segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

 Esdras Capítulo 4                                                                                                       
                                                                                                           
                                                                                                                Irmão Acyr
"...Muitos na atualidade pensam que a única função ou serviço que a Igreja presta a Deus é levar pecadores à conversão, por isso, muitas vezes, se utiliza de todo e qualquer método que prometa resultado".

Em nossos dias, as portas da igreja parecem abertas para muitas coisas estranhas à loucura da pregação, alguns dizem que não devemos mais usar nada que pareça louco para o mundo, antes, devemos utilizar todos os métodos que o mundo aprove e se sinta bem, não devemos ofender o pecador dizendo a ele que irá para o inferno, não devemos simplesmente pregar a Palavra, devemos “contextualizar” a Palavra, não devemos simplesmente deixar que a pregação convença do Pecado, do Juízo e da Justiça, devemos ser agradáveis e bajuladores oferecendo segurança sem abandono, paz sem renúncia, graça sem cruz, salvação sem morte, nova vida sem aniquilação da velha, peregrinação sem perseguição, céu sem abandono do mundo, a ganhar a vida no porvir sem nunca ter perdido a vida no presente...O método do Senhor não admite acréscimos humanos. “Aprouve a Deus salvar os homens pela loucura da pregação”(ICor.1:21). Essa pregação jamais pode ser algo aprovado pela carne ou que se utilize de métodos carnais e fascinantes ao senso comum. Jamais pode dizer ao pecador: "venha para nossa congregação, sinta-se bem, conforme-se a este século, e aos pensamentos da moda corrente, seja contemporâneo da alegrias deste tempo". Não! O evangelho da Cruz de Cristo não diz ao pecador que ele está bem, antes, diz a ele que se arrependa de tudo o que ama neste mundo e de que não há uma só célula em seu corpo que não esteja contaminada pelo pecado e que ele terá que renunciar a si mesmo.

OBS: Para ler todo o Estudo do Livro de Esdras a partir do capitulo 1 >> CLIQUE AQUI
____________________________


Ed.4:1 a 5 - OUVINDO, pois, os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR Deus de Israel, Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui. Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia. Todavia o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e inquietava-os no edificar. E alugaram contra eles conselheiros, para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia. Muitos na atualidade pensam que a única função ou serviço que a Igreja presta a Deus é levar pecadores à conversão, por isso, muitas vezes se utiliza de todo e qualquer método e aceita a colaboração de todos os que se oferecem com técnicas e sugestões que prometam resultados. Nesta passagem, podemos entender que na edificação da casa do Senhor, não basta edificar ou agregar pessoas, mas é necessário e fundamental que se siga as especificações e métodos que Deus aprova. “Farás tudo segundo o modelo que Eu te der” (Lev.25:9). O método do Senhor não admite acréscimos humanos. “Aprouve a Deus salvar os homens pela loucura da pregação”(ICor.1:21). Essa pregação jamais pode ser algo aprovado pela carne ou que se utilize de métodos carnais e fascinantes ao senso comum. Jamais pode dizer ao pecador: "venha para nossa congregação, sinta-se bem, conforme-se a este século, e aos pensamentos da moda corrente, seja contemporâneo da alegrias deste tempo". Não! O evangelho da Cruz de Cristo não diz ao pecador que ele está bem, antes, diz a ele que se arrependa de tudo o que ama neste mundo e de que não há uma só célula em seu corpo que não esteja contaminada pelo pecado e que ele terá que renunciar a si mesmo.
  
Aqueles homens se ofereceram para ajudar a edificar o templo, mas, na verdade, eram apenas inimigos do Senhor, e Deus revelou a intenção de seus corações assim que foram contrariados. Muitos crentes de nossos dias abandonam a congregação se estas não oferecerem os entretenimentos e diversões que seus corações carnais desejam. São como aqueles impostores que enganaram Josué fingindo serem amigos do povo de Deus (Josué 9:11).

No passado a Santidade fazia de Israel uma nação que não se contaminava nem se misturava com os povos vizinhos. Em nossos dias ser santo não significa desprezar outros povos, mas sim desprezar a mente “deste século, o espírito da época em que vivemos” (Rom.12:1e2), significa que não somos como os mundanos, nossos métodos e meios são diferentes, não queremos nos sentir bem.....queremos nos arrepender. A coisa mais importante para nós não é ter menos cuidado pelas almas, nem ter menos interesse pela sua conversão, mas sim um sentido mais ardente daquilo que diz respeito à glória do Senhor com o Seu povo.

Ed. 4:6 a 24 - No reinado de Assuero, no princípio do seu reinado, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém. E nos dias de Artaxerxes escreveram Bislão, Mitredate, Tabeel, e os outros seus companheiros, a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em caracteres siríacos, e na língua siríaca. Escreveram, pois, Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, uma carta contra Jerusalém, ao rei Artaxerxes do teor seguinte: Então escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros seus companheiros, os dinaítas, afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas, E os outros povos, que o grande e afamado Asnapar transportou, e que fez habitar na cidade de Samaria, e nas demais províncias dalém do rio. Este, pois, é o teor da carta que mandaram ao rei Artaxerxes: Teus servos, os homens dalém do rio, em tal tempo. Saiba o rei que os judeus, que subiram de ti, vieram a nós em Jerusalém, e reedificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus fundamentos. Agora saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e os pedágios; e assim se danificará a fazenda dos reis. Agora, pois, porquanto somos assalariados do palácio, e não nos convém ver a desonra do rei, por isso mandamos avisar ao rei, Para que se busque no livro das crônicas de teus pais. E acharás no livro das crônicas, e saberás que aquela foi uma cidade rebelde, e danosa aos reis e províncias, e que nela houve rebelião em tempos antigos; por isso foi aquela cidade destruída. Nós, pois, fazemos notório ao rei que, se aquela cidade se reedificar, e os seus muros se restaurarem, sucederá que não terás porção alguma deste lado do rio. E o rei enviou esta resposta a Reum, o chanceler, e a Sinsai, o escrivão, e aos demais seus companheiros, que habitavam em Samaria; como também aos demais que estavam dalém do rio: Paz! em tal tempo. A carta que nos enviastes foi explicitamente lida diante de mim. E, ordenando-o eu, buscaram e acharam, que de tempos antigos aquela cidade se levantou contra os reis, e nela se têm feito rebelião e sedição. Também houve reis poderosos sobre Jerusalém que dalém do rio dominaram em todo o lugar, e se lhes pagaram direitos, tributos e pedágios. Agora, pois, dai ordem para impedirdes aqueles homens, a fim de que não se edifique aquela cidade, até que eu dê uma ordem. E guardai-vos de serdes remissos nisto; por que cresceria o dano para prejuízo dos reis? Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência. Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia. Aqui vemos a conspiração contra o remanescente do Senhor, aqueles que desejavam edificar para o Senhor e somente para o Senhor, não fazendo acordos com os homens da terra. Vemos a perseguição que sempre haverá para o remanescente. Aqueles perseguidores inicialmente disseram ao povo de Deus: “Deixa-nos edificar convosco, porque,como vós, buscaremos a vosso Deus”. Ah! Como esta deve ter sido uma proposta tentadora, pois eles precisavam mesmo de ajuda; aqueles povos não eram idólatras, não ofereceram nada de errado, apenas disseram: "deixa-nos participar da obra!" Nada parecia estar errado nesta proposta. Em nossos dias, as portas da igreja parecem abertas para muitas coisas estranhas à loucura da pregação, alguns dizem que não devemos mais usar nada que pareça louco para o mundo, antes, devemos utilizar todos os métodos que o mundo aprove e se sinta bem, não devemos ofender o pecador dizendo a ele que irá para o inferno, não devemos simplesmente pregar a Palavra, devemos “contextualizar” a Palavra, não devemos simplesmente deixar que a pregação convença do Pecado, do Juízo e da Justiça, devemos ser agradáveis e bajuladores oferecendo segurança sem abandono, paz sem renúncia, graça sem cruz, salvação sem morte, nova vida sem aniquilação da velha, peregrinação sem perseguição, céu sem abandono do mundo, a ganhar a vida no porvir sem nunca ter perdido a vida no presente.

Evangelho de Cristo não pode ser domado, não pode ser domesticado, não pode ser contextualizado, é uma contra cultura à cultura deste mundo, uma contradição aos desejos e apegos de nosso coração terreno. Não convencemos pecadores por fazê-los sentirem-se bem, mas por mostrar a eles que do coração deles procede adultério, maus desígnios, homicídio, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias (Mt.12:19) e merecem o inferno. Na verdadeira Igreja, portanto, não somos chamados à satisfação, mas ao arrependimento (Mc.1:15).    

Jamais devemos querer fazer a obra de Deus aceitando ajuda do mundo, ainda que tenhamos que sofrer as mais terríveis perseguições por causa desta postura. Podemos ver neste texto, que quando recusaram a ajuda do mundo, foram perseguidos e, por um tempo, tiveram que interromper a obra. Parecia que a igreja não estava crescendo segundo o padrão mundano que só se preocupa com números e resultados contábeis. Mas para Deus o que importa é a obediência mais do que sacrifícios. No tempo de Deus, o Senhor permitiu que eles recomeçassem a edificar. Estavam sendo provados, afim de serem aprovados.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: