segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O que significa nascer de novo?

“Eu cantava pagode no mundo para estimular a bebedeira e as danças sensuais, agora, cantarei pagode para Jesus...com letras diferentes, é claro!”


Caros irmãos, creio que para nós, cristãos, discorrer sobre este tema, talvez seja algo cansativo e até mesmo maçante, já que no que se espera, todo cristão deve possuir uma ideia muito clara e precisa acerca deste assunto, não necessitando de complementos. Porém, confesso que em algumas situações em nosso convívio como igreja, isso tem me deixado bastante confuso no que diz respeito ao significado prático dessa experiência chamada Novo Nascimento. Não sei se é minha compreensão que está equivocada, ou se há realmente uma nova revelação acerca desta doutrina bíblica!
             
Minha confusão teve início quando ouvi uma entrevista de uma celebridade da mídia secular, acerca da sua conversão, ele disse o seguinte: “Eu cantava pagode no mundo para estimular a bebedeira e as danças sensuais, agora, cantarei pagode para Jesus...com letras diferentes, é claro!” Duas coisas me espantaram nesta declaração:

Primeiro, o que significa a palavra conversão? Seria esta palavra um sinônimo de adaptação, ajuste?
            
E segundo: Parece que este Novo Nascimento não seria precedido de morte e nem de renúncia! Nascer de Novo sem antes morrer, aliando a nova vida com a antiga, seria como ter duas vidas no mesmo corpo, duas personalidades.

Para minha surpresa, as coisas não param por aí! Agora, em nosso moderno cristianismo, também temos as terapias, os “encontros com o sobrenatural” e alguns métodos para “lembrar” de algum pecado cometido no útero materno que tenha emperrado a caminhada cristã. E com isso, são criados pequenos grupos com algumas técnicas emocionais e ferramentas terapêuticas, como a música, para as tão famosas “campanhas de libertação”.
           
Quero deixar claro que a psicologia é uma ciência válida! Os alcoólicos anônimos e outros grupos terapêuticos também possuem sua função prática e não nego suas utilidades. Porém, como crentes na Palavra de Deus, não estamos sob o mesmo jugo e escopo do universo secular. Penso que deveríamos meditar sobre a Vontade e ações de Nosso Deus neste tema tão intrigante!

Deveria o crente Nascer de Novo, ou passar por uma terapia a fim de consertar ou melhorar seu caráter danificado pelas mazelas do mundo? Ou como dizem os teólogos liberais e alguns libertinos: “Temos que combinar as duas coisas, já que apenas o poder de Deus e Sua Palavra não são suficientes”. 
           
Com muita tristeza e comoção, sou obrigado a reconhecer que os reencarnacionistas (os que creem na reencarnação), têm levado grande vantagem sobre os cristãos naquilo que acreditam ser o Novo Nascimento, pois veja o que ouvi de um deles: “Eu acredito que na encarnação passada fui um homossexual com muitos traumas de família e de infância e sofri muitíssimo”. Bastante curioso eu perguntei: “E nesta sua atual encarnação, você continua homossexual? Como estão seus traumas de infância?” Ele respondeu algo muito surpreendente: “Quando reencarnei ou nasci de novo, toda minha memória foi apagada, eu não me lembro mais de meus pecados e nem dos meus sofrimentos passados”.
           
Confesso, que dentro de nosso atual evangelicalismo caído, deveríamos invejar esta doutrina! Pensei: “Os cristãos que ''passaram'' pelo Novo Nascimento e que ainda precisam da ajuda de terapias e ferramentas seculares para solucionarem seus problemas, deveriam invejar os reencarnacionistas, pois o novo nascimento deles parece no mínimo bem mais poderoso e com certeza bem mais eficiente no que se refere a ter uma vida completamente nova e livre dos pecados e traumas passados!”
           
Diante de tudo isso, eu gostaria de expor aqui, o conceito bíblico do Novo Nascimento, o único verdadeiro, prático, real, eficaz, poderoso e que tem sido tão negligenciado e esquecido pelos discípulos de Cristo:

João 3:1 a 8 – Um príncipe dos Judeus foi ter com Jesus e disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais se Deus não for com Ele. Respondeu-lhe Jesus: Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não Nascer de Novo não pode ver o Reino de Deus. Nicodemos pergunta: Como pode um homem nascer sendo velho, entrará novamente no ventre materno? Jesus responde: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (que simboliza a Palavra de Deus conforme: Efésios 5:26, Joao15:3 e IPedro 1:23) e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (Este novo nascimento nada tem a ver com nova carne e nem novo corpo, ele não é carnal e nem reencarnação, conforme João 1:13 que diz: “estes não nasceram da carne e nem da vontade de varão”). Não te maravilhes de ter te dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.  

Como o vento, este novo nascimento não pode ser visto com os olhos físicos da carne, ele é algo “espiritual” que percebemos e sentimos os efeitos. Sabemos que ocorreu, mas não podemos explicar, apenas experimentar!
           
Ratificando aquilo que foi dito pelo Senhor Jesus, o Espírito Santo nos ensina: “Assim, se alguém está em Cristo; as coisas antigas já passaram e eis que tudo se fez novo”. Creio que a pergunta aqui é: Teria o apóstolo cometido algum tipo de exagero afirmando que “tudo se fez novo”?  Talvez, por ser ignorante das maravilhas das novas e modernas terapias, teria o apóstolo exagerado em sua confiança no poder de Deus, achando que somente o Nascer da Palavra e do Espírito Santo fosse suficiente para apagar todas as coisas velhas da vida de uma pessoa e fazer tudo novo em Cristo Jesus??
           
Você pode perguntar: "Por que a igreja tem estado tão distante desta belíssima doutrina do Novo Nascimento e seus tão maravilhosos benefícios?"  A única resposta que tenho encontrado está naquilo que um irmão querido exemplificou em seu testemunho batismal: “Enquanto tentava reformar a casa, ela estava ficando cada vez pior, decidi então, demolir tudo e fazer uma completamente nova, daí finalmente encontrei o Senhor e Sua paz”. Destruir ou derrubar a velha casa é aquilo que o Senhor Jesus colocou nas seguintes Palavras: Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz (morte) e siga-me, pois aquele que quiser salvar (aproveitar,ajustar, aprimorar, embelezar) sua vida neste mundo, perdê-la-á, mas aquele que perder (renunciar) a sua vida neste mundo guardá-la-á para a vida eterna (Lucas 9:23a 25). Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer fica ele só; mas se morrer dá muito fruto. Quem ama sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo odeia sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. (João 12: 24, 25).
           
Em resumo, não podemos Nascer de Novo sem odiar a vida neste mundo e aceitar a morte do “Eu” e de tudo aquilo que eram nossos antigos valores, padrões e atitudes...para nascer, temos que primeiro morrer. E isto é tudo o que os crentes não querem mais, eles querem a religião “que me aceite do jeito que eu sou”. Enquanto não colocarmos em prática a doutrina bíblica do Novo Nascimento, continuaremos a ser uma igreja doente usufruindo ainda, das ciências psicológicas para tentar resolver aquilo que o poder de Deus faria instantaneamente! Para mudar esse sistema implantado na igreja, precisamos voltar a ser fiéis a Ele, parar de rejeitar Sua Palavra e aceitar a “morte de Cruz” (sentido exegético correto de carregar a cruz), condição necessária e inconteste a todo verdadeiro discípulo de Cristo que deseja Nascer de Novo!
           
Concluindo, o Novo Nascimento Bíblico e cristão é: Negar a si mesmo (ou morrer) e Nascer de Novo pela operação eficaz do poder de Deus, através do conhecimento da Sua Palavra e do agir de Seu Espírito Santo, como vimos nos textos bíblicos.
           
Voltemos para a Palavra de Deus e ao Espírito de Cristo que age em associação com a Palavra, então veremos a fidelidade de Nosso Deus. Irmãos, eu vos exorto: Arranquemos essas bugigangas filosóficas e miseráveis que têm sido empilhadas na igreja do Senhor!

Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: