domingo, 2 de junho de 2013

A Letra Mata


Por Irmão Acyr


"O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento". (Oséias 4:6)
"Nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia. Não existem atalhos para a santidade".  A. W. Tozer

Lendo IICoríntios 3:6 que diz, resumidamente: A letra mata, e o espírito vivifica. Um irmão disse algo que me impressionou bastante, ele disse: “Ta vendo, quem estuda muito a Bíblia morre espiritualmente e fica sem fé, porque a letra mata!” Queridos irmãos, não sei se algum dia esta interpretação já passou pela sua cabeça  mas, de qualquer forma, preciso informar que está completamente errada!

Claro que eu darei a interpretação correta do texto, mas antes, eu gostaria de dizer que se esta interpretação dada pelo irmão, estivesse correta, haveriam terríveis implicações para o restante da Bíblia. A primeira pessoa com problemas, seria o próprio Deus, pois foi Ele mesmo que mandou o povo estudar a Palavra em Oséias 4:6 – O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento. Outra pessoa que ficaria em maus lençóis seria o Senhor Jesus, pois Ele também aconselhou os religiosos a estudarem quando disse em João 8:32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará; e em João 17:17 – Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a VerdadeAssim, o Senhor Jesus afirmou que o estudo e o conhecimento da Palavra santifica e liberta. Teria Ele se enganado?

Uma outra pessoa com problemas  seria o apóstolo Paulo, porque ele disse em Romanos 10:17 – A Fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus. Assim, ele estava dizendo que estudar a Palavra gera, ou dá origem à fé! O apóstolo Pedro diz em IIPedro 3:15 - E tende por salvação a longanimidade de Nosso Senhor; como também o Nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segunda a SABEDORIA que lhe foi dada.  Pedro reconhece a sabedoria de Paulo, e hoje, todos sabemos que Paulo foi o maior teólogo e estudioso das Escrituras que conhecemos, assim, é provável, segunda esta interpretação estranha, que ele tenha se tornado um cético sem fé, já que estudava muito e conhecia muitíssimo as Escrituras e, afinal, a letra mata!!!!

Óbvio, irmãos, que esta contradição não existe na Palavra de Deus e este versículo de IICoríntios 3 não pode ser interpretado dessa forma. Então, vamos aprender a correta interpretação para jamais incorrermos neste erro e, não admitir que outros sejam enganados. IICoríntios 3:3 a 6 – Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra (lei mosaica) mas na tábua de carne do coração (conforme profecia de Ezequiel 36:26). E é por Cristo que temos tal confiança em Deus (podemos ver claramente que o apóstolo está fazendo uma comparação quanto à velha aliança da lei mosaica e da Nova Aliança em Cristo ratificada pela promessa do Espírito Santo sendo derramado sobre o povo de Deus). Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez capazes de sermos ministros dum Novo Testamento, não da letra (lei mosaica), mas do Espírito (derramado sobre a igreja no pentecoste), porque a letra (lei mosaica) mata, e o espírito vivifica.

Creio que é desnecessário explicar que estamos falando acerca de graça e lei, de velho testamento e novo testamento, e que basear-se neste versículo para dizer que o excessivo conhecimento da Palavra nos torna céticos e racionalistas é, no mínimo, uma afronta à Palavra e um total desconhecimento da mesma, o que nos torna apóstatas e não discípulos de Jesus Cristo pois Ele mesmo é: A Palavra encarnada!

Mas, como sempre digo, todos os textos Bíblicos precisam ser analisados em concordância com outros textos que falam acerca do mesmo assunto, por isso, para que fique clara a ideia de que a letra (lei mosaica) mata e não pode vivificar, teremos que estudar outros textos que falam do mesmo assunto. Recorreremos ao próprio apóstolo Paulo, para que ele nos dê a explicação do que havia dito em Coríntios 3, vejamos então o que ele disse em Romanos 7 :5 a 7 – Porque quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.  Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da LETRA . Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

Versículos 10 a 12 de Romanos 7 – E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para a morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e por ele me matou...e, por isso, “a letra mata”!!!

Não creio que seja necessário explicar todo o texto e também seu contexto, mas o apóstolo deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem, no entanto, dar uma solução ou uma remissão; e que a graça de Deus, em Cristo Jesus, que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade, não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica. Esta é a verdadeira explicação, dentro do contexto Bíblico e da correta hermenêutica. Por isso queridos irmãos, sempre que ouvir um irmãozinho dizendo: “Acho que não se deve estudar demais a Bíblia porque a letra mata” ...Grite a plenos pulmões: “Isso é uma heresia!”  Mortal mesmo é a ignorância, esta sim nos afasta do Deus verdadeiro! Precisamos amar a Palavra de Deus, o falar do Nosso Senhor, Ele tem muito a nos dizer e nos corrigir.

Eu vos exorto irmãos: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra (Oséias 6:3). Amemos a Palavra irmãos, e vamos fugir desse misticismo barato e apóstata que prende as pessoas debaixo de tantos ensinos de espíritos enganadores e doutrinas de demônios ( ITimóteo 4:1).


Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: