terça-feira, 4 de junho de 2013

A Oração que Convém 

Por Irmão Acyr

"Por que Deus sempre respondia as orações de Jesus e Elias? Porque eles sempre oravam de acordo com a VONTADE DE DEUS, nunca para seus próprios prazeres e deleites TERRENOS!"


Queridos irmãos, meditando acerca da vida do profeta Elias, pude ver que, segundo o apóstolo Tiago: Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra (Tiago5:17). Pensando sobre isso, fui averiguar a pequena biografia deste profeta, no livro de Reis, e encontrei, verdadeiramente, um situação inusitada, vejamos:

IReis 18:42 a 46- Acabe(o rei) subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do monte Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes...E sucedeu que os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva... Após o término dos 3 anos, Elias muda a oração e agora pede para chover, e vemos que Deus imediatamente o atende! 

Sabe irmãos, eu meditava neste texto e, durante muito tempo, tentava entender o segredo desta oração tão poderosa, pensei: Se eu descobrir, então “meus problemas acabarão...” Ainda que eu soubesse que, com Elias, não foi assim, pois após esta oração e o milagre da chuva, os problemas dele aumentaram em escala estratosférica, pois, a esposa do rei Acabe decidiu matá-lo, e ele se tornou o fugitivo mais procurado do país, tendo que se esconder “...Ele (Elias), foi ao deserto, caminho de um dia, foi sentar-se debaixo de um  Zimbro e pediu para si a morte, e disse: Já basta (de tanta injustiça), ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais (nem melhor que ninguém que eu conheça) IReis 19:4.

Em seguida, descobrimos que, verdadeiramente, Elias não era melhor que qualquer homem, e ele precisava mesmo descobrir isso no deserto e no sofrimento. Ainda podemos ver que naquele mesmo deserto, ele é alimentado por um anjo e logo em seguida tem um encontro marcado com Deus. Encontro onde ele, definitivamente, descobre que não era um homem melhor que os outros, mas era um homem escolhido por Deus para uma missão, amado pelo Pai, enviado pelo Senhor, sem descanso até completar a obra!  

Um outro fato que, também, muito chamou a atenção, foi que no momento mais angustiante da vida de Nosso Senhor Jesus, aqui na terra, Ele estava em um deserto de solidão, pois os amigos, vencidos pelo sono, foram dormir, e Ele resoluto e solitário, orava... abandonado, suava sangue(Lucas22:44). Pergunta então, ao Pai, se havia como passar dEle aquele cálice (Mateus26:39). Logo em seguida, perguntou novamente: ...e, indo, outra vez, orou dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a TUA VONTADE (Mateus26:42). Tanto Elias, como o Senhor Jesus oravam em desertos de abandono, solidão e injustiças.

Interessante que o cálice que Jesus iria beber representava a VONTADE DO PAI e, aqui, há algo fascinante: Este mesmo Jesus, quando era ainda uma criança, diz a Maria, sua mãe: E Ele lhes disse: por que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? (Lucas2:49). Desta forma, percebemos que o Senhor Jesus estava sempre focado nos negócios e na vontade do Pai. E aqui eu quero chamar a atenção da jornada de Elias e as semelhanças com a oração do Senhor Jesus.

Ambos no deserto, aqui simbolizando solidão e abandono, ambos sendo servidos por anjos (E deitou-se, e dormiu debaixo de um zimbro(de tristeza e cansaço): e eis que um anjo o tocou e disse: Levanta-te e come (nada de depressão ou reclamação). E olhou e, eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água...Levanta-te e come, porque muito comprido te será o caminho - IReis 19:5 e Lucas22:43). Mas de tudo isso, algo que parece ser o mais incrível: Qual a motivação que eles possuíam em suas orações? Por que Eles persistiam em orar? Será que o Senhor Jesus achava que Deus mudaria Sua Vontade, liberando Ele de ter de beber do cálice (crucificação)? Elias, quando orou para chover, sabia a Vontade de Deus?? Para responder a esta pergunta, precisamos voltar ao capítulo18 de IReis onde lemos no versículo um: E sucedeu que, depois de muitos dias, a Palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.    

Bom, então se Elias já sabia que ia chover, já sabia a VONTADE de Deus, por que ele orou? Creio que aqui, temos dois maravilhosos conselhos do Espírito Santo, vejamos:
Mateus 6:9 e 10 – Vós orareis assim: Pai Nosso que estás no CÉU...seja feita a TUA VONTADE...

Elias já sabia a vontade do pai, já sabia que ia chover, apenas orou concordando com o Pai, orou segundo a orientação e Vontade do Pai. Este é o segredo da oração de Elias e a razão de ser ela, tão poderosa!!! Esta é nossa obrigação, saber a Vontade do Pai e orar de acordo com ela!!

Agora, quero mostrar uma outra face da oração, vejamos:
Tiago 4:3,6,7,8,10 – Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (prazeres,conforto, bem estar)...Deus resiste aos soberbos(orgulhosos, vaidosos), sujeitai-vos, pois, a Deus (A VONTADE DE DEUS), resisiti ao diabo (príncipe deste mundo, com seus encantos e valores), e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus (perto dEle para ouvi-lo e saber SUA VONTADE)...Senti as vossas misérias(desejos errados, valores mundanos, inclinação para o erro), lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto (sai pra lá unção do riso) Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará (na vida eterna).

Aqui, nestes textos, descobrimos o segredo de Jesus e de Elias. Por que Deus sempre respondia as orações deles? Porque eles sempre oravam de acordo com a VONTADE DE DEUS, nunca para seus próprios prazeres e deleites terrenos! “Talvez, você pense: “mas Jesus no Getsêmani pediu para que o Pai removesse o "cálice", morte de cruz, sendo que esta morte era a Vontade soberana do Pai, teria Jesus feito uma oração errada???”

Neste momento, vemos a glória do Senhor Jesus expressa no livro de Hebreus 5:7 a 9 – O qual (Jesus), nos dias de sua carne, oferecendo com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas AO QUE O PODIA livrar da morte (cálice), foi OUVIDO, quanto ao que temia. Ainda que era FILHO, APRENDEU a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que o OBEDECEM.

Enfim, temos aqui o segredo de Elias: Ele orava de acordo com a Vontade do Pai e era ouvido e atendido. O Senhor Jesus também foi ouvido e poderia ter desistido da missão, mas Ele tem um problema, Ele nos ama, Ele veio para nos salvar e, em tudo, ser Nosso exemplo, por isso, no sofrimento, tomou uma lição acerca da obediência que Ele não precisava, mas deixou o exemplo. Ele sofreu porque nos amou! Não foi um mestre apenas teórico, mas participou do sofrimento (Hebreus 4:15).

Jesus ora perguntando se o cálice poderia ser removido, o Pai, ainda que com toda a dor de um Pai que assiste ao sofrimento de um Filho, responde Não, então Jesus diz o segredo da oração: Seja feita  a Tua Vontade. Ele não orava para mudar a Vontade do Pai, Ele orava para compreender e se ADEQUAR à Vontade do Pai. Ahhh meus irmãos, se compreendêssemos o quanto é significativa esta oração que nos MODELA ao Senhor!!! Enfim, estas são as duas finalidades primordiais da oração:

1 – Cumprir a Vontade do Pai. Fazemos isso orando em concordância com aquilo que Ele já nos revelou e nos deu o encargo da oração, exatamente como Elias orando para chover, depois de Deus avisar que daria a chuva, assim, em sua oração, Elias dizia que concordava com o Pai.
2 – Adequar nossa vontade à Vontade do Pai. Esta é a razão de Jesus ter feito uma oração que não seria atendida. Ele não orou para mudar a Vontade do Pai, Ele orou para estar adequado à Vontade do Pai:...Todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres (Mateus26:39). Isto é oração irmãos, não é um instrumento de barganha com Deus. Queridos, a grande maioria das nossas orações não serão atendidas; A grande maioria das nossas orações atende aos nossos desejos carnais e egoístas, e não podem ser atendidas!! Irmãos, eu vos exorto: Oremos, oremos, oremos...não para alcançar nossas petições e anseios humanos carnais, mas para que possamos ouvir o Pai, e dizer: Não seja como eu quero, mas como Tu queres! Não tenho dúvidas que, esta é, talvez, a mais nobre função da oração.

Creio que ainda faltou um esclarecimento acerca da oração: Você poderia perguntar: “E quanto ao deserto?” Eu responderia com dois versículos:

1 – Oséias2:14 – Portanto, eis que eu a atrairei (igreja), e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração .
2 – Oséias 13: 5 – Eu te conheci (crentes) no deserto, na terra muita seca.
Não tenho dúvidas de que a superficialidade de nossos relacionamentos com Deus, em muito se deve à ausência deste tratamento que só pode ocorrer em uma vida de deserto, pois sempre foi ali que Deus esculpiu o caráter dos santos e mártires do Cristianismo.

Por falta de conhecimento da Palavra e pelo pouco desejo de conhecer o real significado da porta estreita (Mateus7:14), foram criados muitos jargões e ensinos errados e absurdos acerca da oração; Um dos que mais me chamou a atenção, nestes dias, foi um irmão, cheio de boas intenções, lendo a epístola aos romanos e fazendo uma exegese que me fez pasmar. Antes do desvario feito pelo irmão, eu gostaria de apresentar a interpretação correta do texto:
Romanos 8:26 a 28 – E da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E Aquele que examina os corações (sabe de toda a maldade, maus pensamentos, inclinações e valores errados) sabe qual é a intenção do Espírito (O Espírito de Deus que deseja nos corrigir, tratar e arrancar todo o engano e maldade); é Ele que segundo (por ordem e desígnio de..) Deus intercede pelos santos (para acertar e corrigir a oração). E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem(disciplina) daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.

A pergunta é: que coisas são essas que contribuem para o nosso bem, ou seja, para nos adequar aos propósitos do Pai, que é o nosso maior bem? Que ferramentas o Espírito Santo usa para nos adequar e nos ajudar em nossas orações? A resposta é simples, está nos versículos de 35 a 39, deste mesmo capítulo de Romanos 8, vejamos: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito, por amor de ti somos entregues à morte todos os dias, fomos reputados como ovelhas para o matadouro... 

Não tenhamos dúvidas, esta é a contribuição do Espírito Santo que nos ajuda em nossa fraqueza carnal e ajusta nossas orações, para se tornarem orações segundo a vontade do Pai!!!  Irmãos, quando o Espírito Santo veio sobre Jesus em forma de pomba, após o Batismo nas águas, para onde o Espírito Santo levou Jesus? Onde o Senhor Jesus foi orar? Marcos 1:12 ; Mateus4:1 – O Espírito o impeliu(levou) para o deserto. E ali esteve no deserto por quarenta dias. E vivia entre as FERAS (tribulações, perigos, espada), e os anjos o serviam. Como você acha que o Espírito Santo vai te ajudar a fazer orações mais profundas e cheias de quebrantamento???  

Creio que já entendemos o mover do Espírito, a função do deserto, das tribulações e, finalmente, o propósito final da oração, que nada tem a ver com nossos anseios humanos egoístas, carnais e temporais e, sim, com a ação do Espírito Santo em nos adequar à Vontade e ao caráter do Pai, para que oremos concordando com Ele e para que nas negativas (orações não respondidas), nossas vontades sejam vencidas, venhamos a suar sangue até que toda nossa teimosia e obstinação estejam vencidas ao pé da cruz.

Então, voltando ao irmãozinho herege, que distorceu completamente este texto de Romanos, fazendo uma interpretação, no mínimo desconcertante, vejamos o que ele disse:
Quero, antes, lembrar que a Bíblia chama o anticristo de Besta, então, quem distorce a Palavra criando estas heresias tem espírito de que?? Vamos ao absurdo:

Disse ele: “O Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, não sabemos orar como convém, então, já que a gente não sabe orar, então o Espírito nos coloca em uma espécie de transe, ou hipnose e a gente fica orando por oras a fio, sem entender uma palavra do que estamos falando... o  melhor de tudo é que satanás também não entende, Deus, talvez entenda, porque o apóstolo Paulo diz em Corintios14:15 que, quando oramos em línguas desconhecidas, o entendimento fica sem fruto mesmo, mas não tem problema, porque a edificação acontece, mesmo que não haja nenhum entendimento do que foi dito na oração. É uma questão de edificação pessoal e não precisa compreender nada do que foi dito, o importante é que o Espírito usou minha boca emprestada para falar com Deus, e eu, como um boneco, ou um cãozinho amestrado, falei coisas que não faço a menor ideia do que eram, já que não tenho o dom de interpretar e fui EDIFICADO, mesmo assim.”

Eu sei que pode parecer que é brincadeira, mas eu ouvi mesmo isso e, para meu maior espanto, tem até livros que ensinam essas orações e as técnicas para se chegar ao estágio mental em que o "espírito" domine a mente e utilize a boca da pessoa nestas orações de auto-edificação e auto-satisfação.

A Bíblia diz : Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem( ITimóteo 2:5). Como poderia ser o Espírito Santo um mediador entre Deus e os homens se, somente Jesus, é este mediador?? É óbvio que não é esta a função do doce Espírito, Ele jamais se colocaria contra a Palavra que Ele mesmo trouxe a nós! Ele jamais será um intermediário na oração, como afirmou o irmãozinho. A ação do espírito santo é nos capacitar, nos preparar, nos treinar. E não nos hipnotizar para Ele (espirito santo) orar através da gente! De onde saiu essa teologia? O pior é que tem até músicas que dizem esse absurdo!  Deus quer filhos que o amem e se relacionem com Ele, não bonecos nas mãos de um ventríloquo.

Irmãos, não estou relatando isso com o objetivo de ridicularizar e vilipendiar ninguém, mas, com muito temor e respeito ao Senhor, escrevo aqui, para alertar acerca do grande perigo das interpretações esdrúxulas e superficiais que têm sido feitas da Palavra de Deus, principalmente porque cada vez menos a Bíblia tem sido ensinada, com seriedade, nas igrejas. Os cultos estão cada vez mais parecidos com shows, e os sermões cada vez mais interessados em agradar os ouvintes com promessas de vida boa nesta terra , dizendo que Deus quer nos dar aqui, no mundo, as bênçãos prometidas para os séculos vindouros e para a Canaã celestial, onde moraremos com o Senhor eternamente!

Espero ter contribuído para edificação e crescimento dos irmãos com mais este esclarecimento da Palavra que o Senhor nos tem dado encargo de escrever.

Que Nosso Deus muito os possa abençoar, com toda sorte de bênçãos espirituais, nos LUGARES celestiais e que, para isso, os irmãos conheçam a oração no deserto e no Getsêmani, se possível, com gotas de sangue a sair pelos poros!!

Que Deus muito os abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: