segunda-feira, 17 de março de 2014

Estudo Feito pelo Irmão Acyr

Estudo no Livro de Gálatas                                                   

Paulo, os Gálatas e a Lei 

Os principais temas teológicos que abordaremos no estudo: 
- A incapacidade da lei para justificar;
- A morte dos cristãos para a lei;
- A crucificação do cristão com Cristo;
- A justificação de Abraão pela fé;
- Os cristãos são filhos espirituais de Abraão;
- A lei não traz a salvação, mas a ira de Deus;



Ó insensatos gálatas! quem vos FASCINOU para não obedecerdes à verdade...?

Apóstolo Paulo, por que você começa esta epístola dizendo: “... Apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos... às Igrejas da Galácia... graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo,... o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai... admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou  na graça para outro evangelho...  Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” (Gl.1:1a10)??

Não entendo essas frases: Apóstolo não da parte de homem; Então existem apóstolos da parte de homens? Igrejas da Galácia; são várias as Igrejas? Desarraigar deste mundo, quer dizer arrancar daqui, como assim? Por que você diz que os gálatas estavam abandonando o evangelho, o que eles fizeram de tão grave? Por que você disse que se estivesse agradando aos homens não poderia ser servo de Cristo? A função do servo de Cristo não é justamente agradar e bajular os homens para que venham e permaneçam nas Igrejas?

Creio que um dia podemos ouvir estas respostas do próprio Apóstolo, mas por hora, penso que a partir do contexto e da historicidade destas cartas, as respostas dele poderiam ser assim:
Meu jovem leitor, para poder responder a tantas perguntas, eu terei de relacionar todo o contexto da Epístola aos Gálatas, não apenas o capítulo 1. Desta forma, comentarei a carta como um todo, juntando os capítulos e relacionando os versículos e o motivo imediato que me conduziu a escrever guiado pela mão forte do Espírito do Senhor. 

Vamos começar por sua última pergunta: Ela está totalmente relacionada com a primeira, vejamos: Eu disse que não sou apóstolo da parte de homens, justamente porque minha função jamais foi acalentar os egos e as vaidades humanas e jamais busquei multidões para encher templos religiosos; Sou servo de Cristo e conduzo pessoas a Ele e não a mim mesmo, se bajulasse as pessoas, talvez não fosse desprezado, perseguido e injuriado como fui.

Quero deixar claro, também, que não sou apóstolo da parte de homens porque nem homens e nem Igrejas podem comissionar e eleger apóstolos, mas somente o Senhor Jesus pode fazer isso, pessoalmente.

Se você considera o falar a Verdade como uma forma de agrado, então agradarei meus ouvintes, mas se para agradar a multidão, tenho que trocar o que ela precisa ouvir por aquilo que ela deseja ouvir, apenas para entreter e cativar... então, nunca farei.

Acerca destas Igrejas da Galácia, como você bem sabe, eles estavam deixando a pureza e a simplicidade do evangelho, sendo enganados por serpentes (IICor.11:3), estavam tentando uma mistura estranha e contagiosa entre as obras da Lei e a Graça de Cristo (Gl.2:16), por isso, escrevi esta Epístola de alerta acercas desses falsos profetas (ou profetisas) “que os perturbavam  e queria perverter e contaminar o evangelho. Deixei claro que ainda que eu mesmo ou um anjo do céu viesse e ensinasse outro evangelho, este seria MALDITO, ou mesmo que acrescentasse regras, leis, ou qualquer outro ensino que vá além daquilo que já havia sido ensinado, que seja maldito ou anátema”(Gl.1:7a9).

“Não o recebi (meu apostolado) de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.
Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la” 
(Gl.1:12e13).


Para compreender a razão destas minhas palavras, você precisará saber que muitas vezes fui questionado em meu apostolado por não ter convivido com o Senhor Jesus enquanto Ele esteve na forma humana. Em minha defesa, utilizo os seguintes argumentos: “Meu zelo” pelo judaísmo e a guarda da Lei e, nisto, eu era o melhor (Gl.1:13e14), também o fato do Senhor ter me “escolhido antes de eu nascer, ter me chamado para revelar Seu filho em mim” e por mim (Gl.1:16e17) e a minha total transformação, de um homem que odiava a Igreja, por causa da Lei mosaica, passando a amá-la. E o mais incrível de tudo, pregar aos gentios, povo que sempre desprezei conforme o ensino da Lei de separação (Isaias 52:10e11).


Meus compatriotas e amigos da escola de Gamaliel, onde me tornei doutor da Lei judaica, passaram a me desprezar e até perseguir, justamente porque fiz duas coisas abomináveis aos judeus: Tornei-me amigo e, também, pregador aos gentios e, ainda, passei a ensiná-los acerca da Lei de Deus que nos conduz ao evangelho de Cristo como uma ama, que não é mãe, mas cuida do bebê e depois o entrega à verdadeira mãe (Gl.3:23a24). Finalmente, quando voltei à Jerusalém, os irmãos judeus convertidos, pediram-me para dar provas de que não havia rompido com a Lei, e assim fiz:


Atos 21:20e21 - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Somente agi desta forma, para deixar claro que meu ensino acerca da conduta da Igreja gentílica frente à Lei, nunca teve por objetivo provocar ou escandalizar os judeus convertidos, mas antes, estabelecer princípios cristãos para a Igreja Universal de Cristo que não está mais reduzida a um local geográfico ou a uma única raça.

Creio ser exatamente esta a questão levantada por Pedro, quando perguntou ao Senhor acerca das tendas ou tabernáculos, vejamos:
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés (representando Lei), e um para Elias (representando os profetas do velho testamento). Podemos homenagear, realçar, criar uma nova religião baseada em três tendas, três tabernáculos, uma união entre Lei, profetas e o Cristo ressurreto. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; a Ele ouvi (Mateus 17:1-5). Na religião de Cristo, somente Ele é Senhor, somente Ele recebe a adoração, e todos os mandamentos são dEle. Assim baseei todo meu ensino.


Os líderes da Igreja, Pedro (Cefas), João e Tiago, irmão do Senhor, que eram reputados por colunas na hierarquia da Igreja, deram-me as destras em total apoio ao meu ministério entre os gentios (Gl.2:9e10), no caso, a cidade Gálata de Antioquia. A região da Galácia, era composta por várias cidades e no livro de Atos ficam registradas algumas Igrejas que por ali plantei. 


Quando Pedro esteve conosco, nas Igrejas da Galácia, ele andava normalmente com os gentios, vivendo nos costumes dos gentios e comendo as mesmas comidas que os gentios comem (Gl. 2:12), mas com a chegada de outros líderes vindos de Jerusalém isso mudou. Por medo da perseguição que se tornava cada vez maior contra os gentios convertidos e por medo de que os crentes judeus de Jerusalém sofressem represálias devido à mistura de costumes que estava havendo na Igreja, Pedro decidiu comer separado dos gentios voltando  à comida Kasher dos judeus. Eu reagi fortemente a esta postura, ainda que compreendesse que Pedro estava tentando ser diplomático para poupar os crentes de Jerusalém de maiores sofrimentos e perseguições, pois os judeus convertidos sofriam a perda de seus bens, seus comércios e o sofrimento era imenso. Assim, quanto mais a Igreja se assemelhasse a um judaísmo modificado, talvez a perseguição diminuísse. Então, até com certa medida de boa intenção, Pedro desejou formar uma Igreja em duas alas, um certo apartheid evangélico, onde os judeus convertidos guardavam partes da Lei, como comidas, feriados, sétimos dias, etc, enquanto que os gentios convertidos, continuavam gentios e, talvez, de alguma forma, não muito clara, pudessem até ser salvos apesar das impurezas...

Comida Kasher: estilo de alimentação que evita carnes comuns, como carne de porco e marisco, mistura de alimentos de orígem láctia com carnes e animais abatidos fora da forma ritualística.

Gálatas 2:11e12 - E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. Quero explicar que esta atitude de separação por parte de Pedro gerava essa ideia de dúvida acerca da salvação gratuita dos gentios. Não que isso fosse uma realidade, mas se os gentios não pudessem comer na mesma mesa, então estariam excluídos da ceia.


Gálatas 2:14 - Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?


A partir deste pano de fundo, vou narrar o capítulo 2 de Gálatas para que você possa compreender melhor o que aconteceu e perceber minha grande dificuldade em lutar contra os judaizantes, que eram falsos obreiros e que queriam enquadrar os gentios na religião judaica, e também minha dificuldade com os irmãos que eram sinceros, mas que por medo da perseguição, aventavam a ideia de aceitar ou enxertar o judaísmo dentro do cristianismo; Vejamos:


Gálatas 2:1a4 - DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se (ou mesmo se comprometer com qualquer outro rito judaico); E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão. Aqui meus problemas começaram a se avolumar, pois o rito da circuncisão sempre foi uma marca do povo de Deus, uma marca mais antiga do que a Lei de Moisés, mais antiga do que a arca da Aliança e as tábuas de pedra. Em Jerusalém, todos os crentes da Igreja eram judeus convertidos, inclusive os apóstolos. Tendo crescido debaixo dos costumes judaicos, para eles, não havia qualquer dificuldade de conciliação entre o que aprenderam sobre as festas, comidas judaicas e cristianismo. Porém, para um grego como Tito, conciliar Cristo, com o restante da Lei que ele jamais aprendera ou vivera, parecia um enorme paradoxo.


Como vocês sabem, esta confusão acabou levando ao primeiro Concílio da Igreja em Jerusalém:


Atos 15:1a2 - ENTÃO alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.


O Concílio foi longo e difícil, mas por fim, o ESPÍRITO SANTO determinou:
Atos 15:28a29 - Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.


Quero deixar bem claro que esta foi uma carta circular endereçada a todos os crentes gentios de todas as partes do mundo. O conteúdo era que, em relação a todos os ritos e costumes da Lei judaica, o que inclui, festas, circuncisão, dias de festa, sabat, de tudo o que se referia ao judaísmo, as únicas coisas a serem guardadas pelos gentios convertidos eram essas descritas na circular. Infelizmente, mesmo que isso tenha sido decidido pelo Espírito Santo, ainda assim, os judaizantes não deixaram de perturbar a Igreja, sempre tentando com todas as desculpas possíveis, resgatar algum rito da Lei e adaptar na Igreja. Por isso, demonstrei no restante deste capítulo 2 a grande tolice dos argumentos deles.

Atos 15:19 - Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.


Gálatas 2:14e15 - ...Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios. Não pense que um judeu, por ter nascido judeu, seja uma pessoa sem pecado, o que eu estou dizendo aqui é que um judeu, por conhecer os preceitos da Lei desde a infância, possui uma vida muito mais regrada e correta quando comparado a um gentio, mas, diante de Deus, todos pecaram e destituídos estão de qualquer glória, e não há nenhum homem que busque a Deus ou que seja bom (Rm.3:23, 9a12).


Gálatas 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo (nós que somos judeus, precisamos da mesma forma de salvação), para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.


Gálatas 2:17 - Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.


Apenas para esclarecer, como eu já havia dito antes, diante dos homens, os judeus se apresentavam como não pecadores por guardar preceitos da Lei, assim, para eles, os gentios eram pecadores, já que não guardavam esses preceitos. Desta forma, por ter convívio com os gentios e comer com eles, eu passaria a ser considerado pecador e o Senhor Jesus passaria a ser um ministro do pecado por ter me libertado destes preceitos...... isso seria ridículo.


Por isso, sempre que a Igreja do Senhor Jesus tenta resgatar partes da Lei para aplicar em suas doutrinas, ela na verdade, está tornando a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus (Gl. 2:18a19).


Para que você possa entender melhor a forma como ocorre esta morte para a Lei, leia o que escrevi aos crentes de Roma que também tinham dúvidas acerca da observância dos preceitos da Lei na Igreja:


Romanos 7:1a4 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.]


Talvez a leitura desta passagem possa parecer confusa à primeira vista, mas vamos tentar explicá-la de uma forma mais clara: Veja, eu inicio dizendo que estou falando aos que sabem da Lei, aos que são conhecedores dos preceitos mosaicos. Faço uma comparação da antiga aliança com um casamento entre homem e mulher. Pois a aliança da Lei é tão inquebrável quanto um casamento, ou seja, é impossível haver divórcio; a única exceção é quando ocorre a morte do cônjuge. Desta forma, para que a Igreja pudesse ser livre da Lei, Cristo se tornou Homem, representando a Igreja e casou-se com a Lei, como a Igreja do Velho Testamento (representada por Israel). Assim, no corpo de Cristo, a Igreja representada, estava casada com a Lei.


Quando Cristo morreu na Cruz, logo todos morremos com Ele (IICor.5:15), porque eu, mediante a própria Lei, morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo (Gl. 2:19)Nós morremos com Cristo na Cruz, toda verdadeira Igreja morreu com Cristo, foi com Ele crucificada, daí entendemos a frase aos Romanos: “Morto o marido, está livre da Lei do marido”. Nós morremos com Cristo, o casamento foi desfeito, estamos desobrigados da Lei; mas Cristo ressuscitou, com Ele nós ressuscitamos e entramos em um novo casamento, onda não há adultério, antes, há perfeita santidade; porém, quero deixar claro que a Igreja torna-se adúltera, quando tenta edificar aquilo que Cristo destruiu pela morte na Cruz. Se a Igreja deseja voltar ou olhar para outro marido, ou seja, para a Lei mosaica, ela se torna adúltera.


Gálatas 2:20a21 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (em vão). Você, por acaso, crê que o Senhor Jesus morreu em vão?


Gálatas 3:1e2 - Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?


Você por acaso se lembra de qual foi o dia em que o Espírito Santo desceu sobre a Igreja? Caso tenha esquecido, quero lembrá-lo que a Igreja recebeu o Espírito Santo no dia de pentecostes, ou seja, quinquagésimo dia depois da páscoa. Bom, vocês sabem que a páscoa judaica é no sábado e, portanto, após 50 dias, nós temos o domingo de pentecostes, o primeiro dia da semana. O Espírito que vocês receberam pela pregação da fé.

Gálatas 3:3 - Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Veja o contraste absoluto aqui. O aperfeiçoamento do crente se dá pela morte da carne. A observância de rituais é um exercício de treinamento e condicionamento da carne para a obediência de rudimentos e ordenanças, assim, os gálatas estavam tentando aprimorar a carne exercitando-se com a Lei. Mas a questão é: como seria possível um crente querer aperfeiçoar sua carne, quando a ordem do Senhor é para renunciar e matar?


Gálatas 3:4e5 - Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?


O que seriam as “obras de Lei” ?
- Eu estou utilizando aqui este termo, para definir práticas relativas à Lei, mais especificamente, aquilo que os judaizantes ensinavam aos gálatas acerca da circuncisão como prática obrigatória aos crentes. Claro que, nisto estão incluídos a guarda de dias, e meses, e tempos, e anos (Gl.4:10).  A circuncisão, é o preceito mais antigo da Lei, foi instituído a Abraão antes mesmo dos sábados e dos dias de festas e luas novas, como uma marca distintiva do povo escolhido de Deus; vejamos:


Gênesis 17:9a14 - Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.


O oitavo dia: Este é o dia da sentença sobre a carne; Como disse o Senhor: “Resolvi dar cabo de toda a carne” (Gen. 6:13). A morte da carne é algo que o Senhor estabeleceu para sempre, é irrevogável. Por isso, a circuncisão representa a remoção (despojar) de uma parte da carne, sendo que para cumprir a Lei, o homem ainda se apoiava na força, determinação e disciplina da carne. Mas em Cristo, no Batismo Cristão, a morte da carne é perfeitamente representada e realizada quando imersa sob as águas. 


Colossenses 2:11a13 – “No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”; O batismo é a verdadeira circuncisão da carne que morre sepultada sob as águas perdendo, assim, o seu poder; Não ignoramos o fato de que, na prática, a santificação e a morte da carne ocorrem em um processo, mas sem dúvida, o Batismo é a representação pública deste processo que está sendo iniciado. O verdadeiro OITAVO DIA é a vida de ressurreição que nosso Senhor nos outorgou por direito, pois quando Ele ressuscitou no OITAVO DIA, ou no primeiro dia da nova semana, Ele realizou a verdadeira circuncisão da carne. Algo que não necessita de repetição ou qualquer simbologia adicional, portanto, a verdadeira circuncisão é o Batismo, e a verdadeira vida de ressurreição é o domingo.


Gálatas 3:6 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabemos que Abraão não conhecia a Lei do Senhor, não cumpria os mandamentos e não guardava nenhum dia especial. Ele apenas creu e obedeceu ao Senhor e cumpriu o mandamento da circuncisão, sendo que a fé foi a mola propulsora de todos os outros feitos.


Gálatas 3:7a9 - Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Quero deixar claro que Abraão agradou a Deus pela fé, sem nenhum preceito da Lei, sem absolutamente nada da Lei, sem nenhum dia santo para observar e Deus fez a ele uma promessa acerca dos gentios, dizendo que através dele, e no mesmo formato de Graça imputada a ele, as nações gentílicas, que nunca guardaram nada da Lei, assim como ele, seriam abençoadas. Isto tudo se cumpriu no Descendente, em nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele cumpriu toda a Lei, Ele a cravou no madeiro – “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a removeu INTEIRAMENTE do meio de nós, cravando-a na cruz” (Col.2:14).

Deixo aqui uma nota de esclarecimento, o fato de toda a Lei ter sido abolida em Cristo, não faz de nós, Seus discípulos, antinomianos, ou seja, pessoas sem lei e sem regras, não, de forma alguma, pois o Senhor Jesus, o Novo Marido, o Senhor, o Cabeça da Igreja deixou bem claro:


João 14:21 – “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. Os mandamentos do Senhor Jesus estão bem claros no Sermão do Monte e em passagens como estas:
João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Marcos 12:29-30 - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.


O novo mandamento – para que possamos compreender este novo mandamento, precisamos saber como raciocinavam os discípulos de Jesus que eram judeus seguidores da Lei. Vejamos o que a Lei dizia sobre o amor e a justiça ao próximo:


Levíticos 24:19e20 - Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.


Vejamos agora o que o Novo Mandamento, dado pelo Senhor da Igreja, Senhor dos gentios convertidos, o que a Sua Lei diz sobre a mesma questão:


Mateus 5:39a41 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Mateus 5:43a44 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;


Uma vez que nós, os gentios, estamos inclusos na Nova Aliança, e que a salvação não depende de nossas antigas obras, não depende de nada que possamos fazer, mas apenas dEle que se compadece de quem quer, então todo pecador, por mais terrível e odioso e mau que tenha sido, pode vir à conversão e ao arrependimento, portanto, ainda que seja nosso inimigo, ainda que seja um perseguidor da Igreja, ainda que seja um monstro, ele pode vir à conversão, temos que orar por ele, não podemos nos vingar, não podemos matar, nem sequer podemos resistir ao mal.


Assim, entre o Novo mandamento dado pelo Senhor e o mandamento da velha aliança, há um abismo enorme, por isso deixo claro de uma vez por todas:
Gálatas 5:1a7 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?


Gálatas 3:10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. É muito comum no meio dos judaizantes, aqueles que afirmam que devemos guardar apenas uma parte da Lei, aquela parte de que foi escrita em tábuas de pedra. Porém a Lei é indivisível e não existe nenhum preceito ou doutrina no Novo Testamento que ensine esta separação ou esta inclusão nos mandamentos deixados pelo Senhor Jesus à sua Igreja. Pelo contrário, toda a Lei é simbolizada pelo ministério da morte gravado com letras em pedra que se contrapõe ao ministério do Espírito, vejamos:


IICoríntios 3:7a8 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito?


Que fique bem claro, ó insensatos gálatas, decidam-se! Em que ministério afinal vocês estão, nas tábuas de pedra (dez mandamentos) ou no espírito Santo? Vocês não poderão servir a dois senhores. Mas eu quero alertá-los ainda sobre a Antiga Aliança, ela teve sua glória, teve seu esplendor, teve sua importância quanto aos desígnios do nosso Deus. Porém passou e vocês terão que optar:


IICoríntios 3:9a11 - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Portanto, na verdade, o que outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobre-excelente glória. Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.


Desta forma, é até possível que os antinomianos e liberais, queiram distorcer esta verdade dizendo assim: “Porque o pecado não terá domínio sobre nós, pois não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça. E daí? Havemos de  pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum (Rom.6:14e15). “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues” (Rm.6:17). “NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus” (Rm.7:1a3). 


Tentem entender esses argumentos simples, vocês entendem da lei do casamento, vocês sabem como funcionam as obrigações do casamento. Quando alguém se casa ele ouve do Pastor a afirmação: “Até que a morte os separe”. E assim deve ser todo casamento cristão, deve cumprir a lei e, somente a morte, pode dar fim a esta união feita perante Deus e, também, perante os homens. Assim, todos nascemos em pecado, debaixo da lei do pecado e debaixo da condenação da Lei Santa de Deus que condena todo pecador. A Lei aponta o pecado, revela o pecado, mas não pode tratá-lo, assim, todo pecador, nasce casado com o pecado, acusado pela Lei e condenado por Deus. Não há remédio, não há divórcio, não tem remendo. Alguém precisa morrer. A Lei não pode morrer, então, quem deve morrer?


“Falo como a entendidos da Lei”. A Lei possui a força de condenação. Ela é eterna, deve ser cumprida. Ninguém debaixo da Lei deixará de ter seus pecados evidenciados e refletidos num outdoor. O que faremos irmãos? Como poderemos nos divorciar do pecado e da Lei, se não pode haver divórcio sem morte e a Lei não pode morrer? Só há uma possibilidade: Morte! A nossa morte! “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm.6:3a4). Lembrem-se irmãos: Nova Vida, Nova Aliança, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo (IICor.5:17).


Romanos 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”. Nós morremos para a Lei, estamos divorciados dela para sempre, agora, livres, nos casamos com O Novo Marido, O Cabeça da Igreja, Ele ressuscitou, venceu a morte, dela nos resgatou e nos tomou para Si.


Romanos 7:6 – “Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. Por isso, todo aquele que se volta à Lei, para as tábuas de Pedra, para a circuncisão, é como a mulher adúltera que troca seu Marido para que, “por um pouco de tempo ter o gozo do pecado” (Hb.11:25). Não passa de uma mulher adúltera.


Gálatas 3:11a13 - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá (E é impossível viver pela Lei e pela Fé ao mesmo tempo). Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;


Voltando aos liberais, eles poderão dizer assim: “Bom, se não estou debaixo da Lei do Velho Testamento, nem das Tábuas de Pedra, então posso viver do jeito que eu quiser. Errado! Somos discípulos de Cristo, temos um Novo Mandamento. Quando o Senhor ressuscitou, antes do Novo Testamento ser escrito, Ele, pessoalmente deu as ordens a serem escritas, desta vez não com Seu Dedo, mas com Seu Espírito nas tábuas de carne do coração. Vejamos como foi na narração de Lucas:
“Escrevi o primeiro Livro, ó Cristão, relatando todas as coisas que o Senhor Jesus começou a fazer e a ENSINAR até ao dia em que, depois de haver dado MANDAMENTOS, por intermédio do ESPÍRITO SANTO aos Apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (Atos1:1e2). 


A pergunta aqui seria: Quais foram estes mandamentos que o Senhor Jesus deu aos Seus Apóstolos e discípulos que escreveram o Novo Testamento? Para descobrirmos quais são estes mandamentos tudo o que temos que fazer é ler os evangelhos, as cartas Paulinas e as epístolas dos apóstolos. Alguém poderia perguntar: Mas... e os dez mandamentos escritos nas Tábuas de Pedra? A resposta é simples: Uma vez que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei em Sua Cruz, comprou-nos com Seu Sangue, nos remiu, nos lavou, nos fez dEle e para Ele, agora, Ele mesmo concede a releitura e a correta interpretação da Lei: 


Mt.5:21e22 – “Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo”.... Quando releu os dez mandamentos no capítulo 5 de Mateus, o Senhor Jesus nunca disse que isentaria o Seu povo de obedecê-lo, o que Ele disse é que a forma como havia sido lida e ensinada pelos doutores da Lei estava errada, pois visava o exterior e não o coração, ou a essência do ser. Nós não temos que cumprir a Lei da forma como os judeus, que sem entendimento a cumpriam... nossa justiça deve exceder a dos fariseus, nós cumprimos a Lei em Cristo. E nos ensinos de Cristo, a nossa Páscoa, a nossa nova Vida, o Nosso Dia de descanso está na ressurreição do Senhor em que tudo se fez novo. Assim surgiu, da ressurreição, a Verdadeira vida; por isso, quando o Apóstolo João, preso em Pátmos, perto dos seus 90 anos de idade, relembrando o partir do pão que era a ceia celebrada na Igreja aos domingos (Atos20:7), e, também as aparições do Senhor para a comunhão da Igreja (João20:19) ele, com saudade, se refere ao dia da comunhão da Igreja, o Primeiro Dia da Semana como o dia do Senhor, utiliza uma expressão jamais utilizada em nenhum local nas Escrituras, ele literalmente formula uma nova expressão, ele diz: Kuriakh hmera (kyriake hemera). Propositalmente uma nova expressão, uma ruptura completa com o Sabatt Judaico, que jamais, em nenhum momento fora chamado de dia do Senhor, nem mesmo na Antiga Aliança.


Quando o Novo Testamento original grego, foi traduzido pela primeira vez para o Latim, língua que dá raiz a todos os idiomas latinos (português, espanhol, italiano), Jerônimo, tradutor oficial, teve alguma dificuldade para dar literalidade ao significado do termo kyriake hemera, foi então, que buscando na raiz da palavra descobriu que Kyriakos é uma forma adjetivada da palavra KurioV (Kýrios – Senhor) e significa literal e exatamente: “que diz respeito ao Senhor”. Hemera, obviamente, significa dia. Para traduzir o vocábulo da forma mais próxima possível, ele buscou no latim a palavra que também possui o sentido de “pertencente ao Senhor”, algo que “é do Senhor”, assim, no latim, a palavra que melhor expressa o Senhorio de alguém é a palavra Dominus, que expressa domínio, poder, autoridade. Então, para traduzir o dia do Senhor, ele utilizou a expressão “Dominica Die”, que no português seria algo como dia senhorial, dia no qual o Senhor tem poder, autoridade e direito. E foi exatamente por isso que em todos os manuscritos mais antigos que contam a história da Igreja primitiva e o testemunho dos pais apostólicos - Inácio, Plínio, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Orígenes -, dão testemunho que a reunião da Igreja e a ceia do Senhor eram celebradas no Dominica die, o Dia do Senhor Jesus Cristo, o dia da ressurreição, o nosso domingo, o oitavo dia, o dia além da semana, o dia da nova criação, da nova vida em ressurreição, o dia para a Igreja cristã lembrar e celebrar ao seu Senhor ressurreto.

Podemos perceber então, que o Senhor Jesus não aboliu as Tábuas da Lei, Ele a releu, Ele a ensinou por completo. Eram duas tábuas, a primeira com mandamentos relativos a Deus e a segunda com mandamentos relativos ao próximo, e a forma cristã de vivê-la, foi assim expressa pelo Senhor:

Marcos 12:28a31 – “Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
Toda a releitura que o Senhor Jesus fez, ensinando os dez mandamentos está expressa nos evangelhos, não existe e nem jamais haverá necessidade de ir buscar no Velho Testamento a forma dada a Israel e nem mesmo a leitura sabática dos fariseus achando que isso irá ser mais agradável a Deus do que o ensino do Senhor Jesus dado nos evangelhos e vivenciado desde os primeiros dias da Igreja cristã. Muitos judaizantes afirmam que a guarda do dia do Senhor (domingo) foi instituída no quarto século pelo imperador Constantino, mas isso não passa do mais completo desconhecimento da história eclesiástica. Constantino, por ser um chefe de estado, apenas institucionalizou a prática que a Igreja já possuía desde seu início. O Novo Testamento é a Lei para os cristãos gentios e isso, claramente exclui todos os rituais e sistemas judaicos, o que foi ratificado no primeiro concílio da Igreja em Jerusalém por ordem do Espírito Santo (At.15:28e29) e não pode ser abolido ou removido por qualquer falso profeta que se levante em nossos dias.


“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” (Gálatas 3:8e9).
 “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.


A aliança da fé feita com Abraão, teria que se cumprir, obrigatoriamente, em Seu descendente, nada pode anular ou mudar o decreto do Senhor, a Lei que surgiu depois desta aliança, não tem, por princípio anular esta aliança, mas simplesmente ratificar a necessidade e a eficácia dela como única forma de salvar e de gerar filhos à imagem de seu Senhor.
“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo” (Gálatas 3:14a16).


Gálatas 3:17 – “Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa”. A aliança feita com Abraão, tinha por símbolo a circuncisão, uma marca mais importante do que o sábado ou outras marcas judaicas, porém, nenhuma delas permaneceu após o cumprimento de tudo em Cristo; As ordenanças da Igreja são Batismo e Ceia, e não mais circuncisão e páscoa. Dia da ressurreição ou descanso da obra do calvário e não mais dia sétimo, descanso da obra da primeira criação que fora manchada pelo pecado e sim descanso na ressurreição que fez novas todas as coisas e cumpriu toda a promessa feita a Abraão.


Gálatas 3:18 - Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. É preciso compreender que a Lei sempre se baseia em um mecanismo de recompensa, ou seja, se você cumpre a ordem, recebe o prêmio, se não cumpre, recebe a punição. A promessa não é assim, não está baseada em mérito, mas sim em uma premiação não merecida.


Gálatas 3:19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Qual a utilidade da Lei? Marcar o tempo do cumprimento da promessa. “Porque a Escritura (Lei) encerrou tudo debaixo do pecado (já que ninguém consegue obedecer toda Lei), para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem” (Gl.3:22). O pecado, de tal forma afetou todos os homens e não temos condições ou forças, em nós mesmos, para a fidelidade e obediência, a Lei prova essa verdade em toda a história do povo de Deus, por isso, todo o homem que busca conhecer o próprio coração, descobre que somente pela Graça e pelos méritos de Cristo, pode alcançar a salvação, ainda que não a mereça e ainda que jamais fará obras suficientes para merecer.


Gálatas 3:21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a nossa justiça, ou a nossa justificação, não é dada pela Lei e nem pela nossa capacidade de cumpri-la, mas sim na capacidade de Outro, naquele que cumpriu toda a Lei, com tamanha perfeição que, Seus méritos nos justificam quando Nele somos postos e agregados em Seu Corpo que é, também, Sua Mística Igreja. 


Gálatas 3:20 - Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Veja bem, sempre que se faziam contratos e promessas nos tempos antigos, medianeiros ou testemunhas eram convocados, mas no caso da promessa feita pelo Senhor, Ele mesmo ratificou; agiu e selou pessoalmente a mais inquebrável de todas as promessas.


Gálatas 3:23 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. E quero deixar bem claro que, a fé já veio e não estamos mais debaixo da Lei.


Gálatas 3:24a25 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI.


Gálatas 3:26a29 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Ser herdeiro conforme a promessa, significa que herdaremos a promessa sem ter merecido a mesma, fomos enxertados na família, fomos adotados, fomos premiados, sem virtude alguma, mas por escolha soberana de Deus.


Gálatas 4:1a5 - DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Remir, significa pagar a conta e libertar; desta forma o Senhor Jesus rasgou o escrito de dívida que a Lei nos impunha, pois Ele cumpriu, por nós, toda a Lei. Agora, Nele, nós recebemos  o galardão sem jamais ter feito as mesmas obras. Claro que, não estou dizendo que estamos sem lei alguma, NÃO; pelo contrário, estamos sob a Lei do Marido, sob as Leis de Cristo expressas no Novo Testamento.


Gálatas 4:6e7 - E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.


Gálatas 4:8 - Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. E quem eram esses falsos deuses que vocês serviam? Quais eram esses deuses que vocês criaram?


Gálatas 4:9a11- Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Vocês estão guardando dias, meses e anos conforme os rudimentos da Lei mosaica e não sabem que isso é IDOLATRIA? Será que todo o meu trabalho e ensino foi em vão para com vocês? O que vocês estão fazendo idolatrando um DIA? Como vocês não percebem que esse retorno aos princípios da Lei é uma idolatria? Quem autorizou vocês a criarem um deus falso?


Gálatas 4:12 - Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. Por que vocês estão querendo mudar meu ensino, mudar o evangelho que vos preguei com tanto esforço?


Gálatas 4:13a16 - E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Não posso agir de outra forma. Não posso deixar de ensiná-los e rogar que voltem ao princípio doutrinário que de mim aprendestes.


Gálatas 4:17 – “Os que vos obsequiam não fazem sinceramente, mas querem afastar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em favor deles”. Irmãos, eles querem ser tratados como autoridade, como superiores, como super profetas, por isso eles inventam essas regras e obsequiam e tentam convencer vocês a guardarem parte da Lei mosaica e rejeitar o meu ensino, por isso eles me acusam, como fizeram em Jerusalém, vocês lembram?


Atos 21:21 - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Vocês sabem que eles distorceram meu ensino, pois quando eu deixei bem claro que não estamos debaixo da Lei Mosaica e nem de seus preceitos, não estava ensinando uma apostasia e sim a única forma de servir ao Senhor em espírito e em Verdade. As acusações eram falsas e sem base, da mesma forma, esses judaizantes que agora estão na Igreja da Galácia, fazem a mesma coisa para afastarem vocês dos meus ensinos.


Gálatas 4:19e20 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. De onde vocês tiraram essa ideia de guardar partes da Lei?


Gálatas 4:21a31 - Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre. Como vocês querem voltar à escravidão da Lei? Como assim? São duas alianças diferentes, ou uma ou outra! Não se misturam! Escolham a quem quereis servir, a Deus ou ao ídolo que vocês criaram!


Gálatas 5:1 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Que fique bem claro aqui, que na Graça, estamos livres do peso e das ordenanças da Lei, mas isso não quer dizer que estamos livres para pecar, pelo contrário, estamos debaixo da Lei de Cristo, das ordenanças que Ele nos deixou em todo o Novo Testamento. Não vivemos em uma teocracia, em um país regido por leis e governantes religiosos como vivia Israel com seus sábados, luas novas e festas religiosas; quanto à Lei Mosaica, continuamos gentios, mas quanto à Graça, somos Eleitos do Senhor.


Gálatas 5:2a4 - Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Veja bem, não sei se para vocês isso é de difícil entendimento, mas o que estou dizendo aqui é bem simples, a Lei é um sistema hermeticamente fechado, ela foi criada e dada por Deus, ela é perfeita, ela não possui remendos, não possui emendas, não possui divisões, é um sistema fechado, se você crê que precisa da Lei pra agradar a Deus e que o ensino do Novo Testamento e de Cristo não é suficiente, então você precisa guardar toda a Lei e ser salvo pela Lei. É, portanto, uma completa falta de respeito e de compreensão da Lei de Deus querer guardar partes da Lei e ignorar o todo. Dividir a Lei em partes para guardar o que interessa e ao mesmo tempo querer ser salvo pela graça de Cristo, que já cumpriu toda a Lei, é simplesmente ofender a Cristo e desprezar o trabalho que Ele realizou na Cruz e que rasgou o “escrito de dívida que era contra nós” (Col.2:14).


Gálatas 5:5a9 - Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Mais uma vez, quero deixar claro que a circuncisão era o preceito mais antigo e mais forte da Lei, foi dado antes mesmo das tábuas e dos sábados e de todas as festas, mas nem mesmo esta marca distintiva da antiga aliança permanece na nova, quanto mais querer resgatar quaisquer outros preceitos ....... “esta persuasão não vem daquEle que vos chamou”.


Gálatas 5:10 - Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Todos os que tentam plantar essas heresias e modismo na Igreja devem ser punidos, a Igreja não necessita de mudanças ou novas regras, ela apenas precisa ser fiel aos fundamentos e ordenanças de seu Noivo e Senhor.


Gálatas 5:11 - Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Esses falsos obreiros, que ensinam vocês a guardar partes da Lei e a circuncisão, eles dizem que eu concordo com eles e também ensino essas bobagens. Ora, se eu concordo com eles, então porque ainda estão me perseguindo e falando mal de mim, mas é óbvio que não ensino isso e não concordo com eles... fiquem atentos.......


Gálatas 5:12a16 - Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Nós servimos ao Senhor na Graça e na Graça nos tornamos semelhantes ao Nosso Senhor Jesus, temos que andar em espírito e no Espírito e, se estamos mesmo na Graça do Senhor e em Sua santificação, esta deve ser nossa marca distintiva, vejamos:


Gálatas 5:17a26 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Vocês precisam saber e estar muito atentos, sempre que surge algum “profeta” trazendo uma fantástica novidade e criando um novo jeito de ser Igreja e ensinando suas novidades como se fosse uma nova ordem dada por Deus e que os pais da Igreja ignoravam, mas que só ele foi capaz de obter, saiba que esse falso profeta está apenas em busca de fama e domínio sobre o rebanho do Senhor e na maioria das vezes, seu foco é o bolso de seus seguidores.


Gálatas 6:1a3 - IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Não temos super crentes ou super profetas, não, antes em Cristo somos todos irmãos.


Gálatas 6:4 - Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.


Gálatas 6:5 - Porque cada qual levará a sua própria carga. É uma afronta o que fazem esses falsos profetas inventando cargas e regras para colocarem sobre os ombros dos irmãos. Nossa carga e ministério é dada por Deus em Sua Palavra e não na mente e visões desses faladores.


Gálatas 6:6 - E o que é instruído na palavra reparta de todas as coisas boas com aquele que o instrui. Tanto as coisas espirituais como as materiais, vivendo em perfeita comunhão e não em disputas de primazias e cargos de prestígio.


Gálatas 6:7a9 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Aqueles que têm seu foco nos bens e na aparência(obras da lei, atos externos), certamente, estão semeando na carne e querem ter o louvor e os aplausos dos homens, querem destaque na Igreja, mas da carne, eles sempre colherão mais e mais corrupção. Quanto a vocês irmãos, espero que estejam em busca do que é espiritual, ou seja, a verdadeira vida.


Gálatas 6:10 - Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. O amor aos irmãos é uma característica básica da nossa comunidade.
Gálatas 6:11a13 - Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mais uma vez quero deixar bem claro que todos esses mestres que desejam vos encaminhar de volta à Lei da antiga aliança, só fazem isso por interesses carnais e por desejarem manter vínculos com o sistema judaico do qual eles tiram proveito, mas eles mesmos, não passam de charlatões e não são capazes de cumprir as ordenanças que desejam impor a vocês. Eles querem a glória e o louvor dos homens, o favor dos judeus, a simpatia dos sacerdotes e fariseus.


Gálatas 6:14a18 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura (nada tem a ver com um código de conduta externa e sim uma transformação interior que somente o Espírito Santo pode operar pelo evangelho, “sem as obras da Lei” –Rm.3:28). E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus (que são maiores que as marcas exteriores como a comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados” – Col.2:16).


Em suma, irmãos, aquilo que foi decidido no concílio de Jerusalém acerca da Igreja dos gentios, deve ter sempre seu cumprimento em nós, “por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue” (Atos 15:19-20).


Assim, a todos os crentes gentios, o Espírito Santo ordena por intermédio de Seus servos:
 Atos 15:23e24 - E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, portanto, eles não são enviados do Senhor, mas apenas de si mesmos, apenas por orgulho e interesse carnal que foram até vocês ensinando essas ideias descabidas. NÃO lhes deem ouvidos.


ITimóteo 1:3 – “Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”.
ITimóteo 4:1 – “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.
ITimóteo 4:16 – “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém” (Gl.6:18).

3
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelênte estudo. Lae...