terça-feira, 29 de abril de 2014

Carta ao adorador

Por Irmão Acyr

Será que ao adorar a Deus eu poderia cantar dizendo 'Senhor, EU SOU isso, EU te dou aquilo, EU te ofereço isso'. Frases como estas estão contribuindo para a morte do meu EU? Nós sabemos que somente Deus é chamado de o grande EU SOU, esse é o Nome dEle Ex.3:14.

Caro irmão, em relação às suas observações tenho que dizer que considero perfeita sua exposição e concordo plenamente com você, e é exatamente este o ponto que tenho tentado frisar, pois essa paz com Cristo, esta vida e segurança interior, só podem vir após a morte da carne na CRUZ, O SEPULTAMENTO DO VELHO HOMEM COM SEUS FEITOS, a morte do EGO.
...Na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo...Colossenses1:24;
Sepultados (enterrados) com Ele, no batismo, nEle também ressuscitastes. Col.2:12
e...mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra.... Col.3:5
...ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte; de sorte que fomos sepultados (enterrados) pelo batismo na MORTE...Rom.6:3a5;
e...não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Limpai-vos, pois, do fermento velho para que sejais uma nova massa...ICor.5:6e7

Em todos estes textos vemos uma realidade Espiritual diferenciada da obsessão criada por muitos ritos religiosos que temos praticado; porque pensamos em fazer muitas coisas para Deus, ficamos agitados trabalhando na obra e criando coisas belas e opulentas aos nossos próprios olhos sendo que em muitas vezes, não é esse o desejo de Deus que é Espírito. Por Ele ser Espírito, deve ser adorado em espírito e em verdade. Tudo o que Ele deseja é que sejamos capazes de sepultar nosso velho homem com seus interesses e sua escala de valores, matando assim nossa carne, expurgando tudo aquilo que possa alimentar nosso EGO.

Qual o significado destas palavras? Qual o significado da busca dos grandes santos e pais da igreja que se isolavam e corriam para o deserto em busca do Senhor? Qual o significado do isolamento inicial de Paulo em Gal.1:16 e 17 que diz:...Aprouve a Deus revelar seu filho EM MIM...parti para arábia...??
     
Meu caro irmão, o questionamento que desejo fazer aqui é: Se nosso modelo de culto e adoração tem contribuído para a mortificação do velho homem com seus feitos, seus pensamentos, seu estilo, seus gestos, temos mesmo “carregado a cruz” em direção ao gólgota e ao fim de nós mesmos?? Nossas músicas e ritos eclesiásticos têm nos conduzido a um profundo arrependimento de tudo aquilo que SOMOS, ou somente daquilo que fizemos? Pois só desejarei morrer para mim mesmo quando entender a profundidade do pecado que habita em mim, porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...Rom. 7:18. Nós somos capazes de entender esse dilema do apóstolo Paulo? Ou será que isso não passa de retórica para nós?

O que significam estas realidades espirituais? O que é uma Devoção ao Senhor? O que  é adorar a Deus em espírito e em algo profundo e Santo que não depende das circunstâncias e nem DO MEU BEM ESTAR? Vou dar um exemplo: 'Será que ao adorar a Deus eu poderia cantar dizendo Senhor, EU SOU isso, EU te dou aquilo, EU te ofereço isso'. Frases como estas estão contribuindo para a morte do meu EU? Nós sabemos que somente Deus é chamado de o grande EU SOU, esse é o Nome dEle Ex.3:14.

Sabemos, também, que quando Jesus disse: EU SOU, em João 8:58e59 os judeus pegaram pedras para matá-lo porque somente Deus é o grande EU SOU, somente Deus não tem pecado e não necessita de morte e Novo Nascimento...... por isso ELE É, e somente Ele é tudo em todos e para todos, suficiente em SI MESMO. Por isso que um homem comum, ou mesmo um grande profeta da cultura judaica, jamais poderia dizer isso, ou mesmo conjugar o verbo ser na primeira pessoa do singular. Minha pergunta é: Com que ousadia eu poderia cantar uma música em que digo na cara de Deus que “EU SOU alguma coisa”? Eu estaria assim buscando o arrependimento e a morte diária necessária a todo penitente? Como diz o apóstolo Paulo:  Eu protesto que cada dia morro...ICor.15:31 

Ao que me parece, nós perdemos completamente o senso de reverência e de piedade, nós agitamos nossa carne em ritmos frenéticos e letras bárbaras e chamamos isso de adoração, e outras vezes ficamos repetindo frases que não passam de mantras.  Desta forma, encontramos satisfação, êxtase, e achamos que isso pode ser uma experiência real com Deus; confesso que os hindus, budistas e católicos que se prostram diante de imagens, também encontram satisfação religiosa, e mesmo os islâmicos, que giram gritando, dançando e pulando em torno da grande pedra preta, em Meca, encontram satisfação religiosa e alívio para seus anseios, o mesmo alívio que uma anfetamina ou qualquer outra droga e endorfina poderia oferecer. Mas isso nada tem de realidade espiritual, não passa de obsessão!
           
O  que tento dizer é que precisamos, urgentemente, repensar nosso modelo de culto e descobrir se devemos mesmo romper com tudo aquilo que nossos antepassados ensinaram e viveram com tanto zelo! Será mesmo que o modelo e o padrão ensinado e vivido nos últimos dias da igreja têm o Selo do Espírito de Nosso Deus? Temos mesmo que seguir a tendência? Ou será que deveríamos recuperar o espírito de devoção e a realidade do arrependimento, pois é chegado o reino e a mensagem do mestre:..o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho (Marcos1:14e15).

Precisamos do culto racional. Afinal, o que é culto racional? Você já entrou em uma biblioteca pública onde havia alguém tocando bateria ou guitarra em seu interior? Você então dirá: mas Davi dançou! Miriã dançou! Ora, claro que eles dançaram, Davi dançou depois de ter matado centenas de pessoas e recuperado a arca e o reino TERRENO (tipologia do Reino celestial que a Igreja busca) do povo de Deus. Miriã, depois de ver os corpos dos egípcios boiando no mar! O que isso tem a ver com a igreja e com a dispensação da graça? Será que Davi ou Miriã dançavam quando entravam no templo para adorar?? (IICrônicas 26:16 a 21...leproso o Rei Uzias...porque foi excluído da casa do Senhor... O rei Uzias não teve reverência com o Senhor e foi solenemente castigado!) 

Creio que um cristão pode dançar, pular e até plantar bananeira para a glória de Deus, mas isto é a exceçãomomentos específicos, individualidade de cada adorador; gestos relacionados com a individualidade e não com a coletividade. Porém, quanto à solenidade do culto público ao Senhor, como poderíamos dançar, pular e aplaudir a nós mesmos dizendo que estes aplausos são para Deus e não para quem está no palco regendo o show, enquanto a Igreja permanece na mais profunda escuridão da ignorância espiritual, com pecados não tratados sem nenhum arrependimento? 

Quando não choramos nossas misérias, quando não avaliamos a profundidade do pecado arraigado em nossos corações, quando buscamos a Deus apenas como ferramenta de solução para nossos problemas e questões pessoais, quando achamos que o grande sonho de Deus é dar-nos uma vida confortável neste mundo enquanto a Palavra de Deus diz que nem sequer somos cidadãos deste mundo e que nossa pátria não é daqui (Fil.3:20), quando todos os santos do passado buscavam uma cidade cujo artífice e construtor está nos céus e por isso não alcançaram a promessa nesta vida Heb.11:9,10 e 39. Com que ousadia então podemos oferecer ao Senhor sacrifícios tão tolos???

Meu irmão, tudo o que tenho pedido é que seja removido de nosso meio (ICor.5:13) tudo aquilo que alimenta nosso EGO, tudo aquilo que, sorrateiramente, alimenta nossa carne, nossos interesses, nossos sonhos humanos, que remova toda letra de canção que fala ao meu EU e DO MEU EU, e todo ritmo frenético que gera alegria carnal e que me deixa a milhares de quilômetros de uma verdadeira devoção, longe de chorar por amargo arrependimento com o comércio babilônico que invadiu a igreja (Mat.10:8- de graça recebestes...) (João2:16- não façais da casa de meu Pai casa de venda).

Não interessa a  intenção e o fim a que se destina as suas motivações......NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI , CASA DE VENDA!! Por favor, doa o quanto doer, temos que obedecer! Todas essas canções feitas para os novos CDs e DVDs desses exploradores da fé, desses artistas evangélicos, devem ser removidas de nosso meio se quisermos viver uma realidade espiritual dentro da Palavra. Nós precisamos de uma nova e urgente REFORMA. Retrocedemos ao catolicismo romano e precisamos enxergar isso, já até possuímos festa junina evangélica com fogueira e tudo (Jeremias7:9), pode haver retrocesso maior do que esse? Se não acordarmos com urgência onde iremos parar?

Medite  em tudo isso meu irmão! Escrevo no amor e no temor do Senhor, espero que o Ele ilumine seus olhos espirituais para estas realidades (Efésios1:18). E me perdoe se usei de excesso, mas, no temor do Senhor, só quero ajudar nossa caminhada de edificação de uma Noiva Pura e Santa ao Cordeiro de Deus que logo Vem!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: