terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Cristão deveria sofrer? 

"Jesus diz: tome sua cruz- em outras palavras, é como ser surrado até a morte num campo de concentração. No minuto seguinte Ele diz: meu jugo é suave e meu fardo é leve. E Ele está querendo dizer as duas coisas. O caminho cristão é, ao mesmo tempo, muito fácil e muito díficil". C. S. Lewis

Queridos irmãos, em mais este texto que o Senhor tem dado, gostaria de compartilhar acerca de algo que me espantou e me levou a inquirir da Palavra do Senhor, a fim de compreender um novo  ensino que ouvi alguns dias atrás, sendo ministrado por um dos pregoeiros dos modismos “evangélicos”. Eis a frase que me impressionou: “somos filhos de Deus, desta forma, se temos um Pai tão rico, dono do ouro e da prata, não podemos permanecer pobres! Afinal, se nosso Pai é rico, somos herdeiros”. Por inferência, dentro desta mesma linha de pensamento, nosso Pai tão rico e, também, médico dos médicos, pode curar todas as nossas doenças, portanto o crente deve ser curado de todas as enfermidades, pois se temos o Pai que é médico dos médicos, não há razão para permanecer doente, não posso e não devo sofrer nesta terra!        

Talvez, você até pense que eu esteja imaginando coisas, e que não seja possível que algum líder cristão ensine isso aos seus adeptos, mas eu ouvi e confesso que, por algum tempo, foi grande a confusão em minha mente. Se não fosse  a doce voz do Espírito Santo em Sua Palavra, eu seria enredado por essa filosofia de aparência tão lógica, chegando a considerar que todo o sofrimento do cristão fosse proveniente de sua falta de fé e incapacidade de reivindicar seus direitos perante a Deus.
        
A pergunta que ardia em meu coração, a partir disso, era a seguinte: Pode Deus querer que seus filhos sofram? Qual seria a natureza do sofrimento na vida do crente?
        
Vejamos a Palavra de Deus, e que o Espírito do Senhor nos abra o entendimento!

Mateus 11: 28 e 29- “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Diante deste fardo leve, poderemos supor que o pregoeiro deste ensino acerca do cristianismo INDOLOR, cheio de sucesso e riquezas, poderia estar com razão.
           
Neste momento, quero pensar acerca da vida de Jó, quero lembrar que este foi o primeiro livro a ser escrito em toda a  bíblia e que, talvez, haja uma razão especial para isso. Abraão, o Pai da fé, nem ainda havia nascido quando Jó, matriculado na faculdade do Espírito Santo, aprendia a conhecer Deus "através do sofrimento”. Você pode perguntar: "mas afinal, existe uma faculdade que nos ensina a conhecer Deus?"  Eu direi que a resposta é sim. E parece que a grande ênfase desta escola, esteja naquela que pode ser a principal disciplina: O sofrimento.  
          
Nosso irmão Jó, no auge de sua angústia, após ter perdido seus filhos, sua saúde, sua fortuna e seus amigos, faz uma oração que parece ser uma ofensa ao Nosso Deus, mas que tem, pelo menos, um mérito..... era sincera.  Mérito este que, acredito, temos dado pouca atenção em nossa vida de oração.  Jó orou assim: “Foi concebido um homem!(....)Escureçam-se estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz, e não venha; e não veja as pálpebras da alva (....) Porque não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei ? (...) Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados” ( Jó 3:3,9,11,17 ). Jeremias fez uma oração tão insolente e indelicada quanto esta, quando em tremenda angústia interpretou erroneamente os propósitos de Deus e exclamou: “Ah! Senhor Deus! Enganaste a mim e fui enganado" (Jeremias 4:10). Ele chega a dizer que Deus, a Verdade Absoluta, estivesse mentindo ou enganando!
           
Seria fácil para nós julgarmos estes homens como, no mínimo, indelicados diante do Senhor de todo o universo, quando fizeram essas perturbadoras orações, talvez imaginemos que o Senhor os tivesse exortado e reprovado fragorosamente! Bem, irmãos, não foi assim que Deus fez. Nosso Pai celestial não é sádico, Ele compreendia o que sentiam aqueles homens em meio a tamanhas perdas. O Senhor manteve a disciplina e, no final, revela­-Se a Jeremias e faz-Se conhecer a Jó face a face!
           
Até poderíamos pensar: Jó perdeu tudo; sobre “ele veio tudo o que ele temia" (Jó 3:25), mas no fim recuperou em dobro. No caso de Jeremias, não foi assim, perdeu tudo e morreu sem nada.... a não ser, talvez, um campo em Anatote, que ele jamais usufruiu e que não tinha nenhum valor comercial! Parece então que receber de volta os bens, não é uma regra para os santos, ainda que possa acontecer!
         
No novo testamento, temos Paulo que diz: “Sofre, pois,  comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a Palavra de Deus não está presaSe sofrermos com Ele, também com Ele reinaremos(IITimóteo2:3,9,12).  Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, mas também, padecer ou sofrer... por Ele (Filipenses 1:29).  Creio que a frase mais contundente, dita pelo Espírito Santo, através da pena de Paulo, seja esta aos Filipenses 3:8 - “E, na verdade, tenho também por perda, todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; Pelo qual sofri a perda de todas as coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.”   
       
Vejamos, Paulo diz que: “perdeu todas as coisas para ganhar a Cristo”, creio que isso pode nos deixar confusos, pois iniciamos este estudo imaginando que, em Cristo, Nosso Senhor e Deus (IIPedro1:1), encontraríamos um fardo leve e também o ganho de toda a sorte de bens materiais e saúde, já que Ele é o dono de tudo, certamente, nos dará o direito a estas heranças e favores!
        
Precisamos voltar a pensar acerca daquela universidade, na qual somos matriculados quando aceitos na família de Deus. Hebreus 12:7,8 diz que “Deus açoita, corrige e disciplina aqueles que Ele recebe por filhos". E você dirá: “Tudo bem, mas esta correção deve ser por um curto período..., logo em seguida receberei meus presentinhos do Papai” (Noel para alguns). Infelizmente, creio que tudo irá depender da extensão do relacionamento que teremos com o Pai!

Aqueles que desejarem ser heróis da fé, nunca alcançarão as promessas nesta terra, e isto está narrado na epístola aos Hebreus 11:39- “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa” e no verso 13 diz : “....mas vendo-a de longe, e crendo-as e abraçando-as confessaram que eram peregrinos e estrangeiros na terra”. Sou levado a crer que na faculdade de Deus, os verdadeiros filhos sofrerão perseguições, aflições e provações (Mateus 10:22,37,38,39) e que estas não cessarão até que alcancemos o fim do curso desta vida na carne e passemos a aguardar a colação de grau, que se dará naquele grande Dia, diante do Juiz de todo o universo!
          
Alguns dirão assim: Essa teoria não combina com o “jugo suave” que o Senhor nos prometeu! Tenho que admitir que concordaria com esta afirmação antes de pesquisar o significado na língua portuguesa da palavra jugo, eis o que encontrei:
· Jugo:  1- Canga. 2- Junta de bois. 3- Sujeição ou submissão. 4- Domínio moral
              
Canga, é uma espécie de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois que puxam a carroça com o objetivo de subjugá-los e obrigá-los a serem obedientes. Sujeição, domínio moral e submissão, creio que são palavras que não necessitam de maiores explicações. Sei que isso parece não ter muito sentido, afinal, por que esta palavra "jugo" está aqui? Se o Senhor diz que: “Ele é manso e humilde de coração”! Por que colocar sobre seus filhos um Jugo, ainda que suave? Este, talvez, seja o versículo mais mal compreendido de toda a Escritura. Precisamos compreendê-lo:
           
Jesus é manso e humilde de coração, com toda a certeza, mas e quanto a nós? Sabemos que o Senhor Jesus, Filho do Homem, é nosso mestre e padrão a ser imitado; Mas  qual tem sido nosso caráter? Será que somos mansos e humildes como Nosso Senhor? Aqui, parece estar o grande paradoxo. Sejamos sinceros, olhemos para o Nosso Coração, o que há nele, senão: orgulho, vaidade, desejos errados, ira, contendas, sonho de reconhecimento, de destaque, de estar nos holofotes e receber toda a glória! Não foi isso que a serpente disse a Eva na tentação de todos os homens? “E sereis como Deus" (Gênesis 3:5). O insaciável desejo de grandeza e poder não tem dominado o homem desde então?  

Verdadeiramente Jesus é manso e humilde de coração, a bíblia está correta, e nós temos que expressar Cristo em nossa vida. Nós, porém, somos maus e perversos!  Qual a solução? A meu ver, aqui encontramos o Jugo do Senhor; Ele irá nos conformar a Ele mesmo,  fazer-nos semelhantes a Ele, e como Ele fará isso? Este é o Jugo, uma canga para bois, que fará de nós, antes, pessoas perversas e desviadas (Efésios 2:2), agora, novas criaturas, transformadas à imagem de Nosso Senhor. 
         
Como bem disse C. S. Lewis: "Jesus diz: tome sua cruz- em outras palavras, é como ser surrado até a morte num campo de concentração. No minuto seguinte Ele diz: meu jugo é suave e meu fardo é leve. E Ele está querendo dizer as duas coisas. O caminho cristão é, ao mesmo tempo, muito fácil e muito díficil".
         
Estar sob o Jugo, não é algo que facilmente iremos compreender ou aceitar, mas quando dizemos a um fazendeiro  para colocar um potro indômito (cavalo selvagem) sob seu jugo, ele logo saberá o que fazer: Ele calçará as esporas, pegará o chicote, montará sobre o animal e não o deixará, até que este esteja completamente submisso à sua vontade. Sabemos que este não é o melhor exemplo, principalmente, para os cristãos que acreditam estar em grande justiça e santidade de vida, e que jamais teriam  coragem de admitir quanta sujeira ainda habita em seus corações e na maior parte dos seus "secretos pensamentos", pensamentos estes que não são secretos ao Pai que tudo vê!
            
IPedro1:16 -“Sede santos, porque eu Sou Santo.” Este é o padrão: ser como Ele É! O que faremos para chegar nesse nível de santidade? Este é o nível que Ele preparou para os que O amam verdadeiramente! Devemos almejar, sinceramente, chegar a esse padrão para estar, eternamente, com o Senhor, e desejo convocar você, meu irmão, a esta escola do Senhor; não se esconda dEle, jamais  pense que seu padrão de vida é suficientemente alto.... Sempre louve a Deus nas lutas e aflições; tenha certeza que, quanto mais longa a escola do sofrimento, maior será o brilho do seu caráter cristão. Este foi o caminho de todos os escolhidos que deram testemunho de uma fé inabalável e que foram moldados como pedras preciosas nas mãos do grande artífice.
           

Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: