sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Êxodo Capítulo 33                                      

"Somente dEle depende nossa salvação, obediência, diligência e fé... se Ele nos dá o Espírito, vivemos, se Ele de nós esconde o rosto, perecemos, se alguma vez em nossa existência fizemos algo bom, foi porque Sua Mente estava em nós, se em tudo erramos, então nada mais foi do que simples manifestação de nossa própria natureza".

Êxodo 33:1a4 – “DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti... A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios”.Triste foi a decadência do povo do Senhor, pois o Senhor havia declarado no início: “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e tenho visto o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci suas dores”. Agora, porém, tem que dizer: “Tenho visto este povo, e eis que é povo obstinado”. Um povo afligido é objeto de Graça, mas um povo obstinado é preciso que seja humilhado. O clamor de Israel oprimido havia obtido resposta por meio da manifestação da graça; mas o cântico idólatra de Israel deve ser atendido pela voz de severa admoestação.

Êxodo 33:5e6 – “Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe”. É preciso entender que, somente quando somos despidos dos atavios da nossa natureza mundana é que Deus pode tratar conosco. Somente um pecador despido pode ser revestido; assim, um pecador coberto de ornamentos, enfeites e sabedoria deste mundo, deve, peremptoriamente, ser despido. É necessário que sejamos despojados de tudo o que pertence ao ego, antes de podermos ser revestidos daquilo que pertence a Deus.

É preciso salientar algo acerca do tratamento do Senhor com Seu povo, pois o Senhor havia declarado: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Êx.19:5e6). Mas, como era de se esperar, uma vez que o Senhor deixou como cláusula um SE ...diligentemente ouvirdes e guardardes ... então, o homem apoiado na Lei, falha completamente; E o Senhor dá, então, uma sentença sob a Lei: “Quem é do Senhor venha até mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi” (Êx.32:26). Desta forma, sob a velha aliança, aquilo que deveria ser o sacerdócio real de todos os crentes, passa a ser uma exclusividade dos levitas; mas graças a Deus em Cristo Jesus, nosso Bendito Senhor, temos, sob a Graça, novamente o sacerdócio universal de todos os crentes: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (IPe.2:9).

Quero apenas deixar um esclarecimento acerca deste ponto: Vemos em Êxodo 19 a proposta do Senhor para uma nação de sacerdotes, onde todos tivessem livre acesso a Ele e, logo em seguida, no capítulo 32 esse acesso é restrito aos sacerdotes levitas; muitos podem pensar que esta restrição se deve a uma frustração de Deus devido à falha e a desobediência de Seu povo, sendo o sacerdócio levítico uma alternativa de escape. Porém, todo aquele que possui uma mente espiritual, compreenderá que o Senhor nunca falhou ou mesmo mudou de planos após uma falha humana, JAMAIS! Não são as falhas ou acertos humanos que orientam o Senhor em Suas ações.

O que ocorre com o Deus Santo, Onipresente, Onipotente, Onisciente, é que, para Sua Igreja, Ele preparou uma trajetória de ensino em tudo aquilo que dantes foi escrito...
Romanos 15:4 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

É preciso que se saiba que em nenhum momento da história humana, nossa salvação dependeu de nossos méritos e obediência, mas, pelo contrário, tudo aquilo que, no Velho Testamento, apontam nossas falhas e irremediável decadência, tem por objetivo nos conduzir de forma célebre Àquele que nunca falhou e sob cujas Asas podemos ter nossa passagem para a Canaã celestial. Somente dEle depende nossa salvação, obediência, diligência e fé... se Ele nos dá o Espírito, vivemos, se Ele de nós esconde o rosto, perecemos, se alguma vez em nossa existência fizemos algo bom, foi porque Sua Mente estava em nós, se em tudo erramos, então nada mais foi do que simples manifestação de nossa própria natureza.

Êxodo 33:7 – “E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial...”. Assim, o arraial do povo foi rejeitado como local da presença divina. Deus já não estava ali. “.... E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial”. Eis aqui um princípio precioso da Verdade que a mente espiritual facilmente compreenderá. O lugar que Cristo ocupa agora é “fora do arraial” (Hb.13:13), e nós somos convidados a sair ao Seu encontro. É necessário muito poder e discernimento espiritual para compreender o que significa estar separado do arraial por causa da contaminação deste e, ainda assim, ter a Graça que nos habilita a atuar em favor dele.

Êxodo 33:11a13 – “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial... E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo”. Precisamos dar uma atenção especial aos dois pedidos de Moisés. No primeiro ele pede como prova da Graça de Deus a permissão para conhecer O Seu Caminho. Na segunda, pede a Presença do Senhor junto a si e ao povo... “Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?”(Êx.33:16). Qual o fundamento destes dois pedidos? Graça, inteiramente Graça! Só ela nos permite conhecer O Caminho e termos a Presença do Senhor, caso contrário, o fim natural é ser consumido.

Moisés falava com o Senhor face a face e, certamente, ele se distinguiu completamente em um fundamento principal, pois o Senhor ...“Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel” (Sl.103:7). Que grande diferença de interesses temos aqui, o povo estava interessado nos feitos do Senhor e viram Seus milagres, mas Moisés viu algo muito maior e melhor, ele viu “os caminhos”, Ele viu o coração do Senhor!

Êxodo 33:18,19 – “...achastes graça aos meus olhos...Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém Ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”. Qual o fundamento aqui? Por que tanto privilégio a Moisés e não a todo o povo? A resposta é simples: Graça...favor imerecido... “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia”. Moisés havia cometido assassinato em sua juventude, foi tão mal e rebelde quanto qualquer um de nós, mas, sobre ele a poderosa Mão fez todo o trabalho, moldou e fez de novo o vaso antes quebrado. Talvez, aqueles que desconhecem o Senhor e Sua Bondade, acharão uma grande injustiça que o Senhor use de tanta misericórdia para com Seus eleitos e o rigor da Lei para com os demais... “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Rm.9:20).

Êxodo 33:20a23 – “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá”. Duas sentenças são cruciais aqui: A primeira, ninguém verá a face do Senhor e viverá. A segunda, sob uma fenda na rocha, é possível ver a glória do nosso Deus. E o que isto nos revela? Uma fenda se abriu na Rocha Eterna (IPe.2:6), a pedra de Esquina (Ef.2:20), a Rocha que  os construtores rejeitaram (At.4:11), ela nos mostrou a Glória do Senhor sobre todos aqueles que a “Mão cobriu” e aos olhos desvendou. “Veio para o que era Seu (o mundo todo), mas os Seus O rejeitaram; a todos, porém, que O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João.1:11,12). Eles contemplarão, na glória, a amada face do Senhor. A rocha ferida pelos nossos pecados, mas Eleita principal de esquina...O Rei Jesus. Aleluia!

Obs: Para ler o estudo completo do livro de Êxodo clique aqui

3
0 Comentários

Nenhum comentário: