domingo, 7 de dezembro de 2014

As Riquezas da Injustiça

"Por que os filhos deste mundo são mais sábios que os filhos da luz?"

Estava meditando acerca de uma antiga pergunta que me haviam feito acerca da possibilidade de reconhecermos as pessoas ou entes queridos no céu (tabernáculos eternos). Pensando acerca do uso bíblico do dinheiro, acabei encontrando, também, uma resposta a esta pergunta. Vejamos os textos que o Senhor utilizou para tirar minhas dúvidas:

Mateus 6:19 a 24- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

E Lucas 16:1 a 13- E dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o disse-lhe: Que isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás mais ser meu mordomo. E o mordomo disse consigo: Que fareis, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinquenta. Disse depois o outro: E tu quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Para  entender a revelação da PALAVRA  do Senhor, que se revela em nosso espírito, precisamos  ler com reverência e oração. Quero começar esta meditação nos versículos que os textos possuem em comum: Mateus 6:24 e Lucas 16:13- (Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom).  Aqui  vemos  os dois Senhores, Mamom, o deus pagão das riquezas e do ouro, e o Nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo. A pergunta e, também a afirmação do Senhor é: Não podemos servir os dois ao mesmo tempo, porque, ou servimos a um e aborrecemos o outro, ou amamos a um e desprezamos o outro e, talvez aqui, muitos irmãos correm o risco de achar que estão prestando um bom serviço ao Senhor, porém permanecem cativos de Mamom, sem nunca terem compreendido o eterno propósito do Senhor em nossa salvação e os verdadeiros valores espirituais e eternos.
       
Este texto é claro em si mesmo, e nada temos a acrescentar a fim de facilitar o entendimento, mas no texto de Lucas 16:8 o Senhor diz: Louvou ou elogiou o Senhor (patrão) daquele mordomo (administrador) por ter agido prudentemente com as  riquezas da injustiça... pois os filhos deste mundo (não salvos) são mais sábios que os filhos da luz nos assuntos referentes a dinheiro (riquezas injustas).
      

Aqui tem algo que nos chama atenção: O Senhor Jesus sempre se refere ao dinheiro como riquezas da injustiça e isso parece uma constante em seu ministério terreno... também, Ele o  chama de bem corruptível (Mt.6 :19). O Senhor deixa claro que esta é uma riqueza da injustiça e também corruptível, ou seja, passageira e, por isso, jamais deverá ter preeminências em nossas vidas, jamais devem ser nosso foco!

Mas algo surpreendente acontece nesta parábola, pois ao invés de simplesmente desprezar as riquezas da injustiça e, também, o mordomo (administrador) que parecia por demais apegado a ela, o Senhor, pelo contrário, elogia o mordomo infiel por ter sido SÁBIO no uso destas riquezas. O Senhor também diz que os filhos deste mundo são mais sábios na administração dos bens que os crentes, talvez você se pergunte, como isso é possível?
       
resposta não é difícil, vejamos: Por que o mordomo infiel foi sábio no uso das riquezas da injustiça?  Resposta: Porque ele a utilizou para amenizar as angústias e o sofrimento de pessoas endividadas e sofredoras deste mundo. Ele abençoou vidas com os  recursos das riquezas ilícitas, amenizando as dívidas, ainda que de forma desleal com o patrão ou senhor dele. E por que os filhos deste mundo (trevas) são mais sábios que os filhos da luz?  Não será por que os maiores centros de caridade e de ajuda ao próximo estão nas mãos dos espíritas cardecistas e não dos evangélicos? Bom, sabemos que todo dinheiro é riqueza ilícita (mas isso não significa que não podemos tê-lo), por isso, é nosso dever como cristão, procurar a forma correta de utilizá-lo!
        
Olhando para o versículo 9 de Lucas 16 – Eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Veja que aqui existem duas questões interessantes: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça  e  eles  vos  receberão nos tabernáculos eternos (céu) - que  conselho fascinante este que Nosso Senhor nos dá! Não foi o mesmo que aconteceu com Cornélio que era  incrédulo, mas alcançou graça aos olhos do Senhor?

Atos10:1a3 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio... Justamente por dar esmolas com as riquezas da injustiça (dinheiro).
         
Também no versículo nove, o Senhor Jesus deixa claro que poderíamos ser recebidos  nos  céus  por  pessoas que ajudamos  financeiramente aqui na terra. Sabemos  que não somos salvos por obras e nem por esmolas (Ef.2:6a10)E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça bela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie, porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Mas não tenho dúvidas que estas atitudes testemunham acerca da nossa salvação. E se estas pessoas que ajudamos nos receberão no Céu, não  há  dúvida de  que  no  céu  iremos  reconhecer nossos filhos na  fé, nossos  entes  queridos e os irmãos que ajudamos nesta terra!  Claro que aqui faço esta inferência  baseado no texto, ainda que não deseje construir uma doutrina ou um ensinamento inovador baseado em um único texto, mas penso que as Palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo, nesta parábola, nos enchem o coração de alegria e esperança renovada em um céu, em que não seremos amputados de nossas boas memórias e onde moraremos com nosso Senhor em perfeita paz e felicidade.
       

Deus abençoe!

3
0 Comentários

Nenhum comentário: