sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Orgulho Intocável - Steve Gallagher

"O orgulho lançou o orgulhoso Nabucodonosor para fora da sociedade dos homens, o orgulhoso Saul para fora do seu reino, o orgulhoso Adão para fora do paraíso, o orgulhoso Hamã para fora da corte e o orgulhoso Lúcifer para fora do céu".


Uma pessoa intocável é alguém que não suporta ser corrigida. Ela se torna notavelmente tensa todas as vezes que é admoestada sobre áreas de sua vida que precisam de mudanças. O orgulhoso e tolo não aceitará reprovação. Salomão sabiamente disse: O que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á (Pv 9:7-8).

É uma pena que algumas pessoas sejam tão orgulhosas ao serem reprovadas, porque Deus costuma ser muito confrontador quando está lidando com aqueles que Ele ama. O escrito de Hebreus revelou como o Altíssimo trata Seu povo: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho (Hb 12:5b,6).

 A confrontação do pecado por quem é de Deus é um dos métodos mais efetivos que o Senhor usa para fazer a mudança necessária na vida de um cristão. Infelizmente, as pessoas não levam a sério o arrependimento do pecado, do egoísmo, das práticas mundanas ou das atitudes não cristãs, até que o Onipotente mande um “Natã” para olhá-las nos olhos e dizer-lhes a verdade sobre si mesmas. O cristão que é muito altivo para receber reprovação coloca-se em uma posição inviável para receber aquilo que o Pai tem de melhor para a sua vida; assim, ele amadurece pouquíssimo. É como Salomão disse: Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo (Pv 17:10).

Orgulho Sabe Tudo

Quem se torna altivo pelas coisas que sabe geralmente é alguém talentoso, inteligente e dotado de dons. Ele costuma achar que pode fazer qualquer coisa –e, de muitas formas, pode! Ele não acredita no potencial dos outros por causa de sua alta consideração sobre si mesmo (seu ego incorrigível), e pessoa alguma é tão capaz ou inteligente como ele. Essa é uma das razões pelas quais ele não gosta de se submeter à liderança dos outros; ele julga que poderia fazer um trabalho melhor se estivesse à frente. Tal atitude arrogante o torna rebelde perante seus superiores.

O espírito altivo dessa pessoa faz com que ela considere as próprias opiniões muito mais importantes do que as dos demais. A verdade é que ela adora sentir-se superior e tende a pensar que os outros têm pouco a lhe ensinar, desprezando as ideias alheias.

Tal atitude é censurada nas Escrituras, conforme podemos observar na seguinte declaração de Salomão: Tens visto um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele (Pv 26:12). Isaías também advertiu: Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos! (Is 5:21). Mais tarde, Paulo acrescentou: Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia (1Co 3:18-19)


*Texto retirado do Livro Irresistível a Deus, do autor Steve Gallagher

3
0 Comentários

Nenhum comentário: