sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Hostilidade dos Nascidos da Carne para com os Nascidos do Espírito

Por Irmão Acyr

"...a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz".


Como escreveu A.W.Tozer: “Parece haver uma constante hostilidade da parte daqueles que nasceram apenas UMA vez contra aqueles que nasceram DUAS vezes”. Pensando sobre este assunto, busquei na Palavra de Nosso Deus algum consolo para minhas constantes aflições neste tema.

Disse o Senhor Jesus: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto, em meu nome, pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda (João 5:16), mas lembrem-se: se o grão de trigo, caindo em terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama sua vida, perdê-la-á, mas quem, neste mundo, odeia (aborrece) a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna (João12:24e25). Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque NÃO SOIS DO MUNDO, por isso é que o mundo vos ODEIA (João15:19).

Encontrei grande conforto nas palavras de Nosso Mestre e Senhor, porém, ainda esperava compreender melhor a raíz desta grande inimizade. Sempre me pareceu difícil entender a razão pela qual amando mais, parecia ser menos amado por aqueles a quem buscava conquistar a amizade e o respeito, estavam cada vez mais distante de mim pelo simples fato de ser eu um discípulo de Cristo! Por que eu incomodo tanto, quando apenas me esforço para ser luz? Então, estas Palavras de Nosso Senhor pareceram ter uma significação toda especial aos meus olhos: E a condenação (juízo) é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque AS SUAS OBRAS ERAM MÁS. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e NÃO VEM PARA A LUZ, para que suas obras não sejam reprovadas (manifestas, evidenciadas, percebidas)João3:19e20

Aqueles que não são capazes de reconhecer que seu coração, seus pensamentos e suas obras são más, certamente não desejarão a LUZ  de Cristo, já que a Luz sempre revela e esclarece a natureza pecadora. É por isso que o mundo e até mesmo uma boa parte da igreja nominal permanecem longe da Luz, ela revela e desnuda seu caráter pecaminoso e os levam a descobrir que suas boas obras apenas servem para aplacar a consciência do pecado incurável! Comecei, então, a compreender melhor a razão dessa inimizade; Pedi ao Senhor mais algumas explicações.

Foi então que o Senhor me levou ao texto de Gálatas 4:29- Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também AGORA. Quanto à nossa condição, o Senhor Jesus esclarece a raíz de nossa natureza celestial quando em seu diálogo com o príncipe dos fariseus, chamado Nicodemos, Ele explica a necessidade e a forma do SEGUNDO nascimento: A vida em ressurreição, o nascer da ÁGUA (Palavra-Efésios5:26)  e do ESPÍRITO da seguinte forma: João 3:5 a 7- Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer da Água (Palavra) e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Aquele que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de eu te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. Esse novo nascimento nada tem a ver com carne, nova carne, ou reencarnação, porque a carne para nada aproveita, a inclinação da carne é morte (Romanos 8:6e13), mas este Novo Nascimento é algo que se dá completamente no espírito do homem, através do Espírito de Deus... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João1:13).

Aqui, entendemos da parte do Senhor, que a humanidade só pode ser dividida em duas classes de pessoas, aqueles que nasceram uma vez e aqueles que creram no Senhor levantado no madeiro (João3:14e15) e passaram pelo Novo Nascimento, tendo, assim, nascido pela segunda vez. Uma vez pela vontade do varão, ou pela carne, uma segunda vez, sepultando a carne na morte pelo batismo (Romanos 6:3e4), nascendo de novo pela ação ressuscitadora do Espírito Santo no homem interior (espírito do homem – Efésios3:16).

Estas duas categorias de seres humanos, precisam habitar no mesmo planeta, as vezes na mesma casa, estarem juntos no mesmo emprego, e este tem sido um ponto de inevitável conflito e choque de valores, ainda que quiséssemos fugir disso! Sabemos que todo crente é, por natureza, um pacificador, pois anuncia o Evangelho da Paz (entre Deus e os homens) do qual Jesus é o príncipe da Paz (Isaías 9:6 e Lucas 2:14- Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa Vontade para com os homens), vemos o Senhor declarando Sua Boa Vontade e Sua Paz com a Humanidade pelo sacrifício do cordeiro Santo que acabara de nascer. Podemos ver que Deus declara a construção de Sua Paz e de Sua Salvação aos homens ...eis que o Príncipe da paz estava vindo ao mundo. Quão maravilhosos seria se todos os homens tivessem aceitado essa paz e nascido pela segunda vez.

Mas sabemos que a maioria não aceitou e por isso: Disse o Senhor Jesus: Vim lançar fogo na terra... Cuidai vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; porque daqui em diante estarão divididos numa casa: três contra dois e dois contra três (Lucas12:49 a 52). Assim ficou inexoravelmente estabelecida a eterna divisão entre as duas categorias de pessoas: Aquelas que nasceram pela segunda vez, encontrando a paz com Deus e aqueles que rejeitaram a paz, rejeitaram a luz, amaram as trevas e se encontram em franca inimizade com Deus e com os filhos de Deus, já que estes, por serem luz, se tornam acusadores de suas más obras, pelo simples fato de que a Luz descobre e revela as trevas em sua volta! Vejamos o que diz Paulo acerca disto: IICoríntios 2:15e16- Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e NOS QUE SE PERDEM. Para estes, certamente, cheiro de morte (nossa presença serve de testemunho de acusação); mas para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?  


Finalmente, amados irmãos, compreendi da parte do Senhor, que esta irredutível hostilidade se deve ao espírito que domina em cada uma destas categorias de seres humanos. Os nascidos segunda vez, são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos8:14-todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus), e aqueles que nasceram apenas uma vez, ou seja, apenas da carne são guiados pelo espírito que domina sobre este mundo tenebroso- Efésios6:12). Espírito este que, um dia, antes da libertação em Cristo, também já teve domínio sobre os filhos da Luz, mas que agora já não tem este poder: Em que noutro tempo andaste segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós antes andávamos nos desejos da nossa carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como os outros também (Efésios2:2e3).

3
0 Comentários

Nenhum comentário: