que ela é ainda mais perscrutadora, pertinente e útil para os nossos dias do que qualquer outra que se possa fazer a um cristão professo.
           
Creio que esta é uma passagem muito conhecida do evangelho, quando o Senhor repete, por três vezes, ao mais impetuoso dos apóstolos a reveladora pergunta: Simão, filho de João, tu me amas? (João21:15a17). Nesta notável ocasião, Jesus tinha a intenção de fazer com que seu discípulo errante se lembrasse de ter caído por três repetidas vezes. Desejava extrair de Pedro uma nova confissão de fé antes de restaurar publicamente sua comissão para apascentar a Igreja. E qual foi a pergunta que Ele fez a Pedro? “Crês tu?” “És convertido?” “Está pronto para confessar-Me?” “Queres tu obedecer-Me?” Ele não usou qualquer uma destas expressões. Ele simplesmente disse: “Tu me amas?” Ele queria, afinal, que compreendêssemos de que deve depender o cristianismo de um homem! Esta era uma pergunta simples e clara, uma questão muito simples, que pode ser compreendida por qualquer pobre homem comum e iletrado, mas que continha um assunto que poderia colocar o maior dos apóstolos à prova. Se um homem ama a Cristo de verdade, TUDO ESTÁ CORRETO; Se não ama, tudo está errado.
           
Pensando neste tema, fui surpreendido por alguns irmãos que me perguntaram: “É correto ao cristão ouvir e obter prazer através das músicas seculares?” “É correto ao cristão ingerir bebidas alcoólicas, já que Bíblia, ou os dez mandamentos não dizem que é pecado?”
“Diz o apóstolo Paulo que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam (ICor.10:23)”. “Procurai com ZELO os melhores dons (ICor.12:31)”. “E não vos embriagueis com o vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando (cantando,entoando,conversando,recitando) entre vós com Salmos, e Hinos, e cânticos ESPIRITUAIS; Cantando e salmodiando ao Senhor no vosso CORAÇÃO (Ef.5:16a19); “Remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef.5:16); Esta, então, deveria ser a conduta diária, comum, normal de um cristão verdadeiro. Estes deveriam ser os pensamentos que predominam na mente de um crente que ama seu Mestre e anseia pela volta dele à Sua Igreja. Infelizmente, há alguns que não se sentem satisfeitos com essa rotina cristã e dão início a novas ideias e formas de distrações e prazeres com as ferramentas do mundo, utilizadas para embalar e entreter as almas errantes.

A estes, diz o apóstolo dos gentios: “Mas vós não aprendestes (estar preso em um só corpo e mente no Senhor) assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nEle fostes ensinados, como está a Verdade em Jesus (nEle está contida a Verdade que precisamos); que vos
DESPOJEIS (arrancar,largar,deixar,abandonar) do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências (desejos) do engano; e vos RENOVEIS no espírito da vossa mente; e vos revistais do NOVO HOMEM que, segundo Deus é criado em verdadeira justiça e SANTIDADE (Ef.4:20a24).

Alguns irmãos ignorando e desobedecendo o conselho do Senhor para não “remover os marcos antigos (Prov.23:10), insistem em fazer uso de novos métodos de difundir a mensagem. Não mais exortando àqueles que desaprovam a cruz e a morte, e também não avisam acerca da verdade de que não renunciando a tudo quanto tem, também não podem ser discípulos de Jesus (Lucas14:33). Agora, ensinam que a conversão é apenas “uma renúncia parcial da velha vida”, assim, não ofendemos o pecado, não falamos de renúncia em níveis mais profundos, basta estar agregado a uma religião cristã, ser membro da Igreja visível e tudo estará resolvido. Desta forma, a Bíblia não é mais a expressão da Mente, das Palavras e do caráter de Cristo, ela é apenas um código de regra e, se ela não diz que encher minha mente e meu corpo com as poesias musicais dos filhos do mundo, dos habitantes da terra dos filisteus, da babilônia, do Egito, sentir prazer em meus sentidos com estas canções é ERRADO, se a ela não diz claramente que é pecado, então, “tá tudo bem”..., posso continuar fazendo.

Assim, se a Bíblia também não diz que assistir a filmes sensuais e pornográficos é pecado, e que ir com a esposa a um motel ou a uma casa noturna não é pecado, então.... “está tudo bem”! E desejo acrescentar aqui, com muita tristeza, que tenho ouvido mestres cristãos conhecidos em nosso meio declarar que ele se utiliza desses artifícios supracitados para reacender o fogo da paixão dentro do casamento e que muitos instrumentos e rudimentos do mundo são terapias medicinais para os cristãos, e até ensinam isso para suas “ovelhas”... e se a Bíblia não diz, em forma de “mandamentos de Lei”, que é proibido, então somos e estamos “livres para fazer e curtir”!  
          
Penso que, em tudo isso, não tenho argumentos, nem sei o que dizer a favor e em defesa do Meu Mestre e Senhor Jesus Cristo, apenas procuro lembrar do que disse o velho apóstolo em suas cartas de despedida, dias antes de ser oferecido por libação (morte sacrificial): “já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida esta próximo (IITim.4:6)”. “Mas tu, sê sóbrio, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista (insistindo na VERDADE), cumpre o teu ministério (ainda que te rejeitem) (IITim.4:5)”. “Porque virá (já chegou) o tempo em que não suportarão a sã doutrina (tradicional,santa,bíblica,histórica); mas, tendo comichão (coceira) nos ouvidos, amontoarão para si doutores (mestres) conforme suas próprias concupiscências (desejos,vontades,paixões); e desviarão os ouvidos da VERDADE, voltando às fábulas (aos mentirosos finais felizes) (IITim.4:3e4).

É Verdade que não tenho como argumentar com provas irrefutáveis contra essa moderna permissividade e tolerância cristã, para convencer um crente que deseja participar de todos esses prazeres “lícitos”, do quanto isso é mau aos olhos do Nosso Amado Senhor! Não posso forçar a renúncia em qualquer irmão que tem seus olhos fixos em tudo que o mundo tem para distrair e entreter o cristão cansado do maná celestial, cansado de ter apenas os irmãos da igreja em seus passeios, cansado de ter apenas a Eclésia (aqueles que são chamados para fora do mundo) em suas reuniões, e deseja ardentemente um pouco das diversões que ficaram no Egito, um pouco do estilo caldeu, do molho babilônico, da arte dos renascentistas ou da filosofia dos epicureus que diz: “Comamos e bebamos que amanhã morreremos”! Que direi a esse crente? Que argumentos usarei? Creio que só uma questão pode, verdadeiramente, remover o véu, e é esta pergunta feita pelo Amado de nossas almas: Tu me amas? Como é esse amor? Em que nível está esse amor? Sentimos saudades da presença dEle, das doces Palavras, dos afáveis conselhos, da inefável companhia dEle? De ler as sete cartas de Amor que deixou à Sua noiva no livro de apocalipse? Ansiamos e nos preparamos para a sua volta?
           
Gosto da frase de Watchman Nee que diz: “O que é certo ou errado para um cristão, depende do nível de vida que ele alcançou; o nível de vida é refletido por quantas coisas ele não pode fazer”.    
           
Creio que haverá um dia em que realmente seremos medidos. Gosto do que disse John Bunyan na boca do personagem Sr.Firme do livro O Peregrino quando, este, estava em pé diante do rio da morte. Ele disse:
“Este rio tem sido um terror para muitos; até o simples fato de pensar nele geralmente me deixa atemorizado. Mas, agora, sinto-me mais confortável; meus pés estão apoiados no mesmo lugar em que sacerdotes que carregavam a arca firmaram os seus pés, enquanto Israel atravessava o Jordão. Na verdade, estas águas são amargosas ao paladar e geladas para o estômago; apesar disso os pensamentos a respeito do lugar para onde vou e da escolta que me aguarda do outro lado repousam como uma brasa incandescente em meu coração. Agora me vejo no final de minha jornada; meus dias laboriosos terminaram. Verei aquela cabeça que foi coroada com espinhos e aquela face que foi cuspida por minha causa. Outrora vivi pela fé e pelo ouvir, mas, agora irei para onde viverei por vista e estarei com Ele, em cuja companhia me deleito. Tenho me deleitado em ouvir falar de meu Senhor e onde quer que tenha visto a Sua pegada na terra, desejei colocar o meu pé ali também. O Seu Nome tem sido para mim um frasco de almíscar, mais aromático de que todos os perfumes! A Sua Voz tem sido para mim a mais doce, e o seu semblante tenho desejado, muito mais do que a luz do Sol!”
           
Assim, finalizo este pequeno texto, dizendo a todos que defendem esse novo ensino, esse novo participar das atividades mundanas, justificando que, da mesma forma como vou a um mercado comprar alimentos ou a uma universidade para estudar, assim é perfeitamente normal que eu também participe das diversões, chocarrices e parvoíces (Ef.5:4) presentes no mundo, coisas singelas, amenas e “quase” sem maldade. Digo, a estes, que não posso convencê-los a mudar de opinião, a fim de que “não sejais seus companheiros (Ef.5:7)” neste proceder pois é verdade que na Bíblia não está escrito de forma explícita, que é proibido, portanto, um ministro do evangelho só pode orar e clamar Àquele que convence o homem do “pecado, do juízo e da justiça (João16:8)” que lhes dê entendimento e que lhes ensine que Deus é Justo o suficiente para fazer com que, “da maneira que um homem viveu, assim também ele virá a morrer “ e, como ordenou o Espírito Santo que fosse escrito em Apocalipse 22:10a12 : “E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo, SUJE-SE ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado AINDA. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”.

Minha pergunta a cada irmão e, também a mim mesmo é: Estamos entre aqueles que estão se SANTIFICANDO ou entre aquele que estão se SUJANDO? Qual será a recompensa que o Senhor está trazendo segundo nossas obras enquanto crentes?
           
E, finalmente, como diz o ditado popular: “Somos aquilo que comemos.” Todo alimento que ingerimos passa a fazer parte do nosso organismo, a partir do momento em que chega ao nosso sistema digestivo e é absorvido na forma de proteínas, vitaminas e gorduras. Parece que esta mesma verdade pode ser aplicada àquilo que ingerimos com nossos ouvidos e com nossos olhos, estas coisas, certamente, começarão a fazer parte da nossa essência, do nosso caráter, da nossa aparência. O que gostamos de ingerir ou comer com nossos ouvidos? Músicas, filmes e ritmos mundanos? Estas coisas nos dão prazer e alegrias? Estas coisas têm sido nosso alimento?

Disse o Senhor Jesus em João6:51,55,56,60,66: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém (de mim se alimenta) comer deste pão viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come da minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso, quem o pode ouvir? Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele.
           
E qual será nossa posição? Aceitaremos viver apenas com o maná celestial, ou buscaremos as carnes do Egito? Qual será nossa aparência quando aquilo de que nos alimentamos for refletido em nossa face? Finalmente irmãos, relembro as Palavras de Nosso Senhor: Cristão......Tu me amas?
           

Que Deus muito os abençoe! 

3
0 Comentários

Nenhum comentário: