segunda-feira, 16 de junho de 2014

Êxodo Capítulo 18                                     

"...Moisés escolheu e preparou ministros da Palavra e não terapeutas tagarelas para entreter células aduladoras de ego".

Chegamos ao fim de uma parte verdadeiramente notável do livro de Êxodo e vimos que o Senhor, pela Sua Graça, visitou e redimiu o Seu povo, tirando-o da terra do Egito, livrando-o da mão de Faraó e depois da mão de Amaleque. Vimos no maná um símbolo de Cristo descendo do céu; e na rocha uma figura de Cristo ferido pelo Seu povo; e na água que brotava da rocha, um símbolo do Espírito Santo. Então segue-se, em ordem notável e formosa, uma figura da glória vindoura, dividida nas suas três partes principais, a saber: Os judeus, os gentios e a Igreja de Deus.

Quando Moisés foi rejeitado pelos seus irmãos judeus e fugiu para o deserto, ele, posto de parte, foi favorecido com uma noiva – a companheira de sua rejeição. Vemos que ela era gentia, da terra de Midiã e que chegou a ver Moisés assim: “Tu és para mim esposo sanguinário”(Êx.4:25). Isto é, precisamente, o que Cristo é para a Igreja. A sua união com Ele é baseada na morte e ressurreição; ela é chamada a comunhão dos Seus sofrimentos (Fil.1:29). É, como sabemos, durante a época da incredulidade de Israel, e da rejeição de Cristo, que a Igreja é formada; e quando estiver completa, segundo os desígnios de Deus, e houver entrado nela a plenitude dos gentios (Rm11:15), Israel entrará outra vez em cena. Assim foi com Zípora em relação à Israel. Moisés enviara-a para junto de seu sogro durante o perigo de sua missão junto de Israel; e logo que este saiu com o povo inteiramente livre, lemos que:

Êxodo 18:1a7 – “ORA Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda”.

Êxodo 18:8a12 – “...E Jetro disse: Bendito seja o SENHOR, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios. Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus”. Esta cena é profundamente interessante, pois toda a congregação se reuniu, em triunfo, perante o Senhor: O gentio (Jetro) apresentou sacrifícios, e, para completar o quadro, a esposa do libertador juntamente com os filhos que Deus havia dado, são introduzidos. É, em resumo, uma ilustração particularmente admirável do reino vindouro em que juntos estarão o Israel e os gentios salvos na Igreja Universal de todos os séculos unidos em Glória para o Senhor dos Exércitos.

A União de Cristo e a Igreja é representado por um casamento, dAquele que é Santo e perfeito com aquela que vem dos ímpios gentios (Ef.5:25a27). Fazendo tipologia, o Velho Testamento nos mostra casamentos mistos entre o povo santo e os gentios na figura de Moisés com a mulher Cusita (Nm.12:1) e José com a mulher egípcia. Muitos eventos dos profetas, dos Salmos e da Lei, estão escritos para serem, aos leitores atentos, tipos daquilo que é o plano eterno de nosso Senhor realizado na união de Cristo e a Igreja.

Êxodo 18:13a15 – “E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus”. Neste tempo em que ainda não havia a “Palavra Escrita” (Bíblia), Deus estava ensinando Seu povo, Deus usou Moisés para escrever o pentateuco e de forma prática, legislar e aplicar as Leis de Deus na vida diária do povo, julgando suas causas. Temos que lembrar, porém, que o povo era em grande número e continuava a aumentar (Dt.1:10).

Êxodo 18:16 – “Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis”. Oh qual maravilhosa é esta declaração: Todo juízo de Moisés, todas as suas decisões, todas as suas iniciativas estavam baseadas na Lei do Senhor, ele jamais decidia algo de sua própria mente ou planos. Ele consultava ao Senhor pelo povo. Como é triste ver em nossos dias as reuniões e assembléias em nossas Igrejas, tanta decisões, planos e projetos sendo executados, e em sua grande maioria, jamais se consulta a Palavra, jamais se toma na mãos o Livro da Lei para ver se o Senhor ordenou aquela ação. O povo se reúne para sentar, comer e folgar... decidem tudo rapidamente com uma caricatura de oração e rápidas frases feitas supostamente dirigidas ao Senhor e tudo está decidido, programado e será feito, mas nunca houve uma consulta séria ao Senhor e à Sua Palavra.

Êxodo 18:17a21 – “O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez”. Este é o mais importante de todos os princípios estabelecidos ao verdadeiro servo do Senhor, a missão mais solene dado ao pastor é: “E declara-lhes os estatutos e as leis. Todo aquele ministro que deixa de ensinar seu povo todo o conselho de Deus, todos os estatutos da lei do Senhor, falhou completamente em sua missão. A ideia aqui apresentada por Jetro, não eram simples conselhos administrativos para transformar em uma empresa lucrativa a congregação do Senhor, não, de forma alguma, o princípio fundamental aqui é que a Lei do Senhor deveria estar em todas as mentes e em todos os corações daquelas pessoas capacitadas e escolhidas para liderar! Infelizmente, em nossos dias, com a divulgação dos métodos de Igreja em célula, muito se tem falado acerca de uma administração eclesiástica onde pessoas são escolhidas para liderar e, para nossa tristeza, esses líderes jamais são avaliados pelo seu conhecimento e respeito às doutrinas e Leis do Senhor, antes, pelo contrário, são escolhidos pelo seu carisma e por sua capacidade de atrair e entreter as pessoas com suas frivolidades e assuntos cotidianos não escriturísticos. Se perguntados acerca de qualquer doutrina Bíblica ou conceito doutrinário, não sabem mais que uma vírgula.

Êxodo 18:21 – “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza...”. Este sempre será o padrão exigido pelo Senhor aos Seus ministros.

Êxodo 18:22a27 – “...E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito...”. Isto não quer dizer que Moisés fez imediatamente aquilo que seu sogro aconselhou... não, mil vezes não... Ele primeiro orou, consultou ao Senhor; depois de ouvir o sim do Senhor, aí então ele ensinou os seus ajudantes e  deu a Lei e os estatutos para eles, ele os preparou em todo o conselho do Senhor e, somente depois disso os colocou para julgar e liderar. Isso está muito bem comprovado na ordem sequencial dada em Deuteronômio1:15a18 que nos mostra o cuidado de Moisés no preparo destes líderes e o formato de liderança firmado na Palavra. Moisés escolheu e preparou ministros da Palavra e não terapeutas tagarelas para entreter células aduladoras de ego.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: