terça-feira, 25 de junho de 2013

O Pequeno Rebanho 

Por Irmão Acyr

Não sede conformados (andar conforme, andar igual, pensar igual) com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso ENTENDIMENTO...Comece a orar e a remover os laços, bens e diversões que estão te distraindo e te prendendo ao mundo...guarde-se das corrupções(influências, pensamentos e diversões) do mundo".


Lucas 12:15,16,18a22, 29a34 – E disse: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza (apego e desejo pelas coisas e bens materiais); porque a VIDA de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade(fazenda) de um homem rico tinha produzido com abundância. E ele arrazoava consigo mesmo dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e farei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens (claro que não darei nada a ninguém que esteja necessitado, eu mesmo posso precisar um dia, por isso, tenho que ter muitas reservas). E direi à minha alma (confiante em minha generosa poupança): Alma, tens em depósito muitos BENS para muitos anos: descansa,come, bebe e FOLGA (aproveita bem sua vida e seus bens neste mundo: shopping, cinema, viagens, roupas caras e de marca). Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a sua alma; e o que tens preparado para quem será?(será para Deus que é o início e fim de tudo ou para você mesmo?) 

Assim é aquele que ajunta tesouros (enriquece), e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos : Portanto vos digo : Não estejais apreensivos pela VOSSA vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. BUSCAIS ANTES O REINO DE DEUS, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (conforme a necessidade, nunca para regalar-se em deleites). Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Vendei o que tendes (estaria Jesus brincando quando disse isso?). Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói, (não posso ter os dois ao mesmo tempo? Ajuntar aqui e no céu também?) Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Sempre que leio este texto de Lucas eu sou confrontado com minha natureza e com o fato de que meu coração está, verdadeiramente, no mesmo lugar onde está o meu tesouro, ou seja, na minha profissão, na minha casa, na minha família, no meu carro, no meu cachorro...verdadeiramente, meu coração está preso, cativo e amarrado aos meus tesouros terrenos! Penso que, acerca do arrebatamento, que se todas essas coisas e pessoas não forem arrebatadas comigo, então o céu será um lugar horrível, talvez eu nem queira ir para o céu e ficar lá somente a contemplar a Beleza, a Formosura e a Santidade do meu Senhor. Penso que sentirei tanta saudade dos meus tesouros terrenos e mundanos que, para mim, o céu será uma terrível condenação!           
           
Isso choca, confronta e amargura meu coração, pois tenho que enfrentar meu cristianismo de aparência e religiosidade que tem tão pouco das “marcas de Cristo” (Gálatas 6:17) e, talvez, algumas pessoas que lerem este pequeno texto já tenham chegado a essa mesma impressão a respeito do cristianismo que estão vivendo, por isso, quero deixar aqui, algumas observações e conselhos práticos que tenho procurado aplicar em minha vida e que acredito serem indicados a todos aqueles que também desejam basear sua religião na Bíblia e nas Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo:

1- Primeiramente, não se desespere e nem se sinta desamparado, pois se você enxergou seu pecado e a superficialidade de sua vida cristã, então você já está na mesma condição do publicano que nem ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa...(Lucas18:13e14). Agora, não pare na caminhada, após a justificação (perdão dos pecados), o próximo passo é a santificação (separação), que significa buscar EM Deus a força e a sabedoria necessária para rejeitar e ser rejeitado neste mundo decaído a fim de seguir o Mestre e obedecer Seus mandamentos. Assim, passamos para a etapa das renúncias e da classificação dos bens, valores e ideais que iremos deixar para viver os planos e ideais de Deus. Comece a orar e remover, conforme direção do Senhor, os laços, bens e diversões que estão te distraindo e te prendendo ao mundo; Isso pode levar alguns dias, meses ou anos, mas tem que ser feito até o ponto de tornar Lucas 12 nossa realidade no que concerne às coisas terrenas.
           
2- Mude seus valores mundanos para os valores eternos: Talvez você pergunte: como? Lendo a Bíblia, orando, jejuando e observando como viviam e, sempre viveram, os verdadeiros discípulos de Jesus e o próprio Senhor Jesus que nos deixou Seu modelo de vida. Vou dar um exemplo de conceito errôneo que leva a práticas errôneas no viver cristão:
           
Estava em uma reunião da igreja e pude ouvir uma irmã fazer a seguinte afirmação: “A Igreja está crescendo numericamente e enriquecendo monetariamente, então: Deus está abençoando...!!”, este é exatamente o conceito que o mundo possui sobre bênção! Isto é um valor e um conceito humano que pode, sorrateiramente, fazer parte da ideologia de um cristão. Faz-se necessário dizer que, segundo este conceito mundano que se tem infiltrado na Igreja, o pequeno rebanho” que Deus ama, é, por este prisma de visão, o mais destituído de qualquer graça que já existiu, porque sempre será pequeno, pobre e fraco; Obviamente, esse conceito de bênção está equivocado. Se ele estivesse correto, a igreja ocidental que tem se enriquecido de bens e poderes terrenos com seus deputados e governadores cristãos seria, então, a mais amada por Deus; e a igreja perseguida, da janela 10/40 a mais desprezada pelo Senhor. Por este conceito, a igreja cristã mais abençoada e próspera, seria a Igreja católica do século XII ou da idade das trevas, ou idade média, quando o cristianismo católico julgava ter dominado todo o mundo conhecido de então, e através da leitura distorcida do livro de Josué pretendia conquistar a terra prometida através da força das cruzadas e da espada dos cristãos que matavam os mouros em nome de Deus e, pretendiam assim, conquistar a Jerusalém terrena, cada um tomando posse de todo o terreno onde pisassem a planta de seus pés. 

E, finalmente , por esta ótica da bênção terrena, humana e carnal, temos que considerar que se a bênção de Deus para sua Igreja está ligada a números, Deus jamais poderia repreender Davi por ter mandado contar o povo: “E pesou o coração de Davi por haver numerado (contado, medindo sua grandeza) o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade de teu servo; porque tenho procedido mui loucamente” (IISamuel24:10).        
           
Ainda, por este mesmo prisma, se a bênção do Senhor sobre a Igreja é identificada em crescimento numérico, então, seremos obrigados a crer que a religião mais abençoada é a que mais cresce e, portanto, sendo o islamismo a religião que mais cresce no mundo, então, deve ser Maomé o maior dos profetas e sua “religião” a mais abençoada!!! Claro que sabemos que nada disso é correto e por isso, precisamos ajustar nossa ótica, nossos valores e conceitos para não nos “conformarmos com este mundo” e seus valores e filosofias; como disse o Espírito Santo na pena do Apóstolo dos gentios: “Assim que, daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne (e seus conceitos e valores), e, ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne (velha natureza), agora já não O conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; Eis QUE TUDO SE FEZ NOVO (nova mente, mente de Cristo, novos conceitos, segundo Deus e Seu Reino) (IICorintios5:16e17). 
           
Quero aqui, fazer lembrança da ordem do Senhor Jesus que disse: “Ide, fazei discípulos...” para que sejam feitos discípulos verdadeiros, precisamos que se pregue o evangelho genuíno. Jamais tenhamos dúvida, que o evangelho deve ser pregado a toda criatura, mas conversão é algo que depende de Deus e da ação do Espírito Santo e não de uma falsificação do evangelho a fim de agradar e “agregar” os ouvintes buscando crescimento numérico.

3.Um passo de cada vez:“Não sede conformados (andar conforme, andar igual, pensar igual)com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso ENTENDIMENTO, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus” (Romanos12:2). Eis aqui a fórmula imutável do Espírito Santo:“Renovação do vosso entendimento”. Deus sabe que isso não ocorre do dia para noite, por isso, no versículo um Ele diz: Rogo-vos que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus e isso é vosso Culto racional, uma entrega voluntária e não forçada, uma escolha que fazemos e que dependerá do quanto iremos estudar a Bíblia e ser lavados na Palavra de Deus (João15:3) e do quanto iremos estar dispostos a obedecer a tudo aquilo que o Senhor nos mostrar de Sua vontade através da Palavra (João14:23). Do quanto nos permitiremos e desejaremos morrer em Cristo (Colossenses 3:3), morrer para nós mesmos e para nossa inclinação carnal.
           
4-Confiança irrestrita no Pai: “Operai (desenvolvei) a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem opera em vós tanto o querer quanto o efetuar (realizar), segundo a Sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. Retendo a Palavra da Vida para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido em vão (Filipenses 2:12,13,16). Mas o que para mim era ganho (bens e títulos deste mundo) reputei-o perda por Cristo (porque os valores de Cristo são diferentes dos nossos-Isaias 55:8). E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, e as considero como escória (lixo) para que possa ganhar a Cristo, e seja achado Nele, não tendo a minha justiça que vem da Lei (religiosidade humana, força carnal), mas a que vem pela fé em Cristo (a que olha para um Reino celestial, “naquilo que não é aparente”-Lucas17:20), a saber, a justiça que vem de Deus pela fé (“firme fundamento das coisas que se esperam e não se vêem”-Hebreus11:1) – Filipenses 3:8e9”.   

O Apóstolo dos gentios termina este pensamento dizendo: “Para conhecê-lo e as virtudes da sua ressurreição e a comunicação (participação) de suas aflições, sendo feito CONFORME A SUA MORTE; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado e já seja perfeito; mas prossigo para aquilo que fui também preso por Cristo Jesus (Filipenses 3:10a12)”. Aqui podemos ver que ele ainda não havia alcançado a perfeição que nos será dada apenas na ressurreição dos mortos, mas havia, no Apóstolo, o firme PROSSEGUIR para o alvo da perfeição, da Santidade, da Aparência e do Caráter de Cristo que, de tudo se DESPOJOUSE DESFEZ, e como diz a Escritura: Esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens... e foi obediente até a morte e morte de Cruz...(Filip.2:5e8)”.  Aqui, temos a medida exata e perfeita do nível de renúncia que a vida cristã nos pede, aqui, afirmo que não é apenas uma renúncia de coisas e de títulos deste mundo, mas uma renúncia de conceitos e valores, valores estes que passam de mundanos e carnais para eternos e espirituais!
           
Pois bem, este é o passo fundamental: Mudança de mente; a partir de agora podemos ajustar nossas orações, poderemos clamar ao Senhor a graça que somente Ele pode nos dar, podemos seguir o exemplo de Paulo em IICor.12:9, quando ele, insistentemente orava ao Senhor dizendo: Senhor, alivia o fardo, remove a cruz, retira o espinho da carne, diminui a carga de sofrimentos, já não posso suportar, então o Senhor responde: Calma Paulo, a minha graça te basta e não se esqueça que meu poder se APERFEIÇOA na fraqueza.

Na fraqueza quebro seu orgulho e vaidade e, na fraqueza, quebro o vaso de sua carne para formar Cristo em você. Faz-se necessário lembrar do Salmo de Davi: “Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais”. Veja que grande e perigosa armadilha para o EGO humano, veja quanto perigo a ausência de tribulações pode representar para nosso orgulhoso coração! Quão fácil esquecermos de nosso Deus quando tudo vai bem e dizemos: “De nada tenho necessidade! Por que orar tanto? Meu braço e meus recursos são suficientes para meus problemas!” 
           
E, finalmente, cônscio de mais esta experiência com o Senhor, não é de se admirar a conclusão a que chegou o velho apóstolo diante das mais terríveis perdas, privações e tribulações, quando ele afirma: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida DESESPERAMOS. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, PARA QUE NÃO CONFIÁSSEMOS EM NÓS, mas em Deus que ressuscita os mortos (IICoríntios 1:8e9). Que tremenda experiência irmãos, que maravilhoso tratamento para o ego, jamais poderemos mensurar o quanto isso nos é necessário para aprendermos nossa real condição e para vivermos para e pelo Senhor em completa dependência. Como disse o Senhor Jesus: “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.”(Lucas18:16) 
           
5- E em quinto e último lugar: “Assim também a fé, se não tiver obras é morta em si mesma. A Religião pura e imaculada para com Deus, o Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se das corrupções (influências, pensamentos e diversões) do mundo (Tiago2:17 e 1:27). Sabemos que as obras não nos salvam, mas este texto deixa claro que as obras refletem a vida, a mente e as atitudes de uma pessoa salva; Não somos salvos pelas boas obras, mas para as boas obras e elas demonstram que somos salvos. Dão um claro e prático testemunho daquilo que Deus operou em nosso caráter e essência!
           
Desta maneira irmãos, seguindo estes cinco passos iniciais, sem dúvida teremos a certeza de estar no único “Caminho, Verdade e Vida” que conduz ao Pai. Estaremos em Cristo e para Cristo em uma caminhada reta e certeira rumo ao Nosso Lar celestial onde descansaremos de todas as nossas obras no Senhor e, este texto de Lucas 12 poderá ser uma realidade em nossa vida de obediência e entrega à Vontade do Pai e não mais uma utopia inalcançável que apenas demonstra nossa total apostasia do evangelho da Cruz de Cristo. Desejo confessar que ainda não alcancei a medida de entrega, dependência e renúncia que tenho buscado em Nosso Deus, mas tenho sido muito ajudado por estes passos e espero que possam ser úteis aos irmãos. 
           
Que Deus muito os abençoe!

Em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: