quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Êxodo Capítulo 20                                     

"Quem ama outras coisas neste mundo jamais estará apto para o Reino... pôs a mão no arado e olhou para trás".

Êxodo 20:1 – “ENTÃO falou Deus todas estas palavras...”. Algo de solene nesta declaração. O que passamos a ler neste capítulo, de modo algum veio da mente e da inspiração de um homem, não! Pelo contrário, veio da boca do próprio Deus; Palavras Sagradas, Palavras Eternas. Fazemos bem em nelas atentarmos!

Como se inicia o falar do Senhor?

Êxodo 20:2 – “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Há uma verdade fundamental aqui; a Palavra que sai da boca do Senhor só pode possuir um fundamento: “EU SOU” ... “NO PRINCÍPIO DEUS”. Este é, e sempre será o fundamento da Palavra da Verdade. Tudo começa e termina em Deus, Ele é o fundamento, o princípio e o fim de todas as coisas. Sempre que a Palavra de Deus é pregada, a Glória de Deus é exposta; resta apenas, ao homem, o corar de vergonha e o arrependimento para a fé salvívica; Toda aquela pregação que se inicia no homem e em suas necessidades imediatas, não é palavra da boca de Deus.


Êxodo 20:3a17 – (Os dez mandamentos escritos em duas tábuas de pedra):

Primeira Tábua – Mandamentos relativos a Deus (o amor a Ele devido)

1 – EU SOU O SENHOR. Ele merece e tem o direito à centralidade, a primazia de nossos afetos. Amarás unicamente e primeiramente o Senhor teu Deus. “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”. Mateus 10:34a39 – “...Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra...”. Quem ama outras coisas neste mundo, de forma a comprometer seu coração, de forma a possuir um coração dividido entre a “cidade da destruição e a cidade celestial” (O Peregrino), jamais estará apto para o Reino, pôs a mão no arado e olhou para trás.

2 – “Não terás outros deuses diante de mim”. O Senhor é o único a ser amado, reverenciado, honrado e cultuado. Todo culto que não tem Deus em seu centro e cujo tema não seja a Glória de Deus é anátema. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. Imagens do Divino não são permitidas aos filhos de Deus: Dt. 4:15,16 – “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher”. O verdadeiro crente jamais permitirá imagens de ídolos, ou mesmo imagens de Deus ou de Seu Filho, pois toda imagem, arte ou escultura que tenta retratar a Face do Senhor é falsa, é idólatra.

3 – “Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Com o nome do Senhor, não é permitido gracejos, “palavras vãs, chocarrices, parvoíces” (Ef.5:4), o Senhor é Deus Zeloso, seu Nome é Santo, não é objeto de falácias, tatuagens, rabiscos ou artes mundanas. O Senhor NÃO TERÁ POR INOCENTE, não terá por desavisado, não importa a intenção, NÃO SERÁ INOCENTADO de seu crime o que estas coisas praticar.

4 – Lembra-te do dia de sábado (descanso) para o santificar (separar dos dias comuns). No Novo Testamento, o Sabat é o descanso do Senhor Jesus da obra de recriação de todas as coisas na ressurreição do corpo: “Dia do Senhor” (Kyriaké Heméra – Apoc.1:10). (Obs.: estudo completo acerca deste assunto encontra-se no estudo do livro de Gálatas).

Segunda Tábua – Mandamentos relativos ao próximo (amor ao próximo)

Marcos 12:31 – “E o segundo (segunda tábua), semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

5 – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”. Quem não é capaz de honrar aos pais que estão vendo ao seu lado, como honrarão ao Deus que jamais viram.

6 – “Não matarás”. O Senhor Jesus interpreta o mandamento: Mateus 5:21,22 – “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”. A seriedade do mandamento é realçada e intensificada pelo Senhor, que deixa claro que nenhum ser humano pode cumprir tamanha exigência, todos somos pecadores perdidos e incapazes de ser salvos, pois as exigências da Lei são demasiadamente elevadas e Santas para nós. Marcos 10:26,27 – “E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”. Verdadeiramente, se nossa salvação dependesse de nós mesmos e de nossa capacidade de obedecer à Lei e aos Mandamentos, ninguém seria salvo, por isso, aquilo que é impossível aos homens, torna-se possível apenas quando o próprio Deus a realiza sob a Cruz do Calvário e a confere GRATUITAMENTE a todo aquele que crê!

Pela santidade e beleza da Lei somos amaldiçoados, pois ela realça nossas imperfeições e falhas quando não conseguimos cumpri-La, mas, quando esta mesma Lei nos conduz aos pés da Cruz em busca de livramento e justificação, encontramos a morte do “eu” com todas as suas obras humanas, o renunciar de nós mesmos, com toda glória da carne e então, finalmente, somos benditos n`Aquele sangue que dela escoa, totalmente abençoados. Gálatas 3:10 – “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”.

Gálatas 3:11,13,19,24 – “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. De maneira que a lei nos serviu de aio(mestre e guia de crianças), para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. A severidade e dureza da Lei nos lança, obrigatoriamente, aos pés de Cristo, em Sua total dependência e Obras, nada é nosso, nada é mérito humano, tudo é dEle.

João 3:18 – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

7 – “Não adulterarás”. Mateus 5:27,28 – “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. No Novo Testamento o Senhor Jesus mostra claramente que o poder e a extensão do pecado é muito maior do que imaginamos: Envolve todos os nossos mais íntimos pensamentos.

8 – “Não furtarás” - Efésios 5:5 – “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Colossenses 3:5 – “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”. O amor ao dinheiro é raiz de todos os males (ITim.6:10). Tanto roubar, quanto a recusa à liberalidade são ofensas ao Senhor, por isso o Senhor nos ensina que os “gentios buscam todas essas coisas, mas nosso Pai celestial bem sabe de que necessitamos”. Não devemos ansiar por coisas ou dinheiro.

9 – “Não dirás falso testemunho contra seu próximo” - II Coríntios 12:20 – “Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos”. Mexericos e detrações, correspondem às populares fofocas, tão comuns em nosso “meio cristão” e tão ofensivas ao Senhor quanto o homicídio.

10 – “Não cobiçarás”. Não ter inveja, viver completamente contente e satisfeito com aquilo que o Senhor nos tem dado. Jamais reclamar, jamais murmurar ... ITimóteo 6:8 – “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. Em um mundo de consumo, cobiças e desejos em que vivemos, quem pode cumprir este mandamento diante das ofertas de shoppings e de internet.

Romanos 13:8a10 – “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: