quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Êxodo Capítulo 10                                     

"A grande verdade que todo servo do Senhor deve saber é que o Egito não é bom lugar para se guardar nada daquilo que pertence ao Senhor, sejam pessoas, sejam bens, tudo o que pertence ao Senhor deve ser separado do Egito".


Êxodo 10:1 – “DEPOIS disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles, e para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, como zombei dos egípcios, e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que Eu Sou o SENHOR”. O Senhor deixa claro que está escrevendo uma história e que, através dela, está se apresentando a Seus filhos, aos descendentes de Israel, ao povo de Deus. Aqui, o Senhor mostra Seu caráter, seu modo de agir e Sua forma de tratar Seus remidos e também os ímpios que a Ele se opõem. Assim como Judas, Faraó foi escolhido pelo Senhor a fim de mostrar o Seu domínio e sua firme conduta sobre toda história.

Êxodo 10:3 – “Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva”. Uma aparente contradição se encontra nesta pergunta, “até quando”? Pois vemos que no versículo um, o Senhor diz que endureceria o coração de Faraó para não deixar ir o povo; então qual o sentido da pergunta de Moisés? Até quando Faraó NÃO deixaria ir o povo? A resposta é simples, até quando Deus quiser. O coração de Faraó, ainda que este não soubesse, sempre esteve nas mãos do Senhor (Pv.21:1). Aqui vemos um aparente paradoxo, pois Faraó tinha total responsabilidade por seus atos, ainda que não tivesse controle sobre eles. Algo que a mente humana não pode perscrutar ou entender, mas deve crer, pois Faraó, mesmo não tendo a liberdade de escolha, teve responsabilidade sobre tudo aquilo que escolheu..... e, como diria o Apóstolo Paulo: “Haverá injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Rm.9:14).

Êxodo 10:7 – “E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído?” Mesmo os servos de Faraó já haviam percebido a grande tolice que era resistir à Vontade do Senhor, a lógica simples podia mostrar que não valia a pena manter os escravos egípcios....... mas Faraó não podia ceder, não podia mudar a sentença, pois uma força irresistível lhe ENDURECERA o coração.

Êxodo 10:8a11 – “Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir? ....... Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó”. Vejamos com que perseverança disputou satanás cada palmo do caminho de Israel para fora do Egito! Em primeiro lugar procurou mantê-los no país (Ex.8:25); então diligenciou tê-los perto do país (Ex.8:28); depois esforçou-se para reter parte do povo (Ex.10:10); e, por fim, depois de haver falhado nestas três tentativas, esforçou-se para fazê-los partir  sem meios alguns para servir ao Senhor, sem os animais para o sacrifício (Ex.10:24). Já que não podia reter os servidores procurava ficar com os meios que eles tinham para servir, pensando em obter os mesmo resultados por um meio diferente. Assim como satanás, em países livres de perseguição, como o Brasil, não fica nenhum pouco preocupado com a multiplicação de Igrejas, desde que ele já tenha, há muito, tirado delas os meios reais de servir ao Senhor. E, agora, o que eles oferecem como culto, não passa de palha trazida do Egito, não trazendo, portanto, a devida glória requerida pelo Senhor da Igreja.
Mas a resposta de Moisés, certamente fora muito diferente daquilo que satanás esperava obter:

Êxodo 10:26 – “E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá”. A grande verdade que todo servo do Senhor deve saber é que o Egito não é bom lugar para se guardar nada daquilo que pertence ao Senhor, sejam pessoas, sejam bens, tudo o que pertence ao Senhor deve ser separado do Egito.

Não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR” ........ A grande verdade que precisamos compreender é que, quando damos início ao caminho de três dias pelo deserto, ainda não sabemos o que mais o Senhor exigirá de nós, a única coisa que nos tem sido revelado é que “aquele que tem posto a mão no arado e olha para trás, não é digno do Reino”.

Até que cheguemos lá” ..... Quer dizer que não sabiam quais eram suas responsabilidades e nem as exigências de Deus até que tivessem andado o “caminho de três dias”. Estas coisas não podiam ser conhecidas no meio da atmosfera corrompida do Egito. É indispensável que a redenção seja conhecida como um fato consumado antes que se possa ter uma percepção justa ou completa da responsabilidade. Tudo isso é perfeito e belo. “Se alguém quiser fazer a Vontade Dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus” (Jo.7:17). É necessário que, por meio do poder da morte e ressurreição estejamos fora do Egito. É quando ocupamos o nosso lugar, pela fé, nesses átrios gloriosos em que o precioso sangue de Cristo nos colocou que podemos compreender mais completamente a Boa Vontade do nosso Senhor e nos é dado o poder para cumprir.


Êxodo 10:27 – “O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir”. Ainda que toda a lógica e todos os conselheiros de sua corte dissessem para deixar ir o povo de Deus, ainda assim, Faraó não podia resistir Àquele que controla os corações, não podia dar uma ordem contrária àquela estabelecida antes da fundação do mundo. Ele teria de cumprir os desígnios para os quais fora “levantado” (Ex.9:16). Ainda que fosse contra toda sensatez e lógica humana.

3
0 Comentários

Nenhum comentário: