segunda-feira, 14 de abril de 2014

Êxodo Capítulo 11                                     

"...a vontade de todo homem, em última instância, seja ele rei ou servo, sempre estará sob o controle da Mão poderosa do Senhor".

Êx.11:1a5 – “Disse o Senhor a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui;” – Esta incrível previsão do Senhor, mostra o inteiro e absoluto domínio e controle que o Senhor sempre teve de toda a situação pois, a decisão de Faraó em deixar o povo ir, jamais foi sua própria decisão, mas apenas manifestação de um decreto feito pelo Senhor antes da eternidade. Também Moisés, jamais poderia pensar que seus argumentos ou atitudes, em algum momento, pudesse ter sido a causa da mudança ocorrida no coração de Faraó ao deixar ir o povo.

“....... e o Senhor fez com que o Seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios..........”. Esta incrível operação do Senhor, confunde, totalmente, qualquer explicação de sabedoria humana, pois os egípcios, que acabaram de perder seus filhos primogênitos e que possuíam todas as razões do mundo para odiar os judeus, agora teriam suas vontades inclinadas, pela poderosa Mão do Senhor a dar joias caras e presentes aos filhos de Israel. Deixando bem claro, mais uma vez, que a vontade de todo homem, em última instância, seja ele rei ou servo, sempre estará sob o controle da Mão poderosa do Senhor.

Êx.11:4a8 – “Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais........porém contra nenhum dos filhos de Israel....... nem ainda um cão rosnará”. Para que possamos entender a gravidade desta praga e o quanto ela afetou toda vida familiar, econômica e cultural do Egito, nós precisamos saber que, para eles, o filho mais velho herdava porção dobrada dos bens paternos e representava qualidades especiais de vida e força. O filho primogênito ascenderia ao trono e daria continuidade à dinastia; de tal forma, que a morte de todo o primogênito, de maneira tão sobrenatural e distintiva,  que não afetou nenhuma família israelita, causou, não só comoção e espanto, mas profundo pavor em toda a nação.

Êx.11:9 – “.....para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito”. Vemos neste capítulo duas declarações interessantes acerca da glória e domínio que ao Senhor pertence. Primeiro Ele fala que Suas maravilhas deveriam se tornar notórias, depois, o texto também nos diz que Moisés “era mui famoso na terra do Egito” (11:3). E qual a razão do Senhor permitir que Seus feitos, Seus milagres, Sua Palavra e até Seu servo Moisés se tornassem tão conhecidos dentro do Egito? Teria o Senhor o desejo de levar muitos Egípcios à conversão? Nós podemos ver que, quando os israelitas deixaram o Egito, “subiu também com eles um misto de gente, ovelhas, gado, muitíssimos animais”. Sabemos que este misto de gente se refere aos egípcios, então podemos deduzir que eles se converteram ao Deus de Israel? Tornaram-se povo do Senhor após todos os milagres que viram? Teriam os milagres o objetivo de levar os egípcios ao arrependimento e fé?

Quando lemos o livro de Números, vemos que esse povo veio a ser grande causa de tropeço, problemas e revoltas no meio do povo de Deus. Números 11:4 – “E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?” Eles causaram a morte de muitos dentre o povo quando incitaram o coração do povo contra o Senhor.

A pergunta que a nós cabe encontrar a resposta é: Todos os sinais, maravilhas, prodígios realizados pelo Senhor, na terra do Egito, tinha por objetivo conduzir a conversões, ou apenas demonstrar o juízo do Senhor sobre toda a impiedade e sobre aqueles que Romanos 1:18a21 – “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.

A pergunta que deixo aqui é: Quando Moisés pregava a Palavra de Deus a Faraó, ele tinha por objetivo convencer Faraó, ou seu objetivo era declarar a glória de Deus, a majestade e soberania do Senhor, independente do resultado ante os olhos dos homens?

O desafio que aqui deixo para todo pregador do evangelho é, você prega para glorificar a Deus ou para ser aceito pelos homens e aumentar seu número de ouvintes?

Vejamos o resultado que Moisés obteve com sua pregação e ter sido fiel à mensagem ordenada pelo Senhor:

Êxodo 11:10 – “E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra”.
Será que estamos preparados para receber o fracasso de nossa mensagem quando o desígnio do Senhor for uma pregação como a de Isaías?

Isaías 63:17 – “Por que, ó SENHOR, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos? Volta, por amor dos teus servos, às tribos da tua herança”.

Isaías 6:8a10 – “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: