domingo, 6 de dezembro de 2015

Qual o oposto da fé? 

"Será que transformar o Senhor da Glória em uma pintura, um quadro ou colocar um ator para representa-lO não é uma ofensa à Sua Beleza e Santidade?"

Para responder a esta pergunta será necessário, primeiramente, definirmos o que é fé segundo a Palavra de Deus. Precisamos saber identificar aquilo que muitos chamam de fé, mas que não possuir qualquer relação com as Escrituras e, portanto, é falsa. Exemplo: Alguém pode dizer: “Tenho fé que vou tirar o maior prêmio da Loteria neste mês, fiz minha fezinha de toda semana e estou esperando...”. Fazer uma fezinha é uma prática popular bastante comum para os viciados em jogos e ávidos por dinheiro fácil, mas isto nada tem a ver com a fé salvadora e Bíblica que todo cristão genuíno deve possuir. Isto posto, vejamos a definição dada nas Escrituras:
Hebreus 11:1-3 – “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. A fé é um firme fundamento, ou seja, uma forte convicção, uma inexorável certeza acerca de algo que se espera, mas que NÃO SE PODE VER! Por esta forte convicção, entendemos que tudo foi criado pela PALAVRA de Deus (“os mundos pela Palavra”). 

Finalmente, “aquilo que se vê, não foi feito do que é aparente”, ou seja, a Palavra invisível fez todas as coisas visíveis e, a fé “que vem pelo ouvir da Palavra de Deus” (Rm10:17) é gerada em algo invisível aos olhos, como o vento que sopra onde quer e sentimos seus efeitos, porém não podemos ver (João3:8). A definição de fé está relacionada com algo que não podemos VER, um fundamento, uma esperança em algo invisível, mas estamos certos e convencidos de que é real:
Romanos 8:23-25 – “E não só ela (toda natureza), mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos”. Se esperamos, o que não vemos, aprendemos a ter fé paciente. A esperança que se vê não é esperança, da mesma forma que a fé, gerada através dos olhos não pode ser fé... se a fé por definição é algo que não se vê, mas que se aprende pelo ouvir, então “...estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. Porque andamos por fé, e não por vista” (IICorintios 5:6,7). Mesmo que fossem imensos os sofrimentos e angústias que Paulo atravessava naqueles dias, ele não se firmava na aparência das coisas e das circunstâncias, ele tinha sua fé no INVISÍVEL.
Uma questão importante: Se andamos por fé e não pelo que vemos, então, quando nós estivermos vendo, ainda precisaremos de fé?
ICorintios 13:9a13 - “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.
Como entender estes conceitos? O que Paulo estava explicando à Igreja de Corinto, era a relação da fé com os dons e sinais visíveis, ou seja, aqueles sinais e prodígios operados pelo Espírito e manifestados na Igreja. Paulo fala da importância destes sinais, não os despreza e, também, ensina que enquanto esperamos o aparecimento d`Aquele que é Perfeito, estas coisas tem seu lugar na vida da Igreja; mas não podemos esquecer que ainda vemos as coisas de Deus de forma embaçada, como nos espelhos antigos feitos de metal, (não existiam espelhos de vidro naquela época, sendo as imagens dos espelhos metálicos de péssima qualidade); sinais visíveis, dons, prodígios e milagres apontam para o que é Perfeito, mas a fé genuína não pode ser baseada nisto, pois busca a imagem real e não a caricatura de um espelho embotado. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Crianças precisam de coisas visuais, mas um adulto, um cristão que busca a maturidade e a fidelidade, não pode ser uma criança grande, isso seria uma aberração, ele precisa deixar as coisas de menino, precisa crescer e compreender que o relacionamento com Deus se dá pela fé, esperança e amor... coisas que não são visíveis, sendo que o maior destes é o amor, pois um dia, veremos o Senhor face a face e, nesse Dia, a fé e a esperança acabarão, permanecendo, unicamente o amor, afinal, aquilo que alguém já está vendo, não precisa mais esperar em fé... 
Isto posto, voltamos à pergunta que deu origem a este texto: Qual é o oposto da fé? Creio que podemos utilizar o versículo de IICor.5:7 na versão Almeida Corrigida e Atualizada para darmos a resposta. Vejamos: “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos”. Disto podemos concluir que andar por fé é o oposto de andar por vistas e, sempre que alguém tentar basear ou gerar uma fé baseada no visível, certamente, estará gerando uma fé não Bíblica e não cristã. Exatamente por isso, o Senhor deixou ordenado, em Sua Palavra, que Seus filhos jamais se utilizassem de imagens ou coisas visuais no que concerne à pregação da fé, vejamos:
Deuteronômio 4:10-12,15,16 -  “O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe, quando o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos; E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão; Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.... Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher”.  
Conclui-se da Palavra: Vocês ouviram a voz, mas nada puderam ver; vocês não viram nenhuma imagem, vocês devem ensinar as futuras gerações da mesma forma, ou seja, utilizando a Palavra, jamais imagens, jamais outro método, a Palavra deve ser ensinada aos ouvidos, a Palavra gera a fé, imagem gera IDOLATRIA, jamais façam imagens do divino. Lembrem-se, vocês não viram nada, portanto, tudo o que inventarem será falso, será maligno, será idólatra!
Êxodo 20:4 – “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.
Deuteronômio 5:8,9 – “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. 
Os liberais dirão: “Pera aí, quer dizer que fazer imagens de Deus é a mesma coisa que ODIAR a Deus? De jeito algum, isso é só no Velho Testamento, eu, por exemplo, fiz uma tatuagem com o rosto de “Jesus” no meu braço e acho que isso é uma prova do meu amor por ele, eu tenho por ele o mesmo sentimento que tenho por minha namorada... no outro braço tatuei o nome dela... Isto não é uma bela prova de amor? O sentimento que tenho por minha namorada não é o mesmo que devo ter pelo Senhor, não é tudo igual”?
Infelizmente, esta é a fala daqueles que não temem ao Senhor, daqueles que não amam a Palavra, daqueles que, em sua idolatria, odeiam o Verdadeiro Deus e, na sua suposta sinceridade, estão prestando um desserviço ao Reino. O Novo Testamento mantém a firme ordem de não fazer imagens do Divino, pois afirma expressamente que aquilo que ninguém viu, não pode copiar e, também, não deve ser copiado, pois será falso e mentiroso; vejamos: 
ITm.6:14a16 – “Guarde este mandamento imaculado e irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é Bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu e nem pode ver. A ele sejam a honra e poder para sempre. Amém”.
Os liberais certamente irão objetar desta passagem dizendo: “Está vendo, a Bíblia está errada em dizer que ninguém viu a Jesus e nem pode ver, afinal todos os apóstolos e discípulos viram”. Aqui está uma afirmação tola e herege, claro que antes de subir ao Pai para ser glorificado, os apóstolos o viram, antes e, até mesmo, após Sua ressurreição (João20:17). Após sua ascensão definitiva (At.1:9), não foi mais visto e, uma nuvem o cobriu, fazendo menção, exatamente, às aparições de Deus no Velho Testamento, em que nuvens eram postas por cobertura de sua Glória...Êx.14:24; 16:10; 19:16; 24:15,16,18; 33:9.  Após sua ascensão, o Senhor Jesus demonstra, claramente, através desta nuvem que Sua Glória é a mesma do Pai e não pode ser vista por olhos humanos manchados de pecado, por isso, diante dos olhos de Seus discípulos Ele foi encoberto pela nuvem em clara referência às Suas aparições no Velho Testamento:
Êxodo 34:5 – “E o SENHOR desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do SENHOR”.   
Atos 1:9 – “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”.
Recebido na nuvem, Exaltado, Glorificado e Bendito para todo o sempre, Amém!
Houve um Apóstolo que, já bem velho, na Ilha de Patmos, esteve bem perto de ver o Senhor, seu nome era João, o discípulo amado, aquele que reclinara sua cabeça no ombro do Senhor durante a última ceia (Jo.21:20), ele teve uma visão do Senhor Glorificado, aquele mesmo Senhor que ele acompanhou por três anos em seu estado de humilhação e carne. Mas vejamos como Ele, agora, recebido nas nuvens e em Sua plena glória é visto pelos olhos humanos do mesmo discípulo:
Apocalipse 1:7-16 – “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém... Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta... e virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece”.
A pergunta que devemos fazer aos liberais é: Será que o Apóstolo João que sempre teve tamanha intimidade com o Senhor Jesus, e caiu como morto aos Seus pés após ter um vislumbre da sua Tremenda Glória, será que ele teria coragem de fazer uma tatuagem ou mesmo uma imagem do que Ele viu? Ele teve tanto pavor e medo que caiu desmaiado de terror, pois ele, um pecador, diante da Majestade e da Santidade do Filho de Deus não tinha como estar em pé. Outra pergunta é: Qual tinta ou que papel ele poderia utilizar para descrever a Beleza daquilo que viu? Será que existe algum ser humano com tamanha habilidade para retratar com fidelidade e justiça a Beleza deste quadro? Ou será que toda pintura feita por criaturas caídas será sempre inferior, desrespeitosa, mentirosa e falsa? Será que transformar o Senhor da Glória em uma pintura, um quadro ou colocar um ator para representa-lO não é uma ofensa à Sua Beleza e Santidade? Será que, como no sonho Agostinho que riu de uma criança que tentava esvaziar as águas do mar, jogando-as em um buraco na areia através de um balde, não seria um bom exemplo para aqueles que tentam pintar um quadro da Majestade do Senhor? Será que Deus se sente honrado quando Sua Glória é representada pelo pincel de um cego pecador, em clara desobediência à Sua Palavra? Será que Deus tem mais prazer nos sacrifícios ou na obediência? 
ISamuel 15:22 – “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. 
A fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra” (Rm.10:17). Verdadeira fé está relacionada ao ouvir, por isso, ouçamos o conselho do Senhor:
Fé significa ouvir, jamais ver:
Deuteronômio 5:1 – “E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir”. 
Deuteronômio 6:4 – “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”.
Deuteronômio 9:1 – “OUVE, ó Israel, hoje passarás o Jordão, para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes, e muradas até aos céus”.
Deuteronômio 20:3 – “E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles”.
Deuteronômio 27:9 – “Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje vieste a ser povo do SENHOR teu Deus”.
Não voltem às velhas práticas, não sejam guiados por vistas.

Deus os abençoe.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: