segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Êxodo Capítulo 6                                      

"...a fidelidade à mensagem trouxe bem mais sofrimento ao povo; Talvez uma mensagem adaptada à cultura ou às necessidades imediatas e terrena daqueles escravos fosse bem mais simples de ser entregue, bem mais aceitável aos ouvintes".

Este capítulo se inicia com o incrível diálogo entre o Senhor e Moisés, o qual contestava e acusava de falha o plano do Altíssimo. Moisés havia dito no final do capítulo 5: “Ó Senhor, porque afligiste a este povo? Porque me enviaste?”. Ou seja, em outras palavras, por que me mandou fazer promessas e dar esperanças a estes escravos se o Senhor não iria libertá-los de fato?..... “Pois desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo” ....... Oh! Quão difícil pode ser, muitas vezes, falar em nome do Senhor, quão difícil pode ser, para o enviado do Senhor, perceber que a fidelidade à mensagem trouxe bem mais sofrimento ao povo; Talvez uma mensagem adaptada à cultura ou às necessidades imediatas e terrena daqueles escravos fosse bem mais simples de ser entregue, bem mais aceitável aos ouvintes. Mas vejamos a resposta do Senhor:

Êx.6:1 – “Disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que ei de fazer a Faraó.....” O método e o tempo de Deus são completamente diferentes dos nossos. O plano de salvação de todo o Seu povo foi arquitetado e planejado por Deus antes da fundação do mundo, e o dedo do homem jamais riscará ou manchará uma só linha desse projeto.

“.....por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os lançará fora de sua terra”. A Mão que liberta, verdadeiramente, é a Mão poderosa do Senhor, os Seus instrumentos podem ser por Ele usados e entregar a mensagem, pois para isso Ele o designa, mas o instrumento jamais deve achar-se capaz de ser O Libertador, pois Ele não dividirá Sua glória com ninguém (Is.42:8).

Êx.6:2 – “.... Eu Sou o Senhor”. Que jamais venhamos nos esquecer desta sublime sentença. Que possamos sempre nos agarrar a esta rocha, que jamais se ensoberbeçam os nossos corações em achar que de alguma forma alcancei algum status maior do que o de servo inútil por ter ido levar a mensagem para a qual fui ordenado (Lc.17:10).

Êx.6:3 – “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus todo poderoso.....”; como de fato Deus é, mas não houve ainda uma completa revelação, talvez, Abraão pensasse que Deus poderia ter alguma limitação, ou que, talvez, Deus fosse um deus tribal, um deus regional, ou um deus particular de algum povo, como eram os deuses dos demais povos que habitavam em Canaã, pois cada povo tinha seu deus. 

“....mas pelo meu nome, O Senhor (de tudo e de todos....povos línguas, nações e terra), não lhes fui conhecido......”. O Senhor Deus preparava Moisés para a mais tremenda revelação, Moisés escreveria os primeiros livros da Bíblia, escreveria o pentateuco, ele teria acesso à revelação do Senhor, ao plano da redenção e ao fato de que todo o universo está nas mãos do Senhor, Ele governa, Ele reina, Ele é soberano sobre tudo, Ele é O SENHOR! Esta revelação se inicia com a queda de todos os deuses do Egito, com a queda de Faraó e com a clara demonstração de que todos os poderes da natureza estão sob o domínio e controle do Senhor, e que mesmo o coração do rei é como ribeiros de águas nas mãos do Senhor (Prov.21:1).

Êx.6:4 - “Também estabeleci a minha aliança com eles........”. Que tremendo conforto há nestas palavras para todo aquele que é cônscio de seus pecados, todo aquele que olha para o próprio coração e vê um lamaçal profundo de pecados, sente sua mais profunda miséria e, então, lê este versículo e descobre: “EU ESTABELECI a minha aliança.....”. Descobre que o dedo do homem não está neste negócio, descobre que do alto, do mais alto Céu, da glória eterna, da majestade sublime, veio a ordem..... Ele estabeleceu, Ele escolheu, Ele designou, Ele é o Senhor, estamos em Suas mãos, não há méritos ou capacidades algumas em nós das quais possamos nos orgulhar, nada temos em nós mesmos para nos amparar, mas como Maria, podemos nos prostrar ao Seus pés e ouvir as Palavras da Vida Eterna.... “EU ESTABELECI”.

Lc.10:41,42 – “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muita coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Maria jamais precisará comprar o favor ou a atenção de Deus por suas boas obras, jamais apontará seus dedos grossos para dizer: Eu fiz isso pelo Senhor e mereço a salvação, não, o Senhor opera a salvação, Ele a dá a quem Ele quer e antes de nossas boas obras, o que Ele requer de nós é a obediência de um coração sincero e de ouvidos atentos à Sua Palavra, por isso Maria escolheu a boa parte enquanto Marta se preocupou com obras, construção e até mesmo formas errôneas de se pregar a Palavra visando resultados e não obediência irrestrita ao Senhor da Palavra.

A terra em que habitaram como peregrinos....”. Sem dúvida, aqui vemos a Mente de nosso Senhor, pois quando Ele fizer os “Novos Céus e a Nova Terra” (Apoc.21:1), destruindo e recriando tudo aquilo que outrora foi manchado pelo pecado, certamente, Ele nos dará a terra de nossas peregrinações, com Ele reinaremos, nunca mais escravizados pela maldição do pecado.

Êx.6:5e6 – “Ouvi o gemido....... EU SOU O SENHOR...... vos resgatarei com braço estendido.....”. Que gloriosa tipologia encontramos aqui, pois foi com braços estendidos na Cruz do calvário que nosso Senhor nos libertou da mais terrível escravidão e nos concedeu a vida de ressurreição.

Êx.6:7e8 – “Tornar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que EU SOU O SENHOR.....”. Que gloriosa revelação, que descanso há para o coração de todo crente; Deus faz de nós Seu povo, Ele nos alcança, Ele nos leva. “E vos levarei à terra.....”. Esta é responsabilidade dEle, Ele levará, Ele conduzirá e, certamente, aquele que cair pelo caminho, é porque nunca esteve, de verdade, seguro pelas Mãos do Rei.Levanta o pobre do pó ... para o fazer assentar entre príncipes, para o fazer herdar o trono de glória” (ISm.2:8).

Êx.6:9 – “Desse modo falou Moisés aos filhos de Israel”. Fiel a mensagem, fiel a pregação da Palavra de Deus e não dos homens; completa obediência do mensageiro do Senhor.
“.....Mas eles não atenderam a Moisés.....”, não quiseram ouvir a mensagem porque estavam sofrendo, estavam na “ânsia de espírito e dura escravidão”. Talvez o povo não quisesse ouvir acerca da esperança em uma outra terra, talvez quisessem ouvir palavras de refrigério e conforto para aquela mesma terra em que já estavam, sabiam que uma travessia pelo deserto poderia matá-los, talvez se Moisés mudasse um pouco a mensagem se dispusessem a ouvir, afinal tinham um sofrimento imediato, tinha grilhões e chicotes naquela terra, quem sabe uma promessa mais imediatista e sem a dura caminhada do deserto não alcançasse melhores efeitos no coração do povo sofrido, quem sabe melhores resultados...... mas, Moisés faz opção pela fidelidade à mensagem de Canaã. Sair do Egito era a única opção, jamais haveria aprovação, conforto e consolo de Deus na terra do Egito.

Êx.6:10a13 – “.....eis que nem os filhos de Israel me ouvem ..... quanto mais Faraó? .......não obstante, falou o Senhor ...... e lhes deu mandamentos.....”. O Senhor estava dizendo a Moisés: Não se preocupe com os resultados da mensagem...... apenas fale o que EU te mandar. Moisés relutava em falar a Faraó algo que nem mesmo os filhos de Israel acreditavam mais...... uma mensagem tão louca, tão absurda aos olhos da carne. Que terrível para o pregador do Senhor entregar uma mensagem que ninguém quer ouvir, que não se coaduna com os interesses deste mundo e que até mesmo aqueles que aparentam ser da família do Senhor preferem rejeitar. Mas o Senhor não tem compromisso com a opinião dos homens, Ele “deu os Seus mandamentos” e os Seus ouvirão e obedecerão, ainda que pareça demorado e sem nenhum resultado imediato..... quando a semente se esconde embaixo da areia e leva tempo para germinar e quando nem mais dela nos lembramos, vemos os brotos rompendo a terra e a nova vida germinando de onde nada mais esperávamos....... este é o Caminho do Senhor.

Êx.6:14a26 – Genealogia resumida e simbólica de três patriarcas: Rúbem, Simeão e Levi. Homens que não foram crentes exemplares, mas que foram usados por Deus, não por méritos, mas por soberania e escolha do Senhor.

Êx.6:28a30 – “....No dia em que o Senhor falou a Moisés..... EU SOU O SENHOR; dize a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu te digo ........ Senhor, eu não sei falar bem; como pois me  ouvirá Faraó?”. Moisés ainda não havia compreendido o recado. Ele não precisava “falar bem”, não precisava de dons e talentos da carne, toda responsabilidade humana que lhe cabia era a fidelidade à Palavra do Senhor: “Tudo o que EU te digo”. Este é, e sempre será o comando do Senhor. Nós não temos que adaptar ou aculturizar a mensagem a fim de que ela se torne mais aceitável aos homens de nossa época, esta não é e nunca será a nossa função; fidelidade à mensagem é tudo o que o Senhor espera de Seus servos, ainda que como resultado, ninguém nos ouça e os ouvidos de Faraó se endureçam, ainda assim, que o Senhor nos ajude a jamais acrescentar um til ou uma vírgula àquilo que nos prescrevem as Sagradas Escrituras de nosso Senhor. 

OBS: Para ler o Estudo de Êxodo desde o Capítulo 1  >Clique Aqui<

3
0 Comentários

Nenhum comentário: