domingo, 9 de dezembro de 2012


Gênesis Capítulo 28

"...Jacó ainda não havia chegado AO FIM DE SI MESMO; por isso não havia começado realmente com Deus. Somente após a morte do EU, podemos ser cheios de Cristo".
 

Gn.28:1a5 – Neste capítulo Jacó se despede da casa de seu pai e podemos vê-lo partindo como um vagabundo solitário para um terra distante. É aqui que os desígnios de Deus começam a se manifestar em sua vida, ele começa a colher os frutos amargos do seu procedimento para com Esaú, ao mesmo tempo, Deus é visto elevando-Se acima de toda a loucura e fraqueza de Seu servo e manifestando a Sua graça soberana e profunda sabedoria na forma como trata com ele.
Deus cumprirá os Seus propósitos, não importa quais sejam os meios utilizados para esse fim, mas se um filho seu em impaciência de espírito e incredulidade de coração, se desliga das Suas mãos, deve esperar muito exercício doloroso e disciplina aflitiva. Foi assim com Jacó: Não teria que fugir para Harã se tivesse permitido que Deus atuasse por ele. Deus teria, certamente, tratado com Esaú e dado a bênção ao Seu escolhido Jacó, sem que ele tivesse que enganar e roubar aquilo que sempre foi dele por escolha soberana de Deus. Aqui está a fraqueza de nossos corações, não permanecemos inativos nas mãos de Deus; queremos atuar e, por meio da nossa atuação, impedimos a manifestação da graça e poder de Deus em nosso favor. “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus” (Sl.46:10).
Contudo, Deus domina graciosamente a nossa loucura e fraqueza, não obstante termos de colher os frutos dos nossos métodos impacientes, Ele serve-Se deles para nos ensinar ainda maiores lições da sua graça e perfeita sabedoria. Nossos erros nos levam a muitas circunstâncias dolorosas, mas somos confortados em saber que Deus tem sua prerrogativa em tirar bem do mal; dar comida do comedor e extrair doçura do forte; e por isso, é verdade que Jacó teve que exilar-se da casa de seu pai em consequência do seu ato impaciente e enganoso, é, também, igualmente verdade que ele jamais teria aprendido o significado de Betel se tivesse ficado em casa. Isso, ao mesmo tempo que não justifica a nossa impaciência e incredulidade quanto aos métodos do Senhor, também nos fala da maravilhosa bondade de nosso Deus trabalhando no caráter dos Seus servos através das consequências dos pecados.
Gênesis 28:6- “Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã;....... Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão.........” Aqui vemos que Esaú, após perder a bênção e estar ciente de que suas atitudes anteriores em relação á escolha de esposas ímpias havia desagradado, em muito, a seus pais, ele tenta, possivelmente, reverter a situação na esperança de ganhar de volta a bênção perdida. Faz uso de uma estratégia humana e carnal, certamente, sem nenhuma oração ou quebrantamento, desta forma, vai ao irmão de seu avô Abraão e toma uma esposa de uma família que Deus havia rejeitado e separado; Não consegue perceber que sua estratégia de redenção se torna em um mal ainda maior, aumentando a impiedade em sua família.
Gênesis 28:10 – “Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã”; Jacó era um homem caseiro, acomodado ao lar, não podemos imagina o quanto deve ter sido dolorida esta despedida; Ele não tinha certeza, mas já podia imaginar que nunca mais veria sua mãe.
Gênesis 28:11 – “E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar”. Do conforto do lar a uma situação de ter uma pedra por travesseiro, Jacó começa experimentar as consequências de seus atos. Agora, ele tinha o chão por cama e a abóbada celestial por teto, dormindo em completo desamparo, a mercê dos lobos e escorpiões do deserto, sem bagagem e sem dinheiro ele estava no local exato onde poderia ter um encontro com a misericórdia inesgotável do Deus altíssimo!
Gênesis 28:12,13 – “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência”; Oh bendita e santa misericórdia do Nosso Deus, uma escada estava diante de Jacó, anjos desciam e subiam por ela, havia comunicação, ele não estava só e desamparado, ele sempre esteve debaixo daqueles olhos que, do topo da escada, tudo podem ver, ele estava, constantemente, sendo guardado e ministrado pelos anjos que tocavam a terra trazendo os benefícios do cuidado divino. Mas o amor e as misericórdias de Deus não param ai........ João 1:51 – “E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. Jacó viu os anjos subindo e descendo sobre a rocha, mas nem sequer podia compreender que um dia, a própria Rocha Eterna, a Pedra de Esquina, o Senhor Jesus que estava no topo da escada (Lc.20:7, At.4:11, Ef.2:20, Is.28:16, IPe.2:6), estaria, um dia, pisando sobre a terra, na forma humana, para estabelecer a escada de comunicação entre o céu de Deus e os homens por Ele resgatados.
Gênesis 28:14a16 - E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia”. A manifestação da bondade e da soberana graça de Deus é sempre fascinante, Jacó  talvez poderia, por seus atos e méritos esperar a mais dura e severa repreensão, mas não é isso o que acontece, antes, com ternura e amor inexprimível o Senhor diz a ele: Estou contigo, te guardarei, não te deixarei .......até que cumpra todo o Meu desígnio sobre você e sua descendência. Deus escolhera Jacó antes de seu nascimento, que sublime esperança, tudo estava nas mãos de Deus, não dependia dos acertos e virtudes de Jacó, antes, quão terrível seria se assim fosse. Toda nossa esperança está depositada na bondade de nosso Deus e nos méritos do nosso Cristo que toca a terra!
Quão maravilhosa manifestação da graça de Deus nesta visão de Jacó, pois já tivemos ocasião de ver alguma coisa do verdadeiro caráter de que ele possuía e da situação em que se encontrava; agora, ele nada mais possuía, ou era a graça divina para com ele, ou era nada. Por nascimento ele não tinha direito à herança, nem tão pouco por caráter. Esaú até podia mover uma pretensão com base nestes dois fundamentos, desde que as prerrogativas de Deus fossem postas de parte; Jacó nada tinha em que estribar-se, nada merecia, nada possuía, a não ser mais pura graça soberana de Deus. Por isso a revelação que o Senhor faz ao Seu servo eleito, na passagem que acabo de reproduzir, é um simples relato ou profecia daquilo que Ele Próprio havia ainda de fazer. “Eu sou....., darei....., guardarei....., farei tornar....., não te deixarei até que te haja feito tudo o que te tenho dito”. Tudo vem de Deus, sem condição alguma. Não existem “se’’ e “mas”; porque quando a Graça atua não pode haver tais coisas. Onde há um se não pode ser graça.
Não podemos deixar de reconhecer a bem-aventurança de uma tal situação, em que nada temos para nos apoiarmos senão Deus. Segundo este princípio seria para nós uma perda irreparável termos de nos apoiar em qualquer mérito próprio, pois neste caso, Deus trataria conosco com base em nossa responsabilidade, e o fracasso seria, então, inevitável. Jacó era tão mau que ninguém, senão Deus, bastava para tudo que seu estado exigia.
Gênesis 28:17 - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Aqui vemos o qual pouco Jacó conhecia do Bendito Deus que acabara de se revelar a ele; mal acordara do sonho e já mostra o seu verdadeiro caráter, não se sentia nem um pouco a vontade na presença de Deus. Entendemos que a revelação de Deus mesmo é uma coisa, e a nossa confiança nessa revelação é outra coisa bem diferente. O coração de Jacó não estava tranquilo na presença de Deus; nem tão pouco pode estar qualquer coração até ser inteiramente esvaziado e quebrantado. Ele ainda precisava ser tratado até aprender a descansar como uma criança nos braços d´Aquele que podia dizer: “Amei a Jacó”.
A casa de Deus e a presença de Deus não é assustadora para aquele que conhecem o amor de Deus manifestados no sacrifício de Cristo. Eles podem assim dizer:
Salmos 26:8 - SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
Salmos 27:4 - Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
Salmos 84:1,2 - QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Todavia o conhecimento de Jacó, tanto de Deus como de Sua casa, era muito superficial, neste ponto da sua história. Por isso, Jacó ainda pensava que poderia manipular e fazer acordos com Deus baseados em seus méritos e atitudes; ele tenta fazer um contrato com Deus, pois dentro de seus padrões humanos, não poderia crer que pudesse receber algo sem uma negociação baseada em toma lá da cá! Vejamos:
Gênesis 28:20,21 - E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; Observe a frase: “Se Deus for comigo”. Ora, o Senhor havia acabado de dizer, enfaticamente: “.....estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra”. E contudo o pobre coração de Jacó não podia ir além de um “se”, nem tão pouco nos seus pensamentos acerca de Deus pode elevar-se acima de “pão para comer e vestidos para vestir”. Tais eram os pensamentos do homem que acabara de ter a mais sublime revelação da escada de Deus, cujo topo tocava os céus, com o senhor acima dela. Jacó era, evidentemente, incapaz de compreender a realidade e a plenitude dos pensamentos de Deus. Julgou Deus baseado em si mesmo, em seus próprios parâmetros e falhou completamente em compreendê-Lo. Numa palavra, Jacó ainda não havia chegado AO FIM DE SI MESMO; por isso não havia começado realmente com Deus. Somente após a morte do EU, podemos ser cheios de Cristo. João 12:24,25 – “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna”.
OBS:. Para acompanhar o Estudo do Livro de Gênesis a partir do capítulo 1 >CLIQUE AQUI<

3
0 Comentários

Nenhum comentário: